TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pesquisas eleitorais - Texto opinativo




Para começo de conversa é necessário analizarmos qual a real intenção em se divulgar ostensivamente pesquisas onde supostamente o candidato A está na frente do candidato B e C.


Esse tipo de pesquisa é bastante contestável, eu mesmo nunca respondi e não conheço ninguém que tenha respondido. A impressão que se dá é que o responsável pela veiculação e divulgação da pesquisa tem o intuito de tentar induzir quem não escolheu seu candidato ou quem ainda está em duvida a votar no suposto vencedor.


Alem das divulgações de tais pesquisas ainda circulam na cidade carros com equipamento de som que soltam a seguinte frase “a população já se decidiu”. Essa insistência em dizer que “já ganhou” é uma atitude que alem de ser arrogante, pois subjuga a inteligência do povo, também passa a idéia de um certo desespero, de uma necessidade de se auto-afirmar.


Porque que ao invés de se gastar dinheiro com esse tipo de propaganda porque não falar sobre os projetos, sobre as propostas de campanha, sobre o que pretende fazer se realmente for eleito.


Os candidatos, tanto para prefeito como para vereador deveriam saber que voto não se ganha, nem se compra e muito se induz. O voto é conquistado. Não adianta fazer campanha dizendo que fulano já tem X % a mais que o beltrano, isso só engana quem não aprendeu nada nas ultimas eleições.


Dizer que tal candidato já ganhou, nada mais é que uma tentativa desesperada de conseguir votos, de tentar induzir pessoas mais ingênuas a acreditar que as eleições já estão realmente definidas o que não é verdade.


As eleições serão decididas no dia da eleição e nenhuma pesquisa irá mudar essa realidade, Só acredita nelas quem quer se enganado.

2 comentários:

Anônimo disse...

discordo das opinioes citadas . as pesquisas induzem muito a se votar em um candidato.parte da populacao acredita que 'desperdicou' o voto se seu candidato perdeu.alem disso percebe-se certa rejeicao nesse comentario do candidato que esta a frente nas pesquisas.apesar de nao ter meu voto induzido por tais pesquisas , acho necessario que o desenrolar das campanhas seja o mais transparente possivel

Possilga disse...

Olha eu realmente não entendi direito o que você Sr.Anônimo quis dizer. Eu concordo quando você diz que o desenrolar das campanhas seja o mais transparente possivel. Eu porem não acho correto qualquer candidato sair por ai dizendo que já ganho ou que ja foi escolhido. Eu particularmente tenho rejeição a TODOS os atuais candidatos da minha cidade e até o momento irei votar nulo em protesto em relação a isso. Caso queria se expressar melhor e tambem se identificar (não vejo o motivo de ser anonimo), sinta se a vontade.

Postagens populares