TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

sábado, 16 de agosto de 2008

ENTREVISTA COM O VOCALISTA DO BIQUINI CAVADÃO

foto: divulgação



Atualmente, o Biquíni Cavadão é formado por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Álvaro Lopes. O grupo foi pioneiro na introdução digital das bandas, em 1995 criaram o primeiro e-mail para contato dos fãs, em seguida o site oficial, e quase cinco anos antes de alguém falar em blog ou fotolog, criaram um diário onde todo o processo de gravação do CD “Escuta Aqui” era postado.

TRABALHO
O site da banda é bem completo, e possibilita o fã escutar as músicas, baixar o encarte e até mesmo ver as cifras das músicas. Perguntado se eles não teriam medo de que muitos fãs deixassem de comprar CD’s para ouvir diretamente da Internet, Bruno diz que se preocupa mais com a pirataria do que com esse tipo de difusão musical através da internet. E afirma que essa facilidade em se ouvir as músicas diretamente no site serve como uma amostra grátis para quem não conhece a banda, a pessoa escuta e se gostar compra o CD.

- Existe um grande numero de pessoas que jamais comprariam um disco de um determinado artista, e de repente passou a conhecer por essa representação digital que ele ouviu através de um site e que através disso vai conhecer o som da banda e indicar para outras pessoas - conta Bruno.

PIRATARIA
O vocalista do Biquíni afirma que se preocupa mais com a pirataria do que com essa maior exposição das músicas através do site e que as músicas estando lá de graça para o público ouvir é de certo modo uma maneira de burlar a pirataria.

- O fã que compra o CD pirata esta ajudando a fomentar um mercado feito por pessoas que não se importam com o artista e que não participaram do processo de criação. Muitos fãs reclamam as vezes que os artistas estão se vendendo, mas eles também estão se vendendo quando compram um CD pirata. Esta dando dinheiro para alguém que nada fez para o artista. Ele só copiou! A gente entende e que nem todos podem comprar o original, é complicado, às vezes fica difícil, mas agradecemos a todos que apóiam e compram o CD original - desabafa o músico.

POLÍTICA
Falando sobre política, especificamente sobre a musica “Zé Ninguém”, que se tornou grito de guerra dos estudantes na época do governo Collor, Bruno fala que até nos dias de hoje quando o grupo toca a música, o público canta meio que como um desabafo e que devido ao Brasil ainda ter muitas deficiências essa letra escrita a 20 anos ainda tem uma conotação atual.

- A realidade da política brasileira não mudou muito. O Brasil teve algumas melhorias, mas ainda tem muitas deficiências. O que eu vejo que quando a gente toca essa música nos shows às pessoas cantam meio que como um desabafo. Mais importante que votar é cobrar e o brasileiro não cobra muito. O Brasil ficou muito apático em relação a situações como a de um menino que foi arrastado por um carro, as pessoas se revoltam de momento e depois se esquecem. Em qualquer outro país, por exemplo a Argentina, se há algum problema serio a população para na frente do presidente e fala “ eae o que você vai fazer?” – Afirma o vocalista.

CD
O ultimo disco foi lançado em 2007, o CD só de músicas inéditas Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer. A música que dá nome ao disco segundo Bruno Gouveia foi feita inspirada na “mania” que o ser humano tem de sempre querer encontrar um culpado por algo de ruim que aconteceu.

- A idéia geral é que em vários momentos, a gente quer culpar todo mundo por algo que dá errado, e nós também temos uma carga de culpa, se as coisas são ruins certamente nós fizemos algo para isso acontecer, isso vale para a política, vale para o lado pessoal, profissional, é uma música que toca na ferida, porque a gente fica sempre esperando um milagre, um salvador da pátria – explica Bruno.

AUGE
Para Bruno o melhor momento da banda é o hoje. O momento que estão vivendo agora para ele é a consolidação de mais de 23 anos de história, uma prova que o grupo continua a viver de música, fazendo shows para uma nova geração, uma geração que nem tinha nascido quando a banda surgiu e estão cantando não só músicas antigas como as novas.

- O biquíni é uma banda que continua presente, uma banda de 4 amigos que continuam tocando e fazendo o que gostam – conclui o vocalista.

Nenhum comentário:

Postagens populares