TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SONS DO BRASIL CONHEÇA A BANDA PENTEANDO MACACO




A banda Penteando Macaco foi formada em janeiro de 2012, na cidade de Brasília (DF), por Lio, após a pausa da banda Selenita, da qual faz parte. No intuito de não ficar parado, o guitarrista e vocalista recrutou o baixista Thiago, que também toca na Selenita, e o baterista Robério. Os três se conhecem há mais de cinco anos e alem de já terem tocado juntos em outras bandas, são vizinhos.



- Conheço o Thiago desde 2005. Somos vizinhos e frequentávamos os mesmos locais para tocar violão, jogar truco e beber vinho. Tocamos juntos em outras bandas e hoje é um grande parceiro de criação e composição. O Robério eu conheci em 2007 quando procurava baterista para a Selenita. Somos vizinhos de bairro e na Penteando Macaco ele é o cara que me ajuda nos corres gerenciais: respondendo email, fechando show, pensando em camisetas, adesivos e outros meios de divulgação. - Diz Lio.

O INICIO
Lio conta que a banda Selenita foi forçada a fazer uma pausa por falta de baterista e guitarrista. Então ele decidiu criar um projeto que levasse uma linguagem diferente. Encontrou com Thiago e Robério no Alemão das Bebidas e de lá saíram bêbados e combinaram um primeiro ensaio e assim se formou a banda Penteando Macaco.

NOME
Penteando Macaco é um nome inusitado, questionado sobre o motivo, Lio explica que a idéia surgiu em um almoço de família. Ele já estava a procura de um nome e escutou alguém dizer “Vá pentear macaco!”, que geralmente é uma expressão que é dita para alguma pessoa que esteja incomodando. Lio considerou o nome engraçado e ao mesmo tempo com um sentido interessante, que segundo ele estava de acordo com a situação da banda naquele momento.

- Estava pensando em um nome para a banda quando ouvi essa expressão em um almoço de família. Achei cômico e ao mesmo tempo interessante; combinava com nossa situação musical naquele momento. Decidimos continuar incomodando, Penteando Macaco. - Lembra o guitarrista e vocalista.

INFLUÊNCIAS
De acordo com Lio, os integrantes tem variadas influências, e cita nomes como NOFX, MxPx, Bad Religion, Alkaline Trio, Millencolin, The Living End, Dead Fish, Autoramas e Raimundos como as principais referencias musicais da banda. Ele ressalta que também ouvem muito o som das bandas locais.

 - Ouço também o som da cidade, tipo DFC, Canelas de Cachorro, Galinha Preta, DDO (GO), Os Cabeloduro e Rumbora. Tento ir a todos os shows da cena do Entorno Sul e ver bandas como MADRENEGRA, Soul Factor, Cromus e Suicídio Coletivo; fico ligado em novas bandas e tendências que a galera está tocando, tudo é influência. Divulgamos sempre que somos uma banda de Rock do Cerrado Federal, até para não colocar limites em nossas composições e criações, ter um leque maior para mesclar nossas influências, ou até mesmo evitar ter que pregar certa ideologia. Nossas influências vão do Punk Rock, Hardcore, Grunge ao Garage Rock, mas ouvimos de tudo dentro do universo Rock: Ska, Metal, Blues, Pop. - Conta Lio.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
O guitarrista e vocalista conta que a banda tem vários métodos para a criação de musicas, eles se encontram de duas as três vezes por semana e sempre que alguma idéia surge, uma base é criada e tudo é gravado no pc do  Cafofo do Osama, o Home Studio que eles possuem. A partir disso eles vão moldando a musica até chegar no formato que eles querem. A inspiração segundo Lio, vem do dia a dia dos integrantes, de bebedeiras, de momentos divertidos com os amigos. Ele ressalta o fato de morarem em uma região considerada pelos noticiários como uma das mais violentas do Brasil e que ao mesmo tempo em que estão perto do poder publico, estão muito longe.

- Normalmente crio algumas bases e vou guardando no PC do “Cafofo do Osama”, o Thiago chega com várias idéias e vamos moldando a música. Com o formato definido faço a melodia do vocal e monto a letra. Muitos amigos mandam bases ou pedaços de músicas pra gente também. Tentamos nos ver pelo menos duas ou três vezes na semana para passar um som ou  gravar prévias de algumas músicas e sempre saem sons interessantes das brincadeiras. Tentamos passar mensagens positivas em nossas composições e falar de situações como bebedeiras, diversão e alegrias. Também valorizamos os pontos onde podemos nos divertir entre amigos como é o caso da música "Alemão" que retrata um dos poucos pontos onde alguns roqueiros se encontram para colocar o papo em dia e degustar alguma destilada ou cevada. Mas somos do Entorno Sul do DF, periferia, e muitas vezes estamos no noticiário como uma das regiões mais violentas do Brasil. Estando tão perto e ao mesmo tempo longe do poder público não temos como fugir de assuntos que envolvem a crítica política, violência e situações que vivenciamos nessas ruas, sendo esses os principais temas abordados hoje pela banda. - Afirma Lio.

AGENDA
A agenda da banda Penteando Macaco é atualizada semanalmente no site oficial.

08/12/2012 - Sarau Psicodélico - CEDC - Asa Sul-DF
22/12/2012 - Natal Rock - Ginásio de Esportes -Santo Antônio do Descoberto-GO.

CONTATOS
Email: lio.selenita@gmail.com / contato@penteandomacaco.com
Telefones: (61) 8445-7630 / 9172-0311 / 3627-4765
Site oficial: www.penteandomacaco.com
Facebook: www.facebook.com/penteandomacaco
TNB: http://tnb.art.br/rede/penteandomacaco
Vídeo: http://youtu.be/NCR4yHC5vpk

- Convidamos a todos, apreciadores do Rock do Cerrado Federal a procurar os espaços virtuais da banda Penteando Macaco e compartilhar nossas ações. Conheça também o Coletivo Lobeira em www.coletivolobeira.org uma união de bandas fomentando o rock em nossa região. Juntos somos mais fortes! - Lio, guitarrista e vocalista da banda Penteando Macaco.

Um comentário:

Lio disse...

Muito obrigado Samuel! Vamos ao ROCK!

Postagens populares