TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA CÃES DO CERRADO



Formada em Belo Horizonte (MG) no ano de 2007, a banda Cães do Cerradoé composta por Alcatraz no vocal, Gigopepo e 37 nas guitarras, Lixo e Corrupção no baixo e Malibu nos tambores e na bateria. 

O INICIO
De acordo com Malibu, tudo começou há quase dez anos, quando ele e Lixo e Corrupção estavam aprendendo a tocar e queriam fazer músicas. Eles tinham influência do punk rock e chegaram a ter outra banda com o nome Lendas Urbanas.

- O Punk Rock era um ponto de intercessão óbvio entre todos nós e foi nossa maior influência desde o começo. Em novembro desse ano seria a nossa primeira apresentação. Pouco antes da data marcada os Penais decidiram sair da banda, pois já não compartilhavam das mesmas idéias. Foi aí que aglutinamos outros três amigos: Gigopepo, 37 (guitarras) e Alcatraz (voz). Desde antes desse evento eu, Lixo e Corrupção, Dinamite, Gigopepo, 37 e Alcatraz, tínhamos uma ligação muito forte. Depois dele, percebemos o quanto queríamos ficar juntos e fazer muito barulho. O Pardal, que tocou bateria com a gente, estava em outra onda e resolveu seguir seu próprio caminho. No final das contas, sobraram nós seis, nenhum baterista e uma vontade de barulhar inacabável, então resolvi aprender a tocar bateria. Continuamos juntos até o início de 2005, quando resolvemos pendurar a chuteiras definitivamente. Mas isso não separou nossos laços, ainda éramos grandes amigos. Em meados de 2007, passei uma temporada perambulando pelo mundo com o Gigopepo e, durante essa viagem, surgiu aquele ímpeto de reunir os grandes amigos para tocar novamente. Esse era o embrião do que estamos propondo hoje. Não tínhamos vontade de ser o "Lendas Urbanas" outra vez, mas também não sabíamos muito bem qual seria o nosso caminho. O “Lendas” era uma coisa muito pessoal, uma expressão do nosso senso de humor interno, pastelão, quase circense e que não fazia sentido pra ninguém além de nós mesmos. Ao mesmo tempo rolavam os protestos contra "tudo isso que está aí" e claro, nenhuma habilidade musical. Foi uma boa fase, marcou um pedaço extremamente relevante na nossa história, mas não refletia o queríamos construir. Apesar das piadas e brincadeiras estarem presentes até hoje, a vontade era trabalhar algo mais profundo do que qualquer coisa que havíamos feito antes. Então fizemos do punk um meio de exprimir coisas legítimas que fazem parte da nossa realidade, dando início a banda Cães do Cerrado. – Conta Malibu.
O NOME 
Lixo e Corrupção conta que o nome Cães do Cerrado foi escolhido devido a importância que eles dão ao cerrado, pelo fato de terem feito muitas viagens pelo interior mineiro, e as cidades que mais marcaram eles eram no cerrado.

- Isso começou quando definimos que queríamos ter “Cerrado” no nome da banda. Resolvemos isso pela importância que esse bioma tem para nós. Já fizemos várias viagens pelo interior de Minas que nos marcaram, sendo todas no Cerrado.  Aí a primeira idéia foi ter como nome “Saqueadores do Cerrado”. Achávamos esse nome até legal, mas pesou contra o tamanho e suas múltiplas interpretações. Então, após algumas idéias intermediárias ruins, o F. Dinamite sugeriu “Cães do Cerrado” dando um elemento mais punk ao nome, que também trabalha com a idéia de que “No cerrado os cães são sujos, com sangue nos olhos. E entre árvores baixas e retorcidas, através de seus frutos de gosto forte, há pessoas que arrastam a vida. Como cães, tratados sempre a pontapés.” – Diz Lixo e Corrupção.

INFLUÊNCIAS
Segundo o baixista, os integrantes da banda possuem várias influências, algumas em comum outras mais pessoais. Em comum eles têm influencia de Ramones, The Clash, Stooges e Bad Religion, mas Lixo e Corrupção ressalta que todos da banda também são contagiados por musicas atuais e de outros estilos.

- Chegamos à conclusão de que há influências em comum e influências pessoais dos integrantes. Por exemplo, minhas influências na composição do baixo das músicas são, por exemplo, Rage Against The Machine, Red Hot Chilli Peppers, Rancid e Pearl Jam, mas não acho que RHCP ou Rancid sejam influências da banda. Todos os integrantes dos Cães são bem mente - aberta em relação à música. Meu gosto varia do rock mais barulhento ao sertanejo de raiz ou à música clássica. Inclusive já fui a alguns concertos de música clássica com o pessoal da banda. Eu gosto de pensar no som dos Cães como um punk rock não clássico. Não clássico porque, primeiramente, a realidade dos anos de 1970 mudou e a música, como qualquer arte, deve refletir a realidade de seu tempo. Eu não acredito que Sex Pistols, por exemplo, teria alguma repercussão hoje. Além disso, usamos elementos de outros estilos, com destaque ao surf music, estilo que nos remete à nossa cidade. Belo Horizonte é conhecida como a capital do surf (Hehe). Mas para ser mais prático, falar “punk rock” está ótimo. – Diz o baixista.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Falando sobre o processo de criação da banda, Lixo e Corrupção explica que inicialmente alguém chega com uma idéia, algo como uma “pré-musica” e cada um dos demais integrantes vai contribuindo da sua maneira até que tudo esteja finalizado. Segundo ele, geralmente muito é modificado da idéia inicial, eles vão lapidando as idéias até que o som chegar ao ponto que eles querem. Ele ressalta que não há um processo padrão e que inclusive procuram evitar padronizações.

- A inspiração vem do momento em que estamos. Algo que não acreditamos é no artista que cria sua obra em definitivo num único momento de inspiração. Nosso trabalho artístico é re-analisado várias vezes e, nesse processo, é importante dar um tempo para não avaliar algo no calor do momento. O problema é decidir quando está pronto. Mas tanto para a criação quanto para a escolha do tema, nos norteamos pela proposta da banda, que é fazer um som forte e rápido. Por isso, digo que o conteúdo das letras é sobre temas que são próprios para uma música forte e rápida. – Afirma Lixo e Corrupção.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Cães do Cerrado tem uma gravação feita entre 2008 e 2009 para divulgação que contém seis músicas. Atualmente se preparam para gravar o primeiro álbum que deverá ser lançado em 2010. 
CONTATOS
Site Oficial: www.caesdocerrado.com
Outros Sites: caesdocerrado.bandcamp.com  

- Quem quiser entrar em contato conosco pode nos mandar um email. No nosso site tem ainda os contatos de cada integrante, além de outras informações sobre a banda. E pra quem quiser ouvir nossas músicas é só acessar o nosso bandcamp. - Lixo e Corrupção, baixista da banda Cães do Cerrado.

Nenhum comentário:

Postagens populares