TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA VENIVERSUM, DE CUIABÁ





A banda Veniversum surgiu em 2009 em Cuiabá (MT) e tem na sua formação Bruno Bottega (Boto) e Leonardo Ost (Caco) nos vocais e guitarras, Ícaro Hornick (Tuio) no baixo e também no vocal e Guilherme (Zazu) na bateria.


O INICIO
Bruno, Caco e Tuio já participaram de outras bandas em Cuiabá (MT), porem estas não tiveram muita duração e com o término das bandas, Bruno diz que tentou montar outros projetos, mas como o antigo baterista mudou de cidade, ele ficou sem ter a quem recorrer, foi quando um amigo lhe apresentou o Guilherme (Zazu), atual baterista da banda.


- Por acaso, um amigo me indicou o Zazu, conversamos algumas vezes. Ensaiamos uma vez, isso no final 2007 se não me engano, mas foi um ensaio de 20 minutos e depois disso, ficamos sem se quer nos falar por um ano, acredito. Na época eu morava em uma cidade a 200 km de Cuiabá, Rondonópolis, morei um ano por lá e por sorte, quando voltei a habitar o Cuiabá, encontrei Zazu em um super mercado e trocamos umas idéias. Falamos sobre montar um home-estúdio e fazer um lance em off. Isso em outubro de 2008. Daí, trampamos um mês nesse "estúdio" e eu resolvi chamar o Tuio, foi quando tudo começou. Minha idéia na época era um power-trio, mas construção do estúdio, Caco nos deu ajuda e após o término, ele acompanhou alguns ensaios e se ofereceu para tocar, e ai estamos, banda Veniversum montada, porém, sem nome ainda. Ensaiamos um tempo e, em dezembro, Tuio foi para os EUA, fazer um intercâmbio, e demos continuidade somente os três. Tuio voltou em março e nisso, já tínhamos dez músicas semi-prontas, ensaiamos todas e no dia 06 de julho de 2009, estávamos nos apresentando no Prêmio hellcity. Antes de nossa apresentação como banda, tínhamos lançado nossa Web TV, que tem episódios lançados periodicamente demonstrando nosso dia-a-dia como pessoas, banda e babacas (hahaha). Até agora temos cinco shows realizados, sendo que o quarto foi feito em Montes Claros (MG). – Conta Bruno Bottega.


O NOME
De acordo com Bruno, o nome veio de uma frase que o Caco encontrou no Google, “Vi veri veniversum vivus vici”, que é uma frase em latim de uma peça teatral de Christopher Marlowe, e segundo Bruno ficou mais famosa no filme "V de Vingança”.


- O nome da banda é sempre uma dor de cabeça. Sempre rola um dilema para escolher entre nomes em inglês ou em português. Para cortarmos toda essa balela, resolvemos buscar por nomes "universais". Qualquer um que escutasse ou lesse, pelo menos em teoria, buscaria um significado, porém não atrelaria a nenhuma nacionalidade específica, ou algo controverso como "Sua banda tem nome em inglês e vocês cantam em português?" Um dia, nessa busca Caco, se divertindo no fantástico mundo chamado Google, sabe-se lá como, encontrou a frase "Vi veri veniversum vivus vici", que é uma frase em latim e significa "pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo". Com essa frase, discutimos e achamos que o Veniversum, que significa Universo, era um nome "universal", de peso e bonito. Daí vem o nome da banda. – Explica Bruno.


INFLUÊNCIAS
O vocalista e guitarrista diz que eles são influenciados pelo mundo, não sendo especificamente por músicas. Apesar de tocarem rock, Bruno cita como referencias nomes como Justin Timberlake, Whitney Houston e Zé Ramalho.


