TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA DUELECTRUM





A banda Duelectrum é de São Paulo (SP) e tem dez anos desde sua primeira formação. Atualmente compõe a banda Filipe Albuquerque (guitarra e voz) Franklin Weise (baixo e sintetizador) e Luiz Freitas (bateria).


O COMEÇO
De acordo com Filipe, ele e Franklin, que se conheceram em 1998, tocavam em dupla, com uma bateria eletrônica. Como eles gostam dos mesmos sons, resolveram formar uma banda e ver o que acontecia.


- No começo, a principal dificuldade que tivemos foi arranjar baterista, além de encontrar lugares para tocar. Começamos como uma dupla, eu e o Franklin, só guitarra e baixo, usando bateria eletrônica. Na verdade, não teve um “cabeça” da banda. Eu estava a fim de fazer um som e conheci o Franklin no final de 1998. Gostávamos das mesmas coisas e decidimos tocar para ver no que dava e aí virou banda. – conta Filipe.


O NOME
Filipe explica que Duelectrum foi uma sugestão dele e é a união de três palavras, Duo que significa dupla, Danelectro nome de uma marca de instrumentos musicais e Spectrum, nome de uma banda que eles gostam.


INFLUÊNCIAS MUSICAIS
O guitarrista e vocalista diz que eles escutam muito rock inglês e americano de 1990 e 1990. Perguntado sobre quais bandas que são as principais influências ele cita nomes como Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine, Cocteau Twins, Dinosaur Jr e Specemen 3.


- Normalmente chamam a gente de shoegaze, porque o tipo de som que a gente faz tem muito a ver com esse estilo inglês de 1980 e 1990. Acho que tem muito de noise pop, porque são músicas simples, com três ou quatro acordes, com muita melodia e muito barulho. Não existe um processo de criação padrão, eu geralmente penso em melodias e tento adaptá-las às devidas harmonias, depois disso levo nos ensaios e a gente cria em cima. – explica Filipe.


TRABALHOS GRAVADOS
A banda Duelectrum tem três EPs gravados, Duelectr1 de 2001 (independente), Electrolândia de 2008 (Pisces Records e Sinewave) e Tempestadestelar de 2009(Sinewave). Os dois últimos saíram em versões virtuais, para download, com poucas cópias físicas.


- Nosso objetivo é lançar um disco cheio logo, até o início do ano que vem, se for possível. Tem muita música ou pronta ou em vias de ficar pronta. Falta só ir pro estúdio e gravar. – diz Filipe.
CONTATOS
Emails: filipe_albuquerq@uol.com.br - franklin.weise@uol.com.br
Myspace: www.myspace.com.br/duelectrum2006
Outros sites: www.sinewave.com.br


- Passem pelo nosso myspace ou no site da Sinewave. Os dois últimos EPs estão disponíveis pra download grátis. – Filipe Albuquerque, guitarrista e vocalista da banda Duelectrum.

Nenhum comentário:

Postagens populares