TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O UNIVERSO – TEXTO OPINATIVO

Eu sempre tive muita curiosidade em relação ao universo, e sendo assim, toda oportunidade que tive de saber um pouco mais sobre o assunto eu aproveitei. Já li revistas, vi filmes e principalmente documentários em diversos canais da televisão aberta e fechada.

Como eu ainda tenho muita curiosidade, continuo lendo e assistindo, e apesar de gostar muito de saber sobre o assunto há certas afirmações que eu não consigo compreender. Para começar, os nossos telescópios e satélites, por mais poderosos que sejam, tiram “fotos” se assim posso dizer, de muito longe e alem disso, o universo não está estático, como se estivesse posando para a foto, está em movimento. Imagine então, a foto de uma corrida de formula 1 tirada a kilometros de distancia, se for possível ver algo, veremos só borrões, e da mesma maneira o universo.

 Por isso, eu não compreendo como os cientistas e especialistas no assunto podem afirmar tantas coisas, baseados numa foto tirada de muito longe e que provavelmente captou um quadro do universo que esta se movendo. Em minha opinião, essa é a mesma perspectiva que uma bactéria teria se fosse analisar o nosso planeta do ponto de vista dela.

Outra questão que sempre me chama a atenção é o fato de que sempre se baseiam em coisas que acontecem na Terra para tentar explicar fenômenos do universo e de outros planetas. Quando há uma busca por planetas que possam conter vida, sempre procuram formas de vida semelhantes a nossa, que necessite de água e oxigênio para sobreviver, o que no meu modo de ver, é algo extremamente arrogante, pois se na Terra existem seres vivos em locais que antes eram considerados impossíveis, porque no universo também não pode ocorrer o mesmo?

Há muito tempo atrás, acreditávamos que a Terra era o centro do universo, e hoje sabemos que nosso planeta é uma gota de água dentro de um oceano. Muitos afirmam que a vida necessita obrigatoriamente de água, como se ela fosse o “centro da vida”. Talvez daqui alguns anos vão descobrir que a vida pode existir de tantas maneiras, que provavelmente nunca conseguiremos compreender por completo. Pois afinal de contas, não passamos de bactérias em relação ao universo e sua grandiosidade.

  

Nenhum comentário:

Postagens populares