A cantora e compositora Gabi Mello é de Belo Horizonte (MG), ela se apresentou pela primeira vez com 14 anos, e desde então não parou mais. Antes disso, Gabi já cantava na sala de sua casa, imitando seus cantores e cantoras favoritos. Após essa primeira apresentação na escola, ela fez aulas de canto, e oportunidades de shows começaram a surgir. Após algum tempo, decidiu largar todas as outras coisas que fazia e se dedicar somente a musica, e é o que vem fazendo desde então.
- Minha primeira apresentação foi aos 14 anos, num Sarau na escola que eu estudava. Foi por acaso, um amigo me ouviu cantar e me inscreveu pra me apresentar com ele. Quando vi, já estava no palco! E não larguei mais (rs). Eu já cantava antes, imitava minhas cantoras e cantores preferidos, cantando e dançando na sala da minha casa. Só que pensava que isso tudo era normal, que o fato da minha voz ser parecida com as deles era uma coisa comum. Comecei a fazer aulas de canto logo após essa primeira apresentação na escola, e outros shows começaram a surgir. Naquele ponto eu já tinha certeza que queria isso pra minha vida, só ainda não sabia exatamente como. Com essa vivência da música cada vez maior em minha vida, senti a necessidade, num certo momento, de largar tudo que era além e me dedicar inteiramente a isso. Essa necessidade, esse amor à música, ficaram tão latentes que não conseguia mais fazer outras coisas. – Afirma Gabi.
TRABALHO SOLO
Gabi diz que optou por um trabalho solo por achar complicado a relação de uma banda, onde são variadas idéias, vindas de diferentes cabeças. De acordo com ela, é algo que ela considera ser mais trabalhoso. Outro motivo seria a lacuna existente no tipo de som que a cantora faz.
Gabi diz que optou por um trabalho solo por achar complicado a relação de uma banda, onde são variadas idéias, vindas de diferentes cabeças. De acordo com ela, é algo que ela considera ser mais trabalhoso. Outro motivo seria a lacuna existente no tipo de som que a cantora faz.
- Trabalhar com banda é complicado pelo fato de serem muitas cabeças pensando diferente. Por mais que os objetivos sejam iguais, as opiniões se chocam muitas vezes, e é muita gente querendo tomar partido da situação, é mais trabalhoso a meu ver. Então optei por fazer um trabalho solo, já que, como cantora e compositora, eu já estava à frente da situação. Outro motivo importante também é a lacuna que existe na música brasileira para o tipo de som que faço, como o soul, o blues, o rock. São poucas cantoras solo, atualmente, nesse caminho. – Conta a cantora e compositora.
DIFICULDADES
Falando sobre as principais “barreiras” a serem superadas, Gabi explica que na musica existem muitas dificuldades, tal como em qualquer coisa na vida. Ela ressalta que infelizmente a arte no geral, ainda não é devidamente valorizada no Brasil, e lembra que começar e se manter no meio musical é algo muito difícil.
- Sempre existem muitas dificuldades, como em tudo na vida, ainda mais sendo arte, o que infelizmente, ainda não é valorizado o quanto deveria ser. Começar é difícil, manter também é. É preciso investimento, grana, tempo, dedicação, e nem sempre temos isso para dar aquele empurrão. Eu mesma tive e tenho que correr atrás de tudo, financeiramente falando, não tive alguém que pagasse pelos meus sonhos. A dica que eu daria é, se você realmente quer algo, corra atrás, porque aí essas dificuldades serão barreiras necessárias para o crescimento, e elas acabam até ficando menores. – Afirma Gabi Mello.
INFLUÊNCIAS
Gabi diz que é apaixonada por blues, soul, jazz e rock, e que tem variadas influências musicais, mas costuma dizer que a partir do momento que começou a cantar blues e jazz, sua formação como cantora mudou para melhor. Ela cita Aretha Franklin, Joss Stone, Beatles, Ella Fitzgerald, Stevie Wonder, como os principais nomes.
- Meu som é pop por natureza, pelo fato da linguagem ser de fácil entendimento. Mas aí coloco muito das minhas influências, e isso engrandece o resultado. Talvez a definição seja um pop com pitadas de blues, soul e rock. – Diz Gabi.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Perguntada sobre como é seu processo criativo para compor as letras e melodias, Gabi diz que não tem muitas regras, às vezes cria a melodia primeiro, outras a letra ou a harmonia. Tudo vai depender do tamanho da inspiração, que segundo ela, vem da vida, do cotidiano, das pessoas e dos sentimentos.
- O tema é o que está na minha cabeça naquele momento. Pode ser algo sobre mim, sobre amigos, sobre o que vi na rua, etc. Além de compor, eu escrevo poesias e crônicas, inclusive tenho um blog onde posto algumas coisas que escrevo, e isso ajuda muito no processo de composição. Muitas vezes já tenho algo pronto, escrito, e busco harmonias e melodias que tenham a ver com aquele assunto. Melodias aparecem, às vezes juntos com a harmonia, outras vezes antes. Como disse, não tenho regras, só papel e caneta nas mãos. – Explica Gabi.
TRABALHOS GRAVADOS
Gabi Mello lançou recentemente um single e um clipe da musica “Hoje Eu Só Quero", de sua autoria e produzida por Eduardo Toledo. Ela diz que gostou muito do resultado da música e do clipe e fala que em breve outro single “sai do forno”. A canora e compositora pretende também lançar um EP com quatro ou cinco musicas, que será lançado ainda neste ano, ou no início do ano que vem.
CONTATOS:
Email: contatogabimello@gmail.com
Telefones: 31 9398-5307 ou 31 9133-1120 (falar com Cristiano)
Myspace: www.myspace.com/gabimello
Blog de crônicas poesias: www.cronicasgabimello.blogspot.com
Clipe: "Hoje Eu Só Quero": http://www.youtube.com/watch?v=l7bp8kptCLA
*No youtube tem vários vídeos ao vivo também.
- Olá pessoal! Convido a todos para conferirem meu som, que mistura blues, rock, pop e soul! Ficou curioso?? Acessem o meu Myspace! Espero que gostem! Beijos! - Gabi Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário