TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA PABLO CASTRO E A BANDA DOS DESCONTENTES


Pablo Castro é de Belo Horizonte (MG) e desde 2002 apresenta seu trabalho de cantor e compositor, ao lado da banda dos Descontentes. Após várias mudanças na formação da banda, atualmente Maurício Ribeiro no baixo e Bruno Santos na bateria acompanham Pablo Castro (violão, guitarra, piano e vocal).

- Sim, houve diversas mudanças, mas a formação que vai se cristalizar na memória é essa que gravou o disco comigo, eu (violão, guitarra, piano e vocal), Maurício Ribeiro (piano, teclado), Bruno Santos (bateria), Marcos Braccini (flauta e vocal), João Antunes (guitarra e violão) e Thiago Mundim (baixo). Também passaram pela banda, e participaram do disco, os seguintes músicos: Messias Lott (baixo), Analu (percussão), Gustavo Buxexa Mafra (teclados) e Giovanne Duarte (bateria). – Lembra Pablo Castro.

O INICIO
Pablo conta que por se tratar de um trabalho autoral, há dificuldade em encontrar espaços para se apresentar e por isso, ele se concentra em viabilizar projeto que possibilitem o financiamento de apresentações. Ele ainda ressalta que o projeto é um trabalho solo dele, então tudo depende do seu esforço para poder acontecer.


- Bom, meu primeiro trabalho fonográfico foi  “A Outra Cidade”, com Makely Ka e Kristoff Silva (http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=7553 ), que foi um disco que marcou uma geração que se lançou com o projeto Reciclo Geral (2002), geração de novos compositores belorizontinos. Esse disco, que já foi considerado pelo jornal O Tempo um dos dez mais importantes discos da música mineira, conseguiu acumular um grande prestígio. Acontece que não era nossa idéia formar uma banda, uma vez que cada um tinha um trabalho bem específico e não tínhamos o perfil de acompanhantes instrumentais. Cada um desenvolveu sua própria carreira a partir dali (2003). As dificuldades são maiores por ser um trabalho solo, meu trabalho, então eu não tenho um grupo realmente correndo atrás, as coisas dependem única e exclusivamente do meu esforço. Além disso, por ser um trabalho autoral, o espaço pra apresentação é muito difícil, de forma que me concentro mais na viabilização de projetos que possibilitem o financiamento de apresentações. Dessa forma, em 2005 tocamos no Conexão Vivo, e em 2008 gravamos esse disco, que estou tentando finalizar até hoje. De lá para cá, algumas esparsas apresentações. – Diz o musico.


O NOME
Segundo Pablo, a banda dos Descontentes é uma referencia ao disco de Erasmo Carlos Banda dos Contentes (1976). Ele ressalta que sempre teve uma postura política muito presente na sua vida e também em nas letras que compõe, então achou o nome interessante e percebeu que também iria gerar curiosidade.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Falando sobre suas principais influências, Pablo Castro explica que seu trabalho tem muitas referencias de MPB da década de 1960 e principalmente 1970. Ele cita nomes como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco, Edu Lobo.

- Além desses nomes, há uma influência grande e difícil de dimensionar apropriadamente, os Beatles, que foram a minha principal formação musical, e também atuação profissional, já que toquei na Sgt Pepper´s Band (1999-2003), incluindo duas viagens internacionais, e fundei a aclamada banda Free as a Beatle (que inclusive fez uma apresentação muito concorrida em Montes Claros, acho que em 2006), infelizmente já extinta. – Conta Pablo.

TIPO DE SOM
O musico explica que quando começou sua carreira, ele tinha uma banda autoral em Juiz de Fora (MG) chamada Delirium Tremmens, que em 1992 venceu um concurso de bandas DEMO promovido pelo Jornal do Brasil. Segundo Pablo, na época eles definiam o som que faziam como “rock-coisa”. Ele diz que o que faz agora acaba sendo um desdobramento da proposta inicial, que ele tinha com a banda, porem com menos rock.

- Acho que o que faço agora não deixa de ser um desdobramento dessa proposta, só que menos rock e mais coisa (hahaha). Quer dizer, se você ouvir, perceberá que tem um leque bastante amplo de estilos hibridizados, com elementos trazidos de contrabando de outras influências. Do ponto de vista rítmico, temos, desde o rock até o baião, a toada moderna, música de câmara, baladas, algo que poderíamos chamar de salsa, e algumas coisas mais. Cada música é um mergulho diferente, e a unidade se dá de uma forma mais sutil, sem querer fazer sempre o mesmo ritmo ou insistir nos mesmos elementos. Todas as canções estão no nosso myspace, pra quem quiser conferir. – Explica Pablo.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Pablo diz que compõe há muito tempo, ele fala que seu processo de criação foi mudando. Ele conta que antes, sempre pensava na musica primeiro, e hoje já dá mais atenção para as letras do que no inicio. Pablo ressalta que se não tiver um esboço do que quer dizer na letra ele não trabalha muito na musica.

- Não fico trabalhando muito na música se já não tiver um esboço do que quero dizer na letra, porque acho que entendi que a canção realmente é um ponto indefinido entre letra e música, que precisa ser descoberto cautelosamente, sob a pena de forçar uma das duas coisas e perder a naturalidade. Além disso, dou uma grande importância à maneira como as partes da música se encaixam. Antigamente achava que a forma era mais maleável do que acho hoje. Outra questão importante, é que a canção já esteja interessante no seu mínimo denominador comum, que ela só ao violão (ou ao piano), já seja completa, e que o arranjo vá apenas ressaltar o que já está lá. É importante lembrar também que, nos arranjos do disco, a participação da banda foi crucial: há vários arranjos coletivos, não sou o típico compositor maníaco que já sabe tudo que quer e só manda os músicos tocarem. Preciso muito dessa criatividade, e idéias excelentes surgiram do Maurício, do João do Thiago, do Bruno e do Marquinhos, alem dos arranjadores convidados, Avelar Junior e Rafael Volumes. – Afirma Pablo Castro.

TRABALHOS GRAVADOS
Desde 2008, Pablo Castro trabalha em seu próximo disco, intitulado ”Anterior”, que deve ser lançado em 2010. O disco terá participações de vários instrumentistas além de Juliana Perdigão e Chico Amaral. O CD terá 13 faixas, sendo que dez já estão disponíveis no Myspace.

AGENDA
05/02/2010 – Apresentação na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte. 10/04/2010 - Teatro Portimão, em Portugal. 

CONTATOS
Telefone: (31) 34858390

- Moçada do que acessa o blog Jornalismo Possilga, confiram as nossas canções no nosso Myspace, tenho certeza que vão gostar de pelo menos algumas! – Pablo Castro.


2 comentários:

naiaratomayno disse...

gente, que feliz ver um lugar para divulgar cultura e ainda mais, divulgando um nome tao excelente como o de Pablo Castro!

o Pablo eh um grande compositor, com certeza um dos meus preferidos da atualidade.
Seu trabalho eh de uma riqueza musical tamanha, musica boa de verdade, feita com maestria...

o myspace dele vive aberto aqui em casa.
Sucesso Pablo!!!
vc realmente merece!

luiz gabriel disse...

salve plabo crasto, o queiroz por vir, comparsa de elocubrações estético-políticas e divagâncias cancionais afins. 2010 é nóis, mão na massa que o carro anda hein broder!!

Postagens populares