TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A ARTE DE FABRICAR VIOLAS, VIOLÕES, CAVAQUINHOS E RABECAS.

FOTO: XU MEDEIROS



João Pereira dos Santos é natural da cidade de Coração de Jesus e veio para Montes Claros com 17 anos. Hoje já mais velho trabalha como vigia de um dos estabelecimentos da rede Sobras e alem disso João Pereira tambem faz e reforma violas, violões, cavaquinhos e rabecas.

O artesão conta que desde criança já tinha o gosto por concertar esses instrumentos, e há três anos procurou se especializar e então aprendeu tambem a fabricar.

- Quando eu era criança eu tinha uma paixão muito grande por esses instrumentos e sempre que podia acompanhava um pessoal da minha cidade, Coração de Jesus, que fabricavam e concertavam violões. Então eu já tive influencia desde cedo, e através de um violão velho que eu comprei que estava todo quebrado, eu reformei ele, e fui desenvolvendo minha técnica. Depois de certo tempo eu participei de um curso que me ajudou muito e hoje já faço e vendo meus próprios instrumentos. – Conta João Pereira.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO
Segundo João, o instrumento que demora mais tempo para ser feito é o violão. Ele ressalta que todos esses instrumentos têm um processo de criação demorado, mas o violão demora de dois a três meses para ficar pronto, devido a uma serie de processos e cuidados que tem de ser feitos, sendo que alguns necessitam de tempo para ser completados. Já o instrumento mais difícil de fazer para ele é a rabeca, justamente pelos acabamentos que são necessários fazer, mas João lembra que todos eles são muito trabalhosos.

- Para se criar um violão eu pego a madeira bruta, levo na maquina e serro até ficar uma tábua bem fina, e depois levo essa tábua para outra maquina, que vai afinar a maneira com as medias corretas. Feito isso, eu amoleço essa madeira na água, até poder dobrá-la para jogar na forma para moldá-la. Depois desses processos iniciais é feito a boca do violão que pode ser montado ou de encaixe. Se for montado eu monto a estrutura da peça, fatio e passo na lixadeira, colo e dou o acabamento. Se for de encaixe eu corto os pedacinhos de madeira e vou fazendo o encaixe. – Explica.

João diz que os instrumentos artesanais variam muito de preço, mas que costumam ser mais baratos que os industrializados. O artesão conta que o instrumento mais caro que vendeu foi um violão que custou algo em torno de R$ 450,00.

Alem de vigia e artesão João Pereira conta que tambem faz serviços de pedreiro e motorista, e fazer e reformar os instrumentos para ele é uma terapia e um relaxamento mental muito bom. Ele diz se sentir muito bem e que inclusive se fosse possível faria durante todo o dia sem se cansar ou estressar. Foi uma maneira que ele encontrou de desestressar da confusão do dia-a-dia.

DIFICULDADE
Há maior dificuldade segundo ele é de encontrar cursos para poder se especializar e aperfeiçoar, inclusive ele vem procurando, mas não tem encontrado esse tipo de curso aqui na cidade. De acordo com ele, geralmente quem compra esse tipo de instrumento, feito de forma artesanal, são músicos, foliões, e algumas pessoas que querem começar a aprender a tocar viola. Quando perguntando se poderia dar aulas de como fazer e reformar violas, violões, cavaquinhos e rabecas João pereira diz que ainda não está preparado, mas que quer se aperfeiçoar para que o mais breve possível possa ensinar a outras pessoas a arte de se fazer instrumentos.

- Eu não me sinto preparado para ensinar esse oficio a outras pessoas, quero primeiro me especializar e buscar mais aprendizado para poder ter conhecimento suficiente para poder chegar ao ponto de dar aulas e tambem para desenvolver mais a qualidade e o acabamento dos instrumentos. – Explica.

SERVIÇO
Quem tiver interesse e encomendar alguma viola, rabeca, violão ou cavaquinho, pode procurar o artesão na avenida Francisco Caetano, nº 1307, bairro Major Pratesou ligar para 3214 3568 ou 99126878.

Um comentário:

Anônimo disse...

sou do estado do ceará e estou a procura de rabecas, quero encomendar uma pois é muito difícul encontrar quem o faça.

se possível algum luthie que trabalha na fabricação de rabeca, gostaria de encmendar.

contato: gleilton silva tel- (85)86459565

Postagens populares