TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ENTREVISTA COM RICARDO PIOLOGO, DO SITE MUNDO CANIBAL.







É com muita satisfação que publico esta entrevista, feita por email com Ricardo Piologo, um dos criadores do site Mundo Canibal. Ricardo é produtor, roteirista, animador em flash e dublador, na entrevista ele fala de quando surgiram as primeiras idéias para personagens, do processo de criação deles, dentre outras coisas. Confira a entrevista a seguir:

Possilga: Quando surgiu a idéia de criar o site? E o que os inspirou?

Ricardo Piologo: O primeiro personagem que viria a ser do Mundo Canibal surgiu em 1995, o Carlinhos. Eu e meu irmão (Rodrigo Piologo) queríamos criar algo que chamasse a atenção, mesmo que a pessoa não gostasse, mas que se lembra de ter visto, então achamos que um garoto preto e branco e que comece seus próprios excrementos resolveria nosso problema. Com ele começamos a fazer os primeiros testes e com o surgimento da internet criamos um site no HPG onde começamos a produzir os primeiros episódios deste amado garoto e também do Deforméd Baby que veio logo em seguida. Com o site no ar, Rodrigo começou a fazer um curso de quadrinhos na Fábrica de Quadrinhos onde conheceu Rogério Vilela (proprietário) que tinha também alguns personagens seguindo a mesma linha de humor que a nossa, então resolvemos nos unir e lançar o Mundo Canibal.

Possilga: Qual era o objetivo? Ele foi ou vem sendo atingido?

Ricardo Piologo: O objetivo era fazer algo diferente e com um humor moderno, longe do pastelão ou infantil que os jovens estavam cansados, mas que principalmente nos agradasse, e pelo visto, pelo número de fãs que temos hoje, com certeza conseguimos.

Possilga: Como surgiu o nome Mundo Canibal?

Ricardo Piologo: Esse era um nome que o Vilela já tinha em mente e resolvemos usar. A idéia é que como num mundo canibal vale tudo, até comer gente, é bem a cara do que fazemos, vale de tudo (ou quase de tudo) em nossas animações.

Possilga: Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas na época em que estavam começando?

Ricardo Piologo: Devido ao humor politicamente incorreto, comercialmente ninguém queria saber do Mundo Canibal, então tivemos que ralar muito sem qualquer ajuda financeira até ter números suficientes para mostrar que sim, é este o tipo de humor que a galera quer saber hoje em dia.

Possilga: Vocês já foram processados alguma vez por conta do site?

Ricardo Piologo: Não, muita gente manda e-mail xingando e tudo mais, porém sempre respondemos que respeitamos e entendemos o ponto de vista, porém o que fazemos é algo apenas para entreter, divertir e depois ser esquecido, não ser levado a sério, como o simples ato de contar uma piada a um amigo, muitas vezes ela é mais forte do que deveria e também não é levada a sério. A galera no fim parece entender.

Possilga: Como foi feita a divulgação do site no inicio, e como é feito atualmente?

Ricardo Piologo: No começo foi no boca a boca, mandado e-mail para amigos, dando cartões em eventos e por ai. Hoje praticamente não fazemos mais nada nesse sentido. Como a galera gosta muito do nosso trabalho, é natural um passar pro outro, então acabamos tendo esse apoio como divulgação principal. Nossa ida para a UOL também ajudou bastante e agora estamos tendo participações no programa Brothers na Rede TV, e TV sim dá um retorno enorme.

Possilga: Quando surgiu o contato com a UOL, e o que melhorou para vocês desde então?

Ricardo Piologo: A UOL queria renovar sua área de diversão e já conhecia o potencial do Mundo Canibal, então entraram em contato conosco e fechamos contrato com eles. Para nós melhorou tudo, principalmente a área técnica e suporte que são fantásticos.

Possilga: Como é o processo de criação de vocês? Ou não existe um?

Ricardo Piologo: Parece que não, mas existe sim :-D .Tudo começa de uma idéia inicial que é discutida e depois começamos fazer o direto no story-board, aonde vamos lapidando a idéia. Essa é a principal fase do trabalho, pois é ai que sentimos se tudo vai ficar como queremos e realmente engraçado. Depois disso começa a parte de desenhar, digitalizar, pintar e editar no Flash.

Possilga: Os personagens e as historias, saem da mente perturbada criativa de quem? Ou é algo que todos participam? Fale um pouco sobre como foi surgindo cada um e com qual você mais se identifica.

Ricardo Piologo: Temos um mural aqui e sempre que temos uma idéia colamos lá, então tem um pouco de cada um. Quando vamos fazer uma animação, partimos de uma dessas idéias ou da união de várias e na faze do roteiro todo mundo palpita. Falar de cada personagem? Essa entrevista viraria um livro (rs). Mas eu particularmente gosto muito do Palhaço Elézio, por ser muito fdp e do Cotoco, que é bem...fdp também :-D.

Possilga: Na opinião de vocês, qual a melhor animação que já fizeram, e por quê?

Ricardo Piologo: Gostamos muita da Presitachion 13, por ser muito bem feita tecnicamente, engraçada e uma idéia original. Companheiro Pop-Up também é outra muito original.

Possilga: O que vocês acham dos comentários que os visitantes do site deixam no espaço reservado a eles em cada animação?

Ricardo Piologo: Achamos uma diversão à parte (rs). Ali sabemos que a maioria são crianças que não tem o que fazer e a alegria é xingar. Da para perceber isso pelo modo que escrevem, porém levamos muito em conta os comentários que tem um embasamento melhor e também o que a galera nos manda por e-mail e postam no blog.

Possilga: Como vocês definiriam o perfil de quem acessa o Mundo Canibal?

Ricardo Piologo: Pessoas que querem coisas novas, sem preocupação e que levam a vida de maneira correta, sem levar qualquer bobeira a sério. Pessoas de bem com a vida.

Possilga: O site já ganhou algum prêmio?

Ricardo Piologo: Não só o site como alguns itens da marca. Em 2007 O Mundo Canibal recebeu o troféu HQMix 2007 como o melhor site de quadrinhos. A animação Biribinha Atômica ganhou 2º Granimado 2007 - O Festival Brasileiro de Animação. Em 2008 a Fábrica de Quadrinhos/Mundo Canibal levou o prêmio Ibest 2008 na categoria arte e cultura. E também fomos vencedores do prêmio Brasil de Excelência em Papelaria 2008 na categoria Licenciamento.

Possilga: Para finalizar, escrevam um recado, convidando o pessoal que não conhece o site a visitá-lo e conhecê-lo.

Ricardo Piologo: Se você visitou essa “possilga” quer dizer que gosta de qualquer porcaria, então visite mais uma, www.mundocanibal.com.br. Divirtam-se!

Possilga: Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Ricardo Piologo: Obrigado você e espero que todos gostem, se não... “PUUUUULAAA PIRAAAATA!!!”


4 comentários:

Danilão disse...

cara, massa d+ a entrevista.. parabéns Posilga!!

La Pingoleta disse...

Muito boa a entrevista. dou boas risadas com o mundo canibal.

parabens pela materia

Andrey Meoli disse...

Parabens pela entrevista!!!! Mundo Canibal é muito bom.

Rafael Belomo disse...

Legal a entrevista... Achei legal conhecer um pouco dos irmão Piologo :p
"PUULLLAAAAAAAAAAA PIRAAATAAAAAAAAAA!'

Postagens populares