TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA HEROD LAYNE






A banda Herod Layne é de São Paulo (SP) e teve seu inicio em 2006. Sua formação é composta por Élson (baixo e guitarra), Sachalf (guitarra) e Johnny (bateria).


O INICIO
Élson conta que tudo começou quando ele e o Sachalf decidiram participar de um concurso on line de novas bandas. Eles gravaram a primeira musica da banda, Prelude for Anticipation. Após tudo preparado para a inscrição no concurso, no ultimo dia eles desistiram. O motivo, Élson diz não lembrar muito bem, mas segundo ele foi algo relativo a não querer ceder os direitos autorais das musicas.


- Não lembro bem porque desistimos desse concurso, acho que foi alguma cláusula que indicava que a gente cederia os direitos da música, alguma preocupação dessas. Depois disso começamos a compor mais faixas em nossas casas mesmo, e mandávamos samples via MSN até a musica ficar pronta. Várias demos saíram dessa forma. No começo de 2007 participamos de um concurso do David Gilmour no Myspace, elegendo a melhor versão para Arnold Layne do Pink Floyd. Ficamos em oitavo lugar por voto popular. Acho que foi esse reconhecimento que deu o empurrão para montarmos uma banda "de verdade" e pensar em shows. Até então éramos um "projeto" gravando material caseiro. Recrutamos um baterista - Johnny, ex-Minduz - e foi aí que a banda nasceu como é hoje. Em 2009 fizemos nossa primeira turnê internacional pelo Canadá - o que gerou o documentário "Je Me Souviens" dirigido pelo próprio Sachalf, e no momento estamos escrevendo faixas novas para o próximo álbum. Nesse período o que encontramos de dificuldade é o padrão de uma banda indie tocando música estranha, pouco público, pouco espaço para shows, pouco apoio de mídia, mas a diversão é grande. – Afirma Élson.


O NOME
De acordo com Élson, o nome Herod Layne vem das duas principais influências da banda, Herod vem de Like Herod do Mogwai, e Layne vem de Arnold Layne do Pink Floyd. O baixista e guitarrista diz que eles passaram dias selecionando palavras para chegarem a um nome.


- Nossas influências vêm principalmente de bandas de post-rock como Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Mono, Sigur Rós, Slint etc. Também tem muito de Sonic Youth e Pink Floyd. Nosso som é Post-rock. Gostamos desse lance "quiet-loud-quiet" instrumental. – Diz o baixista e guitarrista.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
O baixista e guitarrista explica que não existe um processo de criação fixo, ele escreve algumas musicas sozinho em casa e leva uma parte para o estúdio e o Sachalf também leva idéias, mas Élson ressalta que eles gostam de trabalhar muito as musicas antes de tocar ao vivo ou gravar.


- Não tem nada definido, eu gosto de escrever a música sozinho em casa e levar bastante coisa pronta para o estúdio. O Sachalf costuma levar alguma idéia de riff e trabalhamos juntos no estúdio. Mas gostamos de trabalhar bastante as músicas antes de tocar ao vivo ou gravar. Somos detalhistas quase no limite da neurose (hehe). A banda é instrumental, mas temos alguns "speeches" em algumas faixas. Não tem uma inspiração específica, acho. O speech da "No Choice" saiu de uma vez, escrevendo um monte de frases com o mesmo início. Juntamos alguns discursos políticos que achamos na internet, não pela mensagem, mas pelo "ruído" mesmo. Já as melodias saem brincando na guitarra mesmo. Pelo menos para mim de cada dez tentativas sai uma idéia pra desenvolver. A musica "Sealand Fire" saiu quase instantânea, por exemplo.


TRABALHOS GRAVADOS
A banda Herod Layne tem um álbum lançado em 2008, In Between Dust Conditions e dois EPs, Walking The Valley (2008) e Sealand Fire (2009). Todos lançados pelo selo virtual Sinewave.


- O EP Sealand Fire gravamos para levar material novo para o Canadá. Estamos atualmente escrevendo faixas novas para o próximo álbum, ainda sem previsão de lançamento. Algumas faixas que devem entrar são "The Unsung Hero" e "Cardia" que já tocamos em alguns shows. – Diz Élson.


CONTATOS


- Baixem, ouçam, dêem forward, twittem, contem plays no Myspace e no Last.fm, gerem conteúdo no Google. A banda sobrevive disso! – Élson, baixista e guitarrista da banda Herod Layne.

Nenhum comentário:

Postagens populares