TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 4 de junho de 2009

SONS DO BRASIL- CONHEÇA ANDRÉ ÁGUIA





O músico André Águia nasceu em Belém (PA), mas foi criado em Porteirinha, no norte de minas. Morou durante 20 anos em Belo Horizonte, onde participou de duas bandas do cenário independente, O Verso e uma banda de samba rock chamada Ozorriveis.

- Como diz a letra de uma canção minha, gravada no EP Capa de madeira da banda O Verso, “Eu vim lá de Belém do Pará e não sei o que será e nem quero saber.” Na verdade antes de chegar no norte das Minas Gerais, ainda fiz escala no Rio de Janeiro por uns dois anos, até chegar em Porteirinha onde passei a infância e parte da adolescência, e foi nessa época que comecei a me envolver com a música, principalmente por estar numa casa musical, pois minha mãe é pianista e meu pai compositor e poeta. Foi em Porteirinha que montei minha primeira banda, o Carro Tanque a banda movida a Rock, esse era o slogan. Depois a coisa ficou mais séria e fizemos o Zona Proibida, banda que participou de vários eventos de rock, já em Montes Claros, juntamente com Clã-midia (The Paula), Língua Solta (Eltomar Santoro no auge da forma) entre outros. Foi uma época muito marcante em Montes Claros que é lembrada até hoje. Fui para Belo horizonte em 1990 e lá além da carreira solo, participei de bandas como O Verso e Ozorríveis com participação ativa na cena independente, que sempre enfrenta dificuldades, pois não atende a padrões determinados pela mídia. A minha maior influencia, eu acredito que seja genética, pois como disse anteriormente, sempre vivi rodeado pela música então não tinha jeito. – Conta André.

ESTILO
André fala que já experimentou várias vertentes musicais, indo do Clube da Esquina ao hardcore, do samba ao pop, regional dentre outros.

- Talvez minha música seja classificada como word music, mas para mim tudo continua sendo o bom e velho rock and roll disfarçado de outras coisas, eu gosto de mesclar peso e leveza. – Afirma o músico.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
O músico diz que começou a compor com 14 anos e desde então nunca parou. Segundo ele são aproximadamente 300 musicas, estando uma grande parte gravada em fitas cassetes.

- Eu não tenho nem um processo pronto para compor, pois eu acredito que a canção deva fluir naturalmente sem que eu a procure. A inspiração vem de algo que me toca de alguma forma, um sorriso, um fato, uma foto, ou qualquer outro sentimento que me mova a criar, pois caso contrario, a composição vira jingle e ai é outra história, eu sei dividir essas coisas. – Ressalta André Águia.

CDs
André Águia tem vários CDs gravados, alguns com banda e outros singles lançados em carreira solo. Com a banda O Verso o álbum Teto de sol (1996) e o single Capa de Madeira (1999). Com a banda Ozorriveis os singles O Fino dos Orriveis (2001) e Segura o Samba (2002) e o álbum Pessoas Ótimas (2003). Em carreira solo, participou do CD Clube da Esquina interpretando Maria Maria de Milton Nascimento, além de lançar os singles Princípios (1993), Azul é o Futebol (2003) e Na beira do caos (2006). O músico está em fase de finalização do seu mais novo CD Carnaval de um futuro real que segundo ele será lançado ainda em 2009.

- Carnaval de um futuro real é um projeto que vem sendo desenvolvido há mais de um ano, aqui em Montes Claros, com co produção dos talentosos irmãos Warleyson e Wanderson Almeida, o CD esta sendo gravado também no estúdio Manos, que por sinal não deixa nada a desejar aos bons estúdios da capital. São 15 faixas todas autorais e foi feito com um time de primeira todo aqui de Montes Claros, o resultado ficou muito bom. Eu pretendo lançar ainda esse ano, mas estou tentando viabilizar recursos para finalizar o projeto, pois o CD não esta sendo feito com leis de incentivo e necessita do apoio de empresas interessadas em investir em marketing cultural. O CD tem belas participações como Fabiana Lima, Beth Antunes, Bárbara Lopes, César Negão e Chico Mineiro, além de Ian Guedes, Cláudio Mineiro, Marcelo Andrade e Marcos Neves. Estou mixando o Cd e finalizando alguns detalhes. Devo colocar um single nas rádios em breve. – Conta André.

SERVIÇO
André Águia apresenta o seu mais novo show Dia de Outono no próximo sábado, dia 06 de junho a partir das 21h00min no espaço Quintal, em Montes Claros.

CONTATOS
Telefone: (38) 91025896
Blog que fala da banda O Verso: http://gravetos-berlotas.blogspot.com/

- Quero convidar a moçada para comparecer ao Quintal neste sábado, dia 06, onde irei tocar um pouco dessa história toda, além de sambas, e outras folias do rock. O show terá a participação da jovem percussionista Marley Brasil e vai começar por volta da 21h00min. – André Águia, músico.

Nenhum comentário:

Postagens populares