TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SONS DO BRASIL CONHEÇA A BANDA AFURYA



Formada em 2011, a banda AFURYA é composta por Filizzola (voz e guitarra), Flávio Mateus (guitarra, violão, teclados e backing vocal), Felipe Amorim (bateria) e Senilo Dutra (baixo). Os integrantes da banda, que é de Belo Horizonte (MG), já tocam juntos há dois anos, porem em outros projetos.
   
O INICIO
O guitarrista Flavio Matheus diz que a banda AFURYA nada mais é do que a continuação do trabalho que eles vinham fazendo, num projeto autoral que acabou. Ele ressalta que todos os integrantes fazem questão de tocar juntos, pois segundo ele há uma sinergia de idéias musicais.

- É muito interessante falar do início da AFURYA, pois essencialmente o que estamos fazendo é dar continuidade ao espírito de trabalho que vínhamos realizando em outro projeto autoral cuja vocalista decidiu descontinuar. Nós fazemos questão de tocar juntos, pois existe uma sinergia de idéias musicais e profissionais muito raras e fortalecidas nesse tempo todo. De uma forma ou de outra, estaríamos aqui, neste projeto, e a idéia de nos juntarmos foi tão natural que nem sei se existe mérito em algum de nós por esse caminho. A idéia de criar a AFURYA foi de todos nós. – Conta Flávio.    

- Eu e o Flávio havíamos tocado juntos numa banda cover há alguns anos. Conhecemos o Filizzola neste outro projeto autoral e logo vimos que tínhamos os mesmos objetivos musicais. O Senilo também já havia tocado com o Flávio em uma banda de jazz e foi chamado completar o time. – Diz o baterista Felipe Amorim.

DIFICULDADES
Perguntado sobre as dificuldades enfrentadas pela banda, Flávio responde que desde o inicio da AFURYA, o que algumas pessoas poderiam encarar como dificuldades, eles vêem como oportunidades.

- Tudo é crescimento e, diariamente, vejo AFURYA evoluir como um todo. Este processo é um desafio estimulante pra gente e os frutos já estão vindo. Afirma Flávio.

O NOME
De acordo com Felipe e Flávio, o nome AFURYA, surgiu após uma conversa entre eles e o diretor de marketing da banda, de inicio o nome seria “A fúria”, mas Flávio sugeriu mudar a grafia, juntando tudo e substituindo o “I” pelo “Y”. Segundo eles, AFURYA significa desabafo, ou ainda uma maneira de dizer que podem utilizar fúria, para criar uma realidade melhor.

- O nome surgiu de uma conversa que tive com Alex Brasil (nosso diretor de marketing). Inicialmente seria “A Fúria”, até que o Flávio complementou a idéia criando a nova grafia do nome. AFURYA é uma espécie de desabafo, ou mesmo uma catarse, é uma maneira de dizer que podemos usar a fúria que adquirimos nas situações ruins do cotidiano para nos motivar a criar uma realidade melhor. Também tem o fato de ser uma expressão do nosso dialeto interno. Quando alguém está muito tempo concentrado numa mesma atividade (praticando guitarra, jogando vídeo-game, etc), costumamos dizer: “fulano tá na fúria”. – Explica Felipe.

- É verdade, existia todo um contexto que nós da banda estávamos vivendo que era o inesperado fim do projeto anterior. Queríamos muito continuar tocando, até mesmo pra respeitar datas de shows que já estavam marcadas. Eu estava no banheiro e de lá ouvi umas maluquices, quando o Felipe gritou: “é... a gente tá na fúria”! Enfim, era uma expressão que a gente sempre usa em várias situações, boas ou ruins. Tivemos uma identificação quase que instantânea com o nome. Tem tudo a ver conosco, desde o início. – Diz Flávio.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
Falando sobre as influências musicais da banda, Felipe Amorim diz as principais são as “das antigas”, como Beatles, NOFX, Nirvana e o hard rock dos anos 1980. Ele ainda cita algumas referencias atuais, Nickelback, Green Day, Oasis,  Audioslave, Radiohead, Foo Fighters, entre outros. 

- Não há definição melhor para nosso som do que rock, pois é um estilo muito abrangente. Como uma banda de rock, podemos tocar baladas ou músicas mais “furiosas”. – Afirma Felipe

PROCESSO DE CRIAÇÃO 
Flávio conta que quase 100% das músicas da AFURYA começam“num cantinho, com o violão”. Segundo ele, Felipe tem muitas letras, então, na maioria das vezes, a melodia da voz aparece com os acordes, no final eles encaixam uma letra, depois desse processo eles pensam nos arranjos.

- A inspiração para as melodias da voz vem de um processo bastante artesanal, tentamos evitar o óbvio e, ao mesmo tempo, tentamos construir algo que seja familiar. Umas demoram pra sair, enquanto outras vêm quase que instantaneamente. É um exercício eterno de razão e intuição. – Diz Flávio.

- Nós procuramos temas que façam parte de nossas vidas, como relacionamentos, rupturas ou coisas simples do cotidiano, sempre prevalecendo uma idéia otimista, sobretudo “pé no chão”. Os temas podem ser diversos, mas temos esse compromisso com nós mesmos de escrever letras que “somem” na vida de quem nos ouve. Desse conteúdo não abrimos mão. – Conta Felipe.

TRABALHOS GRAVADOS
Atualmente a banda AFURYA está produzindo o seu primeiro EP que contará com cinco músicas inéditas.
  
AGENDA
14/10/2011 – IPATINGA (MG) - Pub “Bom Ré Mi Fá”

CONTATOS
Telefone: (31) 9133-1120.
Twitter: @afurya

- Hey pessoal, em breve AFURYA lançará seu EP! Estamos aqui no estúdio gravando nossas músicas para vocês ouvirem e se divertir. Estejam preparados! Enquanto isso, acompanhem nossa agenda e apareçam nos shows. Tem inúmeras surpresas neles. – Felipe Amorim, baterista da banda AFURYA.    

Nenhum comentário:

Postagens populares