- Creio que a melhor definição para o nosso som seria uma mistura de amor, amizade, sinceridade, raiva, simplicidade e coca-cola, muita coca-cola. – Afirma Bruno Bottega.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
Bruno conta que o processo de criação da banda é feito por meio de jams sessions. Geralmente alguém chega com algum riff, eles testam algumas idéias e vão desenvolvendo as músicas na hora. De acordo com bruno 90% das canções são feitas na hora, e algumas coisas são acertadas posteriormente.


- Viver é nossa principal inspiração para o processo de criação de letras e melodias. Abordamos situações que fazem parte do cotidiano do mundo, e não propriamente coisas diretamente relacionadas á nossa rotina. Costumamos nos expressar sobre essa preguiça universal das pessoas em pensar, á não procura em saber o que é realmente certo ou errado, se é que existe o certo e errado. Termos que são usados por senso comum, mas que, pouquíssimas pessoas sabem o real significado. Nós não buscamos sair do clichê, só queremos expressar que a vida em si, vai muito além, em todos os aspectos, muito além dessa vida cotidiana que levamos e que acreditamos ser o ideal ou essencial. Como seres humanos, devemos ter uma função nesse mundo que vai além de somente aceitarmos valores introjetados sem refletirmos sobre tais deveres e valores. – Ressalta Bruno.


TRABALHOS GRAVADOS
A banda Veniversum tem uma single chamada "Alegoria da Caverna" que foi lançada a pouco mais de um mês. Eles chegaram a dar inicio ao processo de gravação de um CD contendo 10 faixas, porém ainda não concluíram esse projeto.


- Acredito que essa música não expressa o que realmente é a Veniversum é, mais no sentido de não ter a cara "predominante" da banda, porém, é uma musica importante pelo conteúdo que leva e pelo marco que teve como uma primeira canção de trabalho nesse início de banda. Estamos visando gravar um clipe dessa canção para o segundo semestre, mas apenas recrutando um possível produtor, ainda. – Diz Bruno.


Agenda
29/08/2009 - Festival "Eu quero é rock" - Ji-paraná (RO)
03/09/2009 - Re-lançamento do Coletivo Volume – Cuiabá (MT).


CONTATOS
Telefones: (65) 3628-3437 / (65) 8125-8468 / (65) 99012886


- Gente, eu peço ai que se vocês não tiverem o que fazer (se tiverem não tem problema, é só adiar as tarefas e investirem o tempo de vocês na gente hahaha), poxa, confiram nosso som. Por enquanto só temos uma single gravada, mas, ela está no ar em nosso myspace (este que ainda se encontra em construção) e pode ser conferida ali, quantas vezes tu quiser. Se tu cansar de apertar aquele botão de play pentelho, é só entrar no site trama virtual, ai tu baixa a musica e pronto, escuta até enjoar. Se quiserem conhecer nosso cotidiano, só acessarem nosso perfil no youtube, lá tem vários episódios sobre nosso dia-a-dia aqui em Cuiabá e sobre nossas possíveis futuras viagens, inclusive, já já vai estar no ar a cobertura do nosso show em montes claros. - Bruno Bottega (Boto), vocalista e guitarrista da banda Veniversum.

3 comentários:

Unknown disse...

Valeu demais por essa atenção ein samuel? de verdade mesmo. Que nos encontremos em breve pra produzir loqueragem pra todo mundo. hahaha
abração!

Fabinho Venial disse...

incrivel como o Rock tem esse poder de fazer coisas boas, seja como banda ou como pauta de um jornal bacana como esse e quando as duas coisas ou mais que são pró-Rock se juntam, puxa! da força pra continuar a acreditar que tudo valeu e vale a pena! materia legal, blog bacana! tudo como deve ser...ROCK!

Fabinho - vocal Venial
KILL'emo'ALL!

Anônimo disse...

Veniversum mais uma vez mostrando a todos que não veio para brincar em serviço letras boas musicalidade exelente nota 10 pros garotos , gostei do jornal achei um tanto interressante estão de parabéns. Rock Life!!!

Postagens populares