TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 21 de julho de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA RES NULLIUS





-->

A banda Res Nullius é de Montes Claros (MG) e é atualmente formada por Leandro (guitarra base), Leandro Rodrigues (vocal), Diego (baixo), Júnior (guitarra solo) e Pedro Henrique (bateria). A banda começou com suas atividades em 2005, e segundo o baterista, a mudança na formação fez com que a banda se tornasse mais técnica, tendo guitarras mais trabalhadas e um baixo mais definido.


- A banda começou de uma maneira interessante, os dois “Leandros” que fazem parte da banda, já tinham uma banda grunge que acabou não dando certo, foi quando resolveram fazer outro projeto para tocar um som mais pesado, que seria o new metal. Porém, não tinham baterista nem baixista e o pior é que nenhum baterista até então tinha se interessado em fazer aquele tipo de som. Quando eles estavam praticamente desistindo, ficaram sabendo, por meio de um amigo em comum, que eu tocava bateria, foi quando me fizeram o convite e eu aceitei isso em 2005. O próximo passo foi encontrar um baixista e um lugar para ensaiar. Acabou que conseguimos entrar em contato com um amigo deles que ainda estava aprendendo a tocar, mas que aceitou o convite. Começamos a ensaiar na casa dele (o quarto mal cabia a batera, mas a vontade superava a falta de espaço). Ensaiamos continuamente até o ano de 2008; primeiro somente covers de bandas, mas nunca chegamos a tocar em lugar nenhum, o que começou a desanimar a galera. Começamos então a nos dedicar a um trabalho autoral e chegamos a compor nove músicas. Ainda no ano de 2008 surgiu a oportunidade de tocar no Metal Moc Rock Festival III, nosso primeiro show, e achamos que daria um gás para a banda, mas, pelo contrário, algum tempo após o show a banda acabou. Ficamos uns oito meses parados, quando Leandro me ligou e disse que queria retomar o projeto, mas dessa vez pra fazer um som mais trabalhado, mais elaborado. Por esse motivo resolvemos procurar um guitarrista solo e um baixista. Depois de algum tempo e alguns testes com outros guitarristas e baixistas chegamos à formação atual. - Conta Pedro.
O NOME
De acordo com Pedro, o nome foi uma sugestão dele. O baterista explica que no direito civil a “res nullius” significa “coisa sem dono”, que não pertence a ninguém. O motivo da escolha foi para simbolizar que a banda não possui dono.


- Todas as nossas decisões são tomadas de forma democrática, sempre pela maioria dos membros, ninguém é mais dono da banda que ninguém! Os integrantes formam uma base única e todos são de igual importância nas decisões que envolvem a Res nullius. É basicamente isso. – Diz Pedro.
INFLUÊNCIAS
O baterista diz que as influências da banda variam muito entre os membros, indo do metal melódico, passando pelo trash, new metal, death metal, dentre outras vertentes do rock.
Se fossem definir o som que fazem, Pedro diz que definiriam como sendo um som hibrido, uma fusão entre os estilos que compõe as principais influências musicais da banda.


- Eu particularmente não gosto de rótulos, porque isso acaba prendendo a banda na hora de compor. Os músicos acabam se limitando, ficam vinculados àquele estilo. Entendo que nosso som seja metal, mas sem uma denominação específica. Seria um som híbrido, uma fusão do metal melódico (guitarra solo), com trash metal, new metal e até o death. No show, onde poderemos tocar todas as nossas novas músicas, acho que essa fusão poderá ser mais bem notada. – Afirma Pedro.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Pedro diz que não um processo padrão na hora de criar as músicas, todos os membros tem liberdade para apresentarem suas idéias e partir disso eles trabalham em cima. Leandro ressalta que os temas abordados nas letras são variados.


- As letras abordam basicamente questões existenciais, as relações interpessoais, psiquismo, dentre muitos outros temas. – Diz Leandro Rodrigues.
TRABALHOS GRAVADOS
Segundo Pedro, o objetivo principal da banda é a gravação de um CD demo, mas por enquanto, como estão retomando o projeto, resolveram dar ênfase na produção de novas músicas. O trabalho atual já conta com uma gravação, a música s “ninguém dará valor” que já está disponível no myspace da banda.
CONTATOS
Perfil no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=2653147654396098644
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91622956
Myspace: http://www.myspace.com/resnulliusmetal


- Pessoal, gostaríamos de lhes convidar para conhecer o som da nova Res nullius. A banda está mais madura, os músicos mais experientes, as músicas mais trabalhadas e agora em português. Gostaríamos que conhecessem nosso myspace e ouvissem com calma nosso novo trabalho. Espero que gostem, temos também um novo perfil no orkut e uma nova comunidade que também gostaríamos de pedir para que adicionassem. Seria muito bom ter o retorno de todos e