TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA STAT-K





A Stat-K é uma banda do Rio de Janeiro (RJ) formada em agosto de 2006 pelos amigos Taboza e Luis Rafael com o intuito de tocar musicas autorais. Após algumas trocas internas de instrumento e de entradas e saídas de alguns integrantes, a formação atual é composta por Marco Pollo na guitarra, Helber na bateria, Fabrício no teclado e efeitos, Guilherme no baixo e Taboza no vocal.


- A banda inicialmente era uma verdadeira loucura instrumental, eu que inicialmente fui chamado para tocar percussão e acabei tocando guitarra, o Taboza tocava baixo e tínhamos outro integrante que tocava bateria e que passou a tocar percussão e o Helber que tocava guitarra passou a tocar bateria. Luiz Rafael tocava guitarra e trocou de instrumento com o Taboza, passando a tocar baixo. Algum tempo depois o percussionista não tinha tempo disponível para nos acompanhar e pediu para sair. Anos depois o Luiz Rafael também se retirou do projeto e no baixo entrou Guilherme Armelau. – lembra o guitarrista Marco Pollo. 

O INICIO 
A trajetória da Stat-K começa quando Taboza e Luis Rafael decidem retornar um projeto do qual haviam dado um tempo e se unem com Marco Pollo, Fabrício e Helber que já tocavam juntos em outra banda. Todos os integrantes se conhecem dos tempos de escola e ideia inicial era que eles tocariam musicas autorais de variados estilos, mas como a preferência entre todos integrantes era pelo rock o estilo predominou.

- De inicio, o som que a Stat-k iria levar acima de tudo era um som autoral. A idéia era entrar nesse meio principalmente tocando musicas compostas pelos integrantes da banda. Fora esse intuito tinhamos a intenção de tocar de tudo, uma idéia que aos poucos foi se modificando, pois como o gosto musica da maior parte da banda girava em torno do rock, o estilo acabou predominando. A gente se conhece dos tempos de escola, o Helber e o Taboza por serem irmãos, praticavam vôlei e jogavam campeonatos juntos. Eu e Fabrício nos conhecemos na mesma escola onde formamos uma banda. Então sempre que podiamos, estavamos juntos tirando um som no intervalo das aulas ou ensaiando. O Guilherme que foi quem veio a integrar a banda mais a frente, conheceu primeiro o Taboza e em um show nosso. Ele nos viu sem baixista e se candidatou para participar e pegar a vaga. – Conta Marco. 

O NOME
De acordo com Marco, ele, Helber e Fabricio sugeriram continuar com o nome de sua antiga banda, “Kurto Circuito”, mas todos os integrantes se reuniram e chegaram a conclusão de por se tratar de um novo projeto, deveriam tambem escolher um novo nome, e assim o fizeram. Cada integrante fez de quatro a cinco sugestões até que chegaram em Stat-K. A principio ficaram em duvida se o nome causaria a impressão que eles queriam, mas após uma orientação do Seu Herculano, pai de Helber e Taboza eles definiram que o nome ideal era o que haviam escolhido.

- STAT-K foi o nome que mais se aproximou da idéia antiga que era a eletricidade e todos imediatamente curtiram, mas não sabíamos que impacto poderia ter, pois o nome lembra a eletricidade estática, o que poderia dar uma idéia de algo parado e não queríamos passar essa mensagem. Porem, Seu Herculano que é pai do Helber e do Taboza, afirmou que o nome era mais que justo, não porque tinha um som parado, mas, porque promovia um som que fazia as pessoas pararem para prestar a atenção e curtir. Daquele dia em diante o nome ficou marcado em nossas músicas e em nossos braços. Procuramos sempre cumprir a firmação que ele nos deu, subir no palco e fazer quem quer e quem não quer sentir vontade de parar tudo que está fazendo só para nos ouvir e dizer “aquela ali é a banda STAT-K”. - Afirma o guitarrista. 

PREFERENCIAS MUSICAIS
Apesar da predominancia de bandas de rock nas prefrencias dos integrantes da banda Stat-K, há uma variedade muito grande de nomes e estilos que influenciam o grupo. Entre eles Legião Urbana, CPM22, Detonautas, LinkPark, Rosa de Saron, Angra, Charlie Brown Jr, Avenged Sevenfold, 30 Second’s to Mars, Oficina G3, System of a Down, Capital Inicial, Pearl Jam, System of a Down, Iron Madem, Metálica, Alter Bridge, Creed, 3 Doors Down, Elviz, Bee Gees, Phill Collins, Stevie Wonder, Extreme, Mr.Big. Eric Clapton, Thales Roberto, O Rappa alem de rock japonês, MPB e samba.

ESTILO DE SOM
Perguntado como definiria o tipo de som que Stat-K faz, Marco ressalta que evitam rotular o que vão tocar e por isso diz que o som da banda pode ser definido com “som livre”. Ele explica que o processo de criação da banda é algo que ocorre muito naturalmente, de maneira que pode ocorrer de um integrante vir com uma ideia pronta ou apenas com um arranjo e partir disso todos vão dando suas sugestões e assim as musicas vão sendo criadas.

- Todos na banda compõe letra ou melodia. Procuramos manter uma união e permitir que todos participem. Buscamos colocar o que gostamos e o que sentimos nas músicas. Ás vezes em uma única música pode haver duas ou três pegadas diferentes, gostamos de tocar o que sentimos e principalmente de fazer as pessoas sentirem isso. Queremos sempre encontrar nos olhos das pessoas algo que nos mostre que a tocamos, seja com um gesto de mãos para o alto ou abraçando quem está ao lado e cantando. Procuramos mostrar o desejo que todos buscam que é o de ser livre. – Afirma Marco Pollo.  

CONTATOS
No momento a banda Stat-K esta reformulando e criando suas musicas com intenção de lançar mais um CD. Eles tambem trabalham em um novo clipe. Para entrar em contato ou conhecer mais sobre a banda acesse seus contatos:

Emails: marcopollo46@gmail.com – statkoficial@gmail.com 
Telefones: Marco Pollo – (21) 7714-0180 /  Taboza – (21) 7786-9093

- Queríamos primeiramente agradecer o espaço que nos foi oferecido e lembrar que é muito importante projetos, como o que o Possilga faz, pois dá oportunidade a quem faz música, de se mostrar e ganhar espaço. Mostrar o seu trabalho musical esta difícil e quem abre espaço pra quem tenta mostrar o trabalho, faz isso com amor e por isso tem de ser valorizado. Somos a banda STAT-K somos da baixada Fluminense temos sete anos de trabalho com muito carinho e amor mostrando o que gostamos de fazer, mas poderemos melhorar ainda mais se vocês ouvirem e deixarem sua opinião ai saberemos o que tem de melhorar ou saberemos se já está ótimo se vocês ouvirem e deixarem seu comentário curtindo. Logo Ouçam STAT-K! – Marco Pollo, guitarrista da banda Stat-K.

2 comentários:

Queline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Queline disse...

Olá!!! Ouço a banda Stat-k ha muitos anos.. eles são incríveis!!! Parabenizo toda a banda por cada musica, show.. Vocês fazem isso com amor e com certeza transmite isso a cada pessoa que escuta o som de vocês!!! AMO VOCÊS...

Postagens populares