TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CAMPANHA FOTOGRÁFICA ÁFRICA EM NÓS



A Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo promove a campanha fotográfica “África em Nós” que é uma iniciativa cultural para o tema africano e irá se estender até a semana da consciência negra em São Paulo.


O TEMA
De acordo com a equipe responsável pela divulgação da campanha fotográfica “
África em Nó”s, o tema é uma progressão dos temas desenvolvidos em projetos pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


- Em 2007, a Assessoria espalhou cartazes de personalidades históricas negras, cujas referências étnicas foram apagadas pela história. Em 2008, a campanha executada pela Assessoria foi "Racismo. Se você não falar, quem vai falar?", a qual convidou a população a escrever sobre o tema: racismo 120 anos após a abolição. Foram recebidas 15 mil cartas, das quais 120 foram selecionadas para compor um livro lançado em novembro do mesmo ano. Continuando o processo de debate e desvelamento acerca das relações culturais existentes entre o tecido histórico-social do nosso país e os dos países africanos, a Assessoria lança a Campanha Fotográfica “África em Nós. – Explica a equipe responsável pela divulgação da campanha fotográfica.


A EQUIPE
A Campanha África em nós” tem como curador da campanha o renomado fotógrafo Walter Firmo, o site foi desenvolvido pela empresa C10. A equipe editorial da campanha é formada por Luana Antunes Costa, Thomas Edison Suzuki e Felipe Torres. A campanha que é desenvolvida pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que tem como assessor Leandro Rosa, conta ainda com a contribuição de autores, pesquisadores, professores e artistas que enviam artigos que são publicados no blog Baobá.


OBJETIVO
Segundo a equipe responsável pela divulgação da campanha o objetivo é convocar a população paulista e também de todo o Brasil a mostrar, através da fotografia, seu sentimento sobre a presença e herança africanas em seu dia-a-dia.


- A fotografia – com qualquer câmera, em qualquer formato – será o veículo deste registro, que se propõe a (re)descobrir a grandiosidade e a importância da matriz africana em nossas vidas. – Diz a equipe responsável pela divulgação da campanha.

COMO PARTICIPAR
Podem participar pessoas físicas, fotógrafos amadores profissionais e estudantes, brasileiros ou estrangeiros, sem limite de idade, não precisando ser um trabalho inédito. Cada pessoa pode inscrever no Maximo 10 fotos, até o dia 15 de setembro de 2009, sendo que apenas uma poderá ser selecionada.


As 100 melhores fotos serão selecionadas e farão parte de um livro/catalogo que participará de exposições e instalações fotográficas que acontecerão dentro da programação cultural do Mês da Consciência Negra do Estado de São Paulo.


O resultado sai no dia 03/10/2009, não haverá premiação em dinheiro ou em equipamento, ou de qualquer outra forma. O livro/catalogo será publicado em novembro


SERVIÇO
O endereço do site da campanha “Africa em nós” é www.africaemnos.com.br, no caso das fotos de papel, devem ser encaminhadas com a ficha de inscrição (folder da campanha) ou com as informações etiquetadas no verso da mesma, para o endereço: Caixa Postal 13.888 CEP: 01216-970 São Paulo SP. Todas as fotos aptas serão publicadas no site da campanha para visualização.


- Convidamos a todos os grupos sociais, formadores do mosaico cultural brasileiro, a olhar para as suas origens, suas raízes, seu entorno, e a registrar as suas visões de mundo, seus estilos e gestos tecidos nas fronteiras entre a cultura brasileira e as africanas, importantes matrizes de nossa história. Participe, fotografe, escreva e leia o “Blog Baobá”, ponto de encontro da Campanha Fotográfica África em Nós. Cada contribuição será muito importante para a nossa campanha. Assim, poderemos mostrar que a África permanece viva dentro de cada um de nós. Envie agora mesmo a sua foto! - Equipe responsável pela divulgação da campanha “África em nós”.

Nenhum comentário:

Postagens populares