TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA ZONA TRIBAL







A banda Zona Tribal é de Manaus (AM) e foi formada em 1996. A formação atual é composta por Mencius Melo (vocal) Jean Carlo (guitarra) e Marcos Mora (bateria).


- Tivemos algumas mudanças na formação inicial da banda, mas, o núcleo formado pelo guitarrista Jean Carlo, o baterista Marcos Moura e eu, permanece há uma década. – Ressalta Mencius Melo.


O COMEÇO
De acordo com Mencius, a principal dificuldade que a banda enfrenta inclusive nos dias atuais é ser uma banda que toca som autoral, em Manaus, que segundo ele prevalece a cultura do importado.


- Para ser honesto, nossa principal dificuldade foi e ainda é fazer um trabalho autoral em uma cidade como Manaus. Infelizmente aqui ainda prevalece a cultura do importado, muito difundida nos tempos áureos da borracha, quando o Amazonas respondia por 40% da economia brasileira. Vivemos em uma cidade de grandes shows, de consumo frenético, mas, sem uma cadeia de produção musical que se complete já que faltam rádios para executar as músicas, discos constantes nas prateleiras, um circuito de casas e eventos que contemple a produção autoral e por ai vai. A banda surgiu nos corredores da Universidade Federal do Amazonas em 1996 com uma idéia simples de fazer música. Lembro que eu tinha um slogan pomposo para definir a banda. A Zona Tribal é uma banda de trabalho autoral que faz arte com muita propriedade sem ter medo de errar. – Afirma o vocalista.


O NOME
Mencius explica que Zona Tribal é um nome que eles criaram juntando Zona (de Zona Franca) e Tribal (de índio). Segundo ele, o nome traduz bem a origem da banda.


PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Perguntado sobre as influências musicais da banda, Mencius diz que a banda tem uma veia punk e grunge, mas ressalta que muitas coisas os influenciam. Ele cita bandas como Nirvana, R.E.M, Titãs, Legião, Stone Temple Pilots, Pearl Jam, Plebe Rude.


- Como banda de um período de transição, temos influencias do anos 1980 e 1990 e tudo de qualidade que o rock brasileiro e gringo pôde nos proporcionar. Mas, a chamada música étnica, tem uma ponta no trabalho da banda. Como parintinense eu sempre tive e tenho uma identidade muito grande com a sonoridade tribal feita para a festa dos bois de Parintins e isso fica latente em algumas de nossas músicas, como em Ritual, Guerrilha e Kariwa. – Diz Mencius.


TIPO DE SOM
A definição do som da banda, segundo o vocalista, é rock, dentro de todas as possibilidades que o estilo pode oferecer. As letras das musicas são criadas por ele que apresenta aos demais integrantes e eles a partir disso eles vão desenvolvendo tudo. Ele ressalta que muita coisa é feita em casa, no quarto.


- Muito do que criamos é feito da observação do mundo, da vida que corre nas ruas das grandes cidades, na calma e no silencio das lembranças, nesses dois mundos de selva e concreto em que Manaus se situa. Costumamos fazer poesia confessional e por vezes social. Há sempre uma postura crítica, mas, nada que beire o chavão acéfalo e a letra de protesto pelo protesto. Falar muito e não dizer nada não é algo que definitivamente atraia a banda. – Explica Mencius.


TRABALHOS GRAVADOS
A banda Zona Tribal tem dois discos gravados de forma independente Zona Tribal (2002) e Extremo Norte (2006). Recentemente assinaram contrato com a gravadora Blast Records do Rio de Janeiro e estão lançando seu terceiro disco com distribuição nacional pela Sony. O disco chama-se Crônicas conta com a produção de André Kostta. e tem 11 faixas que são novas versões de musicas do dois primeiros discos.


CONTATOS
Blast Record: www.blastmusic.com.br


- Somos uma banda de conteúdo com sonoridade simples, mas, que tem algo a dizer. Somos do extremo norte do país, de um Brasil que não se conhece, mas, que fala a mesma língua, tem quase os mesmo olhos azuis, o mesmo Deus na prateleira das esperanças, as dores e as cores da América do Sul. Ouçam-nos. – Mencius Melo, vocalista da banda Zona Tribal.

Nenhum comentário:

Postagens populares