TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA ANONYMOUS




A banda Anonymous é um projeto dos irmãos gêmeos Marcel e Diego Bonfim, que são de Montes Claros (MG), mas residem em Belo Horizonte (MG) há sete anos. A idéia surgiu em 1999, e após algumas formações, os irmãos decidiram que iriam gravar todos os instrumentos e ter uma banda completa somente em shows. Nas gravações Diego está gravando o vocal, a guitarra e o contrabaixo, Marcel é responsável pela bateria.

- O Anonymous já teve vários integrantes, inclusive, alguns amigos que já tocaram na banda estão atualmente em outros projetos. Depois de passarmos por várias formações, e de fato ter surgido a idéia de começar a compor, fazer arranjos juntos, e até por questões filosóficas (em termos de composições e atitude) decidimos que seria melhor e mais produtivo que apenas nós dois ficássemos responsáveis pela parte da criação. Acho que ficou difícil envolver outras pessoas na produção e na criação, sendo que na verdade o nosso 1º EP (“Todos jogam contra nós”) trata de histórias que vivemos, traduz coisas muito íntimas da nossa vida, que ficariam difíceis de serem trabalhadas por outras pessoas que não tiveram a mesma experiência que tivemos. Por isso optamos por ser uma banda liderada somente por nós dois, e assim gravando e criando tudo e nos shows tocando com músicos acompanhantes. – Explica Diego.

O INICIO
Marcel conta que tudo começou literalmente no quintal da casa deles, quando ganharam seus primeiros instrumentos. Inicialmente eles chamaram colegas de escola e amigos para então formar a banda, que na época tinha cinco integrantes. O tempo foi passando e a banda teve várias formações, até que Marcel e Diego optaram por voltar a idéia inicial, que de ter um projeto só dos dois. Em 2003 eles foram aprovados no vestibular e se mudaram para Belo Horizonte.

- Começamos no quintal da nossa casa em Montes Claros, no ano de 1999. Naquela época ganhamos dos nossos pais instrumentos musicais como contrabaixo, bateria, caixas amplificadas, microfones, guitarra. Não eram instrumentos profissionais, mas dava para fazer um som bacana. Com o passar do tempo o Anonymous teve várias modificações que por fim resultou na volta da formação primordial, somente nós dois. Em 2003 passamos no vestibular para comunicação social, e aí mudamos para Belo Horizonte (MG). A partir daí, pensamos em mudar nosso foco. Começamos a pensar em um projeto bem maior do que tudo que já havíamos feito, não importando com o tempo que levasse para ser executado. Então vendemos todo nosso equipamento antigo e montamos uma nova estrutura, bem mais profissional. Demorou um pouco, mas fomos muito pacientes. – Ressalta Marcel.

- O próximo passo seria gravar as nossas musicas. Assim, através de amigos e conhecidos da cena musical de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, fomos indicados e apresentados aos atuais produtores do nosso EP: Diego M. e Tuta que tiveram uma grande receptividade com o nosso projeto. Eles gostaram muito das nossas musicas. Ficaram muito empolgados em nos produzir. Além disso, gostamos do jeito como eles trabalham, são muito profissionais e extremamente criativos. – Afirma Diego.

O NOME
Perguntados sobre o motivo do nome, os irmãos respondem que Anonymous surgiu quando foram se apresentar pela primeira vez, e na época ainda não haviam pensado em um nome para a banda. Após serem questionados várias vezes pelo produtor do evento, o nome Anonymous acabou surgindo.   

- O nome Anonymous vem de uma história interessante. No começo não tínhamos nenhuma idéia sobre qual nome iríamos dar para a banda. Alguns dias antes do nosso primeiro show (um evento realizado no Colégio Imaculada Conceição), o produtor nos ligou pedindo o nome com o objetivo de produzir o material para divulgação, então dissemos que ainda não tínhamos nada em mente. Depois de muita conversa o promotor do evento se cansou e disse que como ainda não éramos conhecidos, não haveria problema em sair do anonimato com um nome que não fosse tão expressivo. Logo após o comentário veio aquele estalo, pronto, iríamos ser Anonymous. Acho que fomos bem irônicos, já que a ironia é um instrumento literário ou retórico que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos, já sabíamos que o nome certamente iria provocar um certo sentido literal na cabeça das pessoas. – Conta Diego.

