TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

SONS DO BRASIL - CONHEÇA A BANDA MARACUTAIA


A banda Maracutaia é formada por André Danton no baixo e voz, Edu Lemos no violão e voz e Virgílio Valadão na bateria. A banda surgiu há quase dois anos, os atuais componentes da banda participavam de outros projetos, quando em uma festa eles acabaram tocando juntos, e gostaram tanto da idéia que acabaram se reunindo para ensaiar e tocar novamente, e assim surgiu a banda Maracutaia.

André Danton conta que na época tocava na banda Pero que no mucho e o Edu Lemos e Virgilio tocavam na Power Roots trio. Em uma festa realizada em uma republica aqui da cidade, eles acabaram fazendo um som juntos, gostaram e então combinaram de marcar e tocar de novo. Começaram a se apresentar com o nome Zerodebê (que significa zero decibéis), que na época foi confundido com RBD e virou motivo de chacota entre os amigos da banda. Devido a esse fato resolveram mudar o nome, e segundo André, cada um fez uma lista de nomes, um mais louco que o outro e no meio da conversa ele disse; isso aqui esta uma maracutaia danada, e acabou ficando o nome Maracutaia.

O COMEÇO
- Quando começamos a tocar na festa de uma republica, foi para fazer um som junto mesmo, e vimos que era um som diferente. Então formamos a banda inicialmente com intuito de fazer um som, e depois nós acabamos percebemos que tanto a cidade como a região precisam de uma experiência musical que seja realmente diferente. São varias as nossas influencias, tanto pessoais quanto do grupo. Eu particularmente gosto muito de jazz, de MPB, bossa nova, funk anos setenta, gosto mais das musicas animadas. O Edu tem essa mesma influência, porem ela puxa mais para o lado do reggae. Já o Virgilio tem esse lado de rock e do metal, então é uma mistura de funk, com samba, com rock, e vários outros estilos. – Explica André.

O baixista diz que a banda demorou certo tempo para definir qual tipo de som que eles fazem, porque segundo ele a banda Maracutaia toca de tudo um pouco, desde Tom Jobim até Banda Eva, e por isso chegaram a conclusão que musica que fazem pode ser definida como interplanetária.

André conta que apesar da banda ter um publico bem fiel, eles querem ampliar seus horizontes para outras cidades, porque de acordo com o baixista, é preciso fazer sucesso fora da cidade para depois ter sucesso dentro. Buscando esse reconhecimento, a banda se apresentou em diversas cidades do estado e do país.

HISTÓRICO
Em março de 2007 a banda foi premiada no Festival da Canção de Bocaiúva com a música "MINHAS VONTADES". Neste mesmo ano a fizeram abertura do show do humorista e músico Saulo Laranjeira. Nessa apresentação a banda chamou a atenção do empresário Ricardo Alkimin que atua no setor de marketing na cidade, que resolveu dar um apoio ao trio.

Nos meses de junho e julho de 2007, realizaram uma turnê pelo estado de Minas Gerais, passando por Belo Horizonte, Divinópolis, Dores do Indaiá, Abaeté, Quartel Geral e Pompéu. Fizeram também em 2007 a abertura do show dos Paralamas do Sucesso em Montes Claros, onde se apresentaram para um público superior a 16 mil pessoas.

No final do ano de 2007 o Maracutaia realizou uma turnê para o litoral sul da Bahia, passando e tocando em Arraial D Ajuda e Trancoso. Em 2008 a banda abriu o show de Juca Chaves, considerado por muitos como o maior menestrel do país, e ganhou mais um prêmio no festival de Bocaiúva com a canção "REVIVA” e também se apresentou nas cidades de Janaúba, Diamantina, Milho Verde, Ipatinga e Sete Lagoas.

Segundo André, o pessoal que vê os shows da banda em outras cidades fica impressionado, porque geralmente eles não imaginavam que fosse uma banda de Montes Claros, eles acham que é de Belo Horizonte ou de São Paulo, pois de acordo com André, muitas pessoas não esperam encontrar uma banda como a Maracutaia em uma cidade do interior de Minas Gerais, onde geralmente são os ritmos baianos que predominam.

- Foram muitas apresentações marcantes, tanto em botecos com três pessoas quanto em shows para dezessete mil. Mas uma que pode ser destacada foi quando abrimos o show da banda Paralamas do Sucesso, que teve uma repercussão muito boa. E teve uma que foi muito ruim, aconteceu no ano passado, foi um dos dias mais tristes da minha vida. Nós alugamos um carro, fomos para Ipatinga, acreditando que seria um bom show e com uma boa remuneração. Chegando lá não tivemos nem lugar para dormir, nem para tomar banho, tocamos em um local sem estrutura nenhuma e ainda por cima não recebemos. – Conta André.

CD
A banda esta em faze de gravação do seu CD que deverá estar pronto em abril ou junho deste ano. Serão dez musicas, todas de autoria da banda, sendo cinco inéditas e algumas com participações de artistas da região.

DIFICULDADES
O baixista revela que são muitas as dificuldades enfrentadas, mas que a principal é a falta de valorização deste trabalho que segundo ele é feito com a alma. Ele ressalta que tocar sabendo que seu trabalho é valorizado é muito mais estimulante para a banda, e isso influi na apresentação.

- É um trabalho como outro, porem nós usamos nossa alma para executá-lo, mostrando todos os nossos sentimentos para os outros. Então deveria haver uma maior valorização por parte do empresariado. – Afirma André.

SERVIÇO
Atualmente a banda Maracutaia se apresenta no bar e restaurante Parrila em Montes Claros todas as quintas-feiras, após a meia noite. Para conhecer mais sobre a banda acesse bandamaracutaia.conexãovivo.com.br. Para entrar em contato ligue para 9196 – 1002 ou mande um email para maracutaia@pop.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

5 de março onde tera maracutaia?

Possilga disse...

?? como é?

Postagens populares