TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA ZANZARA


-->

A banda Zanzara é de Belo Horizonte (MG) e tem na sua formação Francesco Napoli (guitarra e voz), Héctor Gaete (baixo e voz) e Judson Ludson Menezes (bateria).
O grupo foi formado em 2001 e segundo a banda, no inicio, Francesco e Hector começaram com esse projeto, com a intenção de fazer musica pop, porem que tivesse dialogo com o experimentalismo e a poesia.

- No começo éramos só uns caras do mesmo bairro fazendo um som. Na época eu tocava com meu irmão Carlos Gaete na antiga banda Popul Vuh, ele mudou de país e foi morar no Chile. Alí eu perdia meu baixista e principal parceiro. Eu era então um guitarrista free que tocava com muita gente naqueles anos, aprendi muito e fiz da noite profissão. Só que eu não tinha com quem compor ou montar um trabalho autoral, que foi, era e é o que sempre quis. Por uma enorme coincidência fomos morar duas casas ao lado da do Francesco. A gente já se conhecia, e começamos a nos aproximar e a compormos, no começo sem pretensões, depois pensei em chamá-lo e começar mesmo um trabalho, o que acontece até os dias de hoje. Acho que nunca teve um “cabeça” da banda, sempre fomos Francesco e eu que falávamos nas entrevistas ou que dávamos as opiniões em programas de televisão, etc. - Conta Héctor Gaete.

NOME
De acordo com Francesco, o nome Zanzara é uma palavra que em italiano significa mosquito, e no dialeto napolitano significa besouro. A inspiração veio do avô de Francesco, um senhor italiano que lutou na segunda guerra. A palavra ainda pode ser utilizada como uma gíria para “pessoa chata” ou “zum-zum-zum”.

- Um dia ouvi meu avô, que é italiano, dizendo que havia uma zanzara o incomodando. Em italiano zanzara quer dizer mosquito, mas no dialeto napolitano, quer dizer besouro. Gostei da sonoridade do nome e da referência incidental aos Beatles. - Lembra Francesco.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
Francesco e Héctor dizem que as influências variam de músicos a escritores, e cita nomes como Radiohead, Strokes, Rush, Sid Barret, Ramones, Arnaldo Antunes, Nietzsche, Sonic Youth, Virna Lisi, Marcelo Dolabela..

- Uma das coisas mais legais é que quando falamos de influências, estamos falando do que vemos, lemos, ouvimos e falamos. Temos um pé em tudo e assim como eu tenho uma perna na literatura, o Francesco tem uma na filosofia. Atualmente devo ter uns mil discos onde dançam erudito, pop, mpb, funk, swing, blues, rock e outros no mesmo compasso. Na escrita, sempre gostei de Oscar Wilde, Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Honoré de Balzac, os russos, alguns contemporâneos e tudo o que soasse bem pra mim, mas acho que prefiro mesmo um bom clássico, como Júlio Verne, Garcia Marques ou Pablo Neruda. – Explica Héctor.

ESTILO
Quanto ao estilo, Francesco responde que tocam rock e diz que começaram com rock progressivo, e atualmente fazem um rock alternativo-pop-experimental com influencias e elementos das vanguardas poéticas. Hector ressalta que o estilo que tocam passa por vários outros, e fala que algumas pessoas dizem que eles são punks com veias progressivas. Ele conta que eles já passaram pelo pop, pelo pesado, música folclórica, psicodelía e jazz.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com Francesco, na maioria das vezes o Hector é quem compõe as canções partir dos seus textos, mas ressalta que os dois podem compor tanto a letra como a melodia separados ou juntos.

- Eu gosto muito de escrever e encontro as melodias normalmente em meus próprios textos. O Hector também é muito bom em encontrar melodias a partir da estrutura rítmica do texto. – Conta Francesco.

- No nosso processo de composição há várias vertentes que podemos citar, normalmente trabalhamos a partir da letra. Temos uma forte ligação com o poema; o Francesco tem um livro lançado e eu também tenho os meus, em meu blog. Partimos da letra e depois “musicamos” o que queremos dizer tomando sempre muito cuidado com a linguagem musical que usamos, os timbres, o andamento, a modulação e principalmente com os arranjos. – Ressalta Héctor Gaete.

CD
A banda Zanzara tem um CD demo que foi lançado no ano de 2005 com 25 faixas. Em 2006 lançaram o EP “Infindo” contendo sete canções. Eles pretendem gravar outro EP para ser lançado ainda neste ano.

CONTATOS
Blog do Francesco: http://fanzinezat.zip.net/

- Para quem quiser ouvir algo experimental, mas que dialoga com os elementos do rock e da cultura pop como um todo: Zanzara! - Francesco

A banda Zanzara se apresenta em Montes Claros no próximo sábado, dia 25, na 3ª noite do Circuito Catrumano de Musica Independente, que será realizado no Garagem Rock Bar, que fica na rua Crisóstomo Corinto Freire, nº125, Morada do Parque (ao lado do Parque Municipal). Os ingressos poderão ser adquiridos na portaria pelo preço de R$ 5,00, sendo que os 30 primeiros a comprar o ingresso ganharam um cd com a coletânea Rock Norte Mineiro, que será lançado neste mesmo evento, que é realizado e organizado pelo Instituto Geraes de Arte Independente.

Um comentário:

francesco disse...

Valeu Samuel! O show foi du caralho!!

abraço!!!

Postagens populares