A banda Divina Vox é de Porto Alegre (RS) e começou a fazer seu som no ano de 2007. Jeferson Vargas e Rafael Salazar iniciaram o projeto no ano de 2001, e desde então trocaram de baixista três vezes e tentaram implementar um quarto integrante na banda, mas segundo eles não deu certo. A atual formação é composta por Jeferson Vargas no vocal e guitarra, Gui Budasky no baixo e segunda voz, e Rafael Salazar na bateria.
- Em 2001 formei a banda com o Rafael Salazar, éramos muito novos e estávamos longe de qualquer intenção profissional. Por isso, costumamos dizer que a Divina Vox começou de verdade em 2007, quando o Gui Budasky (baixo) entrou na banda. Era a peça que faltava para enfim mirarmos uma carreira autoral. Sempre fomos um trio. Eu e o Rafael estamos desde o princípio. Encontramos no Gui a química que nos faltava e a gana de fazer as coisas acontecerem. Tentamos um 4º elemento em duas oportunidades, mas sem sucesso. Vimos que além de não ser necessário, acabava atrapalhando a idéia do som que estávamos buscando. Fechamos a banda como um powertrio, inspirados nos grandes trios de todos os tempos: Cream, Nirvana, Rush, Blue Cheer, Muse. – Conta Jeferson.
O INICIO
Jeferson diz que desde os 11 anos já compunha e sempre quis ter uma banda. Ele ressalta que musica sempre foi uma paixão na vida dele. Quando estava no 1º ano do ensino médio formou a banda com um amigo de escola, que o apresentou Rafael, atual baterista. Na época, eles faziam covers de bandas punk e grunge, mas sempre tiveram em mente criar um repertório com musicas autorais.
- Quando começamos, fazíamos shows esporádicos regados a vinho e desafinações clássicas da puberdade. Tivemos alguns bons perrengues, dois empresários pilantras tentando nos enganar, shows vazios, pouca verba, instrumentos roubados, frete de equipamento precário, tão precário que em uma viagem nossa bateria caiu no meio da estrada. Na verdade, nada muito diferente do que passam a maioria das bandas que estão começando. Felizmente, as coisas estão bem melhores hoje. Claro que os perrengues sempre vão acontecer, ainda mais quando se é uma banda independente como a nossa, com limitações orçamentárias. Mas com muito trabalho, estamos construindo uma estrutura cada vez mais sólida. – Afirma o vocalista e guitarrista.
O NOME
Perguntado sobre a origem do nome Divina Vox, Jeferson responde que a idéia surgiu por acaso, ele imaginava como seria divino tocar com um amplificador Vox AC30, mesmo utilizado pelos Beatles, e a partir disso surgiu o nome. Ele diz que por causa do nome, algumas pessoas acreditam que se trate de uma banda gospel.
- Pensei em Divina Vox depois de um momento de divagação. Estava imaginando o quão “divino” seria tocar em um amplificador “Vox” AC30, o mesmo que os Beatles usavam. Então fiz um trocadilho com essas duas palavras. Achei bonito, sonoro... meio transcendental, um tanto lunático... algo que as letras expressavam. Achei que a palavra latina “Vox” tira um pouco da pretensão do termo (voz divina). O curioso é que muitas pessoas ainda acham que nós somos uma banda gospel. – Diz Jeferson
ESTILO MUSICAL
Segundo Jeferson, se fosse citar todas as bandas que os influenciam e influenciaram, não haveria espaço suficiente, então ele cita o rock alternativo, pop-rock, post-rock, grunge, indie e tropicália como os gêneros musicais que mais agradam no momento. O guitarrista e vocalista define o som da banda como um “rock pesado, porém melodioso, suave e radiofônico ao mesmo tempo, que traz inúmeras influências enriquecedoras e por vezes inusitadas”.
- O nosso rock é pop, e a nossa música é a mais sincera possível. Estamos sempre olhando pra frente, mas com um olhinho na nuca também. Eu tento compor aquilo que me agrada, que eu gostaria de ouvir, sem a intenção de agradar a algum público alvo. A mentalidade da banda é essa. Acho que isso é o mais importante para um bom resultado. Eu componho a letra e a música. Gosto de escrever sobre temas que remetam ao cotidiano e coisas que serão sempre atuais e importantes, evitando ser demasiado pretensioso. Busco pescar aqueles momentos que poucos prestam a atenção. Além disso, também gosto de fazer baladas românticas, mas evitando velhas fórmulas e clichês, colocando um pouco de estranheza no acabamento. Geralmente começo compondo uma melodia, depois faço uma letra que seja coerente ao clima que essa melodia exala. Então eu levo as composições para a banda formatar em conjunto. Todos colocam um pouco de sua personalidade nas canções. – Explica Jeferson.
TRABALHOS GRAVADOS
A banda Divina Vox tem um álbum, gravado em 2009 e intitulado “Bipolar”, numa produção que segundo Jeferson levou em torno de onze meses. A gravação foi feita no estúdio Hurricane de Porto Alegre, os custos de gravação foram totalmente arcados pela banda, e a arte da capa foi elaborada por Jeferson.
- São dez faixas que trazem um peso radiofônico e belas melodias, além de letras que falam de amor, tempo e coisas do cotidiano. O álbum é chamado “Bipolar” justamente pelo seu caráter dinâmico, alternando momentos introspectivos e eufóricos. – Ressalta o guitarrista e vocalista.
AGENDA
30/07/2011 - Feira de Santana (BA)
CONTATOS
Email: divinavox@yahoo.com.br
Telefone: (51) 9748 - 1998 (c/ Jeferson)
Twitter: https://twitter.com/#!/Divina_Vox
Videoclipe: http://www.youtube.com/watch?v=H5aqYY3FZWo
Download das músicas: http://palcomp3.com/divinavox/
E aí galera! Sintam-se a vontade para conhecer nosso som. Se você procura um rock que olha para o futuro, totalmente sincero e empolgante, confira nosso trabalho. Disponibilizamos para download todas as músicas do nosso primeiro disco no site PalcoMP3. Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário