Thadeu Martins tem 14 anos, mas apesar da
pouca idade se expressa muito bem
pouca idade se expressa muito bem
O Psiu Poético – Salão Nacional de Poesia – traz a Montes Claros todos os anos, várias pessoas de diferentes regiões do Estado e também do país. Poetas, músicos, artistas de todos os tipos e apreciadores da poesia comparecem ao evento. É o caso de Mavot Sirc que veio de São Paulo com seus dois filhos que também são poetas, Thadeu Martins, de 14 anos e Bruna Martins, de 19, para se apresentarem no Psiu Poético.
Ele explica que os três se apresentam juntos, o Thadeu fala uma poesia do José Paulo Paes que se chama Convite, que é brincar de poesia, ai ele chama o pai que por sua vez chama a Bruna e os três se apresentam.
FAMÍLIA
Mavot conta que estar com os filhos juntos é muito bom, e que mesmo ele não tendo forçado os dois se interessaram naturalmente pela poesia.
- É sensacional estar com meus filhos, eu nunca os forcei a fazerem isso, fazem porque gostam, às vezes fica muito caro viajar com os dois, mas vale a pena o esforço, é muito gostoso estarmos os três juntos – revela Mavot.
Ele afirma que Psiu Poético é importante para não só pra Montes Claros com também para o Brasil, pois proporciona uma interação entre poetas de vários estados, e com isso se desenvolve a poesia no País inteiro, alem de ser uma maneira de divulgar a cidade em outros lugares.
- É um evento muito importante, pois traz novas divisas, novos conhecimentos, são vários poetas de varias cidades do Norte de Minas, do Brasil e também do mundo. Isso enriquece muito a região e as pessoas. E os poetas que participam depois divulgam a cidade lá fora. É também muito importante para os poetas, foi através do Psiu que eu fui para o Paraná, fui para o Rio de Janeiro, já fui para outras cidades de Minas Gerais, o Psiu é importante para a cidade, mas é importante também para o Brasil – ressalta Mavot.
É a segunda vez que o filho de Mavot, Thadeu Martins vem prestigiar e participar do Psiu Poético, que segundo o adolescente, é um evento que alem de servir de inspiração para outras cidades, contribui para o enriquecimento cultural de Montes Claros, com a troca de experiências proporcionada por esse tipo de interação.
INSPIRAÇÃO
O jovem poeta conta que escreve poesias desde os oito anos e revela que sua inspiração vem daquilo que ele vive no dia-a-dia e que a poesia está no seu sangue.
- O poema vem muito da inspiração do que o dia-a-dia te passa, e você acaba fazendo aquilo que vem assim na sua cabeça, aqui que você vive. A poesia está no meu sangue, vem de família. Meu pai e minha irmã também são poetas e isso com certeza minha influenciou. As primeiras palavras que eu falei foram poesias – afirma com bom humor o poeta paulista Thadeu Martins.
EM SÃO PAULO
A irmã de Thadeu, Bruna Martins conta que na capital paulista existem vários espaços, desde bares até centros culturais, e explica que lá tem uma diversidade cultural muito grande, pois São Paulo é uma cidade que acolhe muita gente fora.
- Temos uma coisa super legal em São Paulo que se chama Virada Cultural. É um festival realizado em um final de semana que acontece uma vez por ano, são varias ruas onde vários tipos de cultura, de vários lugares são expostas, em uma rua toca forró, em outra toca reggae, em outra hip hop, musica eletrônica, a poesia fica em outro canto, abrange quase tudo, é a cultura de vários lugares – conta Bruna.
Na opinião de Bruna, Montes Claros está caminhando bem, pois já tem o Psiu Poético há muito tempo, e é um evento cultural que ela desconhece em São Paulo que não tem, por exemplo, um São Paulo Poético.
A paulista conta que escreve desde os dez anos de idade, meio que acompanhando o pai, e ressalta que é uma caminha que ela o pai e o irmão estão fazendo juntos, algo que segundo ela fica marcada na família.
POEMAS
Ela explica que tem o “mal” de não anotar algumas poesias, e que por conta disso acabou esquecendo algumas. Bruna diz que em suas poesias ela fala sobre tudo o que vive tudo que faz e tudo que ela vê, e ressalta que se quer escrever, por exemplo, sobre um carro ela escreve, pois a poesia para ela não tem limites.
- A poesia surge muitas vezes quando eu estou dormindo, pensando na vida, quando eu fecho o olho, paro para pensar e acabo não dormindo. E para escrever um poema você tem que sentir alguma coisa, algo tem que te chamar atenção, tem que ter sentimento ou até mesmo nenhum, às vezes também saem coisas legais quando você escreve só porque quer escrever – afirma Bruna Martins que tem 19 anos.
SERVIÇO
Mavot, Thadeu e Bruna apresentam suas poesias nesta sexta-feira a partir das 09 horas no Poesia Circular que será realizado na Escola Ciranda da Vida, no sábado também as 09h se apresentam no Poesia no Mercado que acontecerá no Mercado Central, no domingo a partir das 10 horas eles se apresentam no Poesia na Rodoviária, dentro da programação do 22º Psiu Poético que acontece até dia 12 de outubro. Além dessas apresentações eles também participam do Saral Alternativo que é realizado entre vários poetas de vários lugares diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário