TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA EFEITOXCORE





A banda EFEITOXCORE é de Carapicuíba (SP) e teve seu inicio em 1999, porem a banda foi formada mesmo em Janeiro de 2003. A atual formação tem Alex e Ricardo no vocal, DJ Demi nas pick'ups, Ronie no baixo, Danilo na bateria e nas guitarras Davi e Silvio.


O INICIO
O guitarrista Silvio conta que a banda começou na escola, como uma brincadeira entre os amigos que no inicio ainda estavam aprendendo a tocar os instrumentos. No primeiro ensaio da banda que levava o nome Os curvas de rio, foram três bateristas, dois ou três guitarristas, três baixistas e três vocais. Quando um cansava entrava outro para substituí-lo.


- Nós começamos na escola, tocávamos nos intervalos, nada sério apenas para tirar um lazer, a maioria dos integrantes estava se formando professores pelo CEFAM - e nem sabiam tocar instrumento algum. Inventamos de fazer um ensaio e definitivamente formar a banda, um erro, pois no ensaio haviam três bateristas, dois ou três guitarristas, três baixistas e três vocais. Quando um cansava entrava outro para substituí-lo, uma bagunça que tinha nome Os curvas de rio. Em 2003 eu e o Sergio (que era um dos vocais dessa banda) estávamos cansados de não fazer nada e então decidimos formar uma nova banda e convidamos o Danilo (baterista do Diffusion e Curvas de rio) e Junior para levarem a sério a música. Começamos tocando em festas de amigos, e depois fomos convidados a tocar em botecos em Carapicuíba. No ano de 2004 a banda passa por uma serie de entradas e saídas de membros, mas consegue superar as dificuldades e engrena, participando de eventos em Carapicuíba e região. Já em 2005 gravamos nossa 2ª DEMO e conhecemos o Demi (DJ) e a banda começa a ganhar espaço em São Paulo. Em 2007 um ano com a mesma formação (uma coisa rara), demos inicio na gravação de um CD/DEMO mais oficial e voltamos a tocar São Paulo capital e região, até sermos convidados a tocar no Rio de Janeiro (RJ), onde a banda se vê como banda, tendo seu trabalho reconhecido. Em 2008 participamos do Grito do rock no abc e festivais em São Paulo. Em 2009 fomos convidados para participar de eventos em São Paulo capital e interior, alem de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas gerais. Atualmente estamos trabalhando no nosso CD. Nunca desistimos dos nossos sonhos mesmo com tantas dificuldades para formarmos a banda. – Conta Silvio.


O NOME
De acordo com Silvio, de inicio a banda iria se chamar Os Pereiras, numa homenagem aos Ramones e pelo fato de três dos integrantes fundadores da terem Pereira no nome. Mudaram de idéia e por sugestão de um amigo começaram a utilizar o nome Efeito Colateral. O guitarrista diz que o nome começou a ficar conhecido em São Paulo e em outros estados, mas descobriram que havia outra banda com o mesmo nome e mudaram para EFEITOXCORE.


- Um amigo nosso (que um dia viria a ser um dos vocais) citou "Efeito colateral, esse nome está na capa do CD do Rappa e seria legal vocês colocarem...", então um dia pensamos; se somos uma banda punk/grunge/hardcore somos o contrário do que nos foi ensinado, somos o efeito colateral do sistema (visto que somos formados professores). No passar dos anos a banda começou a ter seu nome bem conhecido tanto dentro de São Paulo quanto em outros estados e ai estava o erro, pois quando íamos conversar com algum organizador de evento o cara perguntava qual o estilo do som? Respondíamos rapcore. E o organizador questionava “Ué vocês não são pop?” Havia outra banda ganhando nome em cima do nosso! Como a banda mescla vários estilos, escolhemos o nome EFEITOXCORE. Sendo o “X” uma incógnita, uma variação do rap/reggae/metal entre outros estilos, mas com a mesma ideologia do Efeito Colateral. – Explica Silvio.


INFLUÊNCIAS
Silvio diz que os integrantes da banda são bem ecléticos e é isso que dá “cara” para a banda. Ele cita Planet Hemp, O Rappa, S.O.A.D, Korn, Racionais Mc's, DMN, Public Enemy, Cypress Hill, Dead Fish, Pennywise, Nofx, Black Sabbath, Slipknot, Bob Marley, Red hot chili peppers, Tim maia, alem de classic rock e bandas do pop/rock nacional com sendo as maiores influências da banda.


TIPO DE SOM
Perguntado sobre como definiria o tipo de som que a banda faz, Silvio explica que eles procuram não se rotular, ele ressalta que a banda tem como um dos ideais fazer musica de qualidade e que passe uma mensagem que gere reflexão a pessoa que escutar.


- Não temos um rótulo, temos uma idéia que batizamos como nu/rap/punk/core, mas temos como ideais um som de boa qualidade, que passe uma mensagem abrindo a cabeça de quem escuta e que esse (a) pare para pensar e reflita em suas atitudes, vendo o mundo com outros olhos.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
O guitarrista fala que a as musicas são criadas a partir das letras, que geralmente vem dos vocalistas que já pensam numa batida ou levada. O restante da banda já pensa em bases e no final eles se reúnem no estúdio e discutem como irão terminar a criação da musica.


- A nossa inspiração vem do dia-a-dia, do cotidiano da sociedade!!! Tentamos retratar intrinsecamente ou claramente, o caos onde vivemos. Fatos reais que podemos ter passado ou não, abordando sempre a hipocrisia de um mundo porco, com sua sujeira sendo varrida para debaixo do tapete. – Afirma Silvio.


TRABALHOS GRAVADOS
A banda EFEITOXCORE tem um CD/DEMO independente, com seis músicas gravadas por eles mesmos. Atualmente estão trabalhando um novo CD que será divulgado em breve.


AGENDA
DIA 20/09 - CASTELO ROCK BAR (mais info. no fotolog.com/efeitoxcore)
DIA ??/?? - CASA DE SHOW MATRIZ / MG - (mais info. no fotolog.com/efeitoxcore)
DIA 12/10 - PQ DOS PATURIS (mais info. no fotolog.com/efeitoxcore)


CONTATOS
Telefone: (11) 67343873


- O Manifesto através da arte, músicas elaboradas a partir de um instrumental pesado com expressão e vocais alternando-se entre "gritos, idéias e ideais", com isso, procuramos abrir sempre os olhos da sociedade contra a hipocrisia de um mundo capitalista, esse é o EFEITOXCORE dá uma conferida no nosso som e diz o que achou. – Silvio, guitarrista da banda EFEITOXCORE.

Nenhum comentário:

Postagens populares