Sobre o nome do primeiro EP da banda “Todos jogam contra nós”, Marcel fala que foi algo inspirado em uma situação ocorrida em uma escola técnica de Montes Claros (MG) e também em um trecho da obra “Leviatã” do autor inglês Thomas Hobbes.

- O nome do nosso 1º EP “Todos jogam contra nós”, também é o nome de uma música que fará parte do primeiro álbum. A canção remonta fatos ocorridos em tempos de segundo grau no antigo colégio ETFG - SEBRAE. Eu tive minha matrícula barrada pela diretora do colégio.  A mesma alegou que eu não possuía perfil adequado para terminar meus estudos, gerando impasses judiciais, e por fim eu consegui uma vitória jurídica. Por conseguinte a grande inspiração para muitas músicas desse álbum veio da seguinte teoria de Thomas Hobbes, que na obra Leviatã explanou:
No estado natural, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de “Todos contra todos” (Bellum omnia omnes). Daí o nome “Todos jogam contra nós”. – Explica Marcel.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Diego e Marcel citam vários nomes como suas principais influencias musicais, são eles Blink-182, No doubt, Paralamas do sucesso, Titãs, Lobão, Green Day, Offspring, Arctic Monkeys, Weezer, Sum 41, Box car racer, The police, Goldfinger e Sublime.

ESTILO MUSICAL
Eles explicam que a idéia inicial era tocar punk rock reggae e ska, porem, perceberam que suas influências abrangiam mais sons, e por isso buscaram misturar todos os gêneros que gostam, com intenção de criar o seu estilo próprio, com a cara dos dois.

- As melodias são criadas no violão ou na guitarra. Ás vezes a criação parte até de um batuque. Mas geralmente costumamos tocar assistindo TV, mexendo no computador, escutando musicas, no banheiro (rs), na rua. E aí sempre brincando, de forma natural costumamos criar boas melodias. Quando acho que fizemos algo interessante, pegamos uma maquina e filmamos, com o objetivo de guardar a idéia. As letras surgem de forma mais planejada. Temos um caderno onde costumamos escrever coisas que achamos interessantes, observações da vida alheia, coisas das nossas vidas, experiências ruins e boas, teorias sobre assuntos extraordinários, escrevemos também sobre sentimentos. – Diz Diego.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Anonymous está gravando seu primeiro EP “Todos jogam contra nós”
no EME estúdio, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com os produtores Diogo M. e Tuta que já assinaram trabalhos para artistas como o Strike, Biquini Cavadão, Glória, Pitty, além de prestar serviços para empresas como Universal Music, Deck Disc, Sony/BMG e EMI.

- O processo está sendo feito por etapas. Esse mês no estúdio estamos trabalhando os timbres e texturas dos instrumentos que serão usadas nas musicas, e em janeiro cumpriremos as etapas de gravação e mixagem. A masterização será feita no começo de fevereiro. Em breve disponibilizaremos um making off contendo todo o processo de gravação do EP – Afirma Diego.

CONTATOS
Telefones: Diego Bonfim (31) 8547-2273 - Marcel Bonfim (31) 9663-2544
Site: www.anonymourock.com.br (em breve)
         
- Galera, Em breve estaremos com o nosso novo site no ar, juntamente com nosso Myspace, lançando o nosso primeiro EP “Todos jogam contra nós”. Gostaríamos de convidar todos para visitar o nosso canal no youtube, para prestigiar um pouco da prévia do EP em versão acústica, e entrar nas nossas comunidades do Orkut e facebook, e também nos seguir no twitter!- Marcel e Diego, banda Anonymous.

Nenhum comentário:

Postagens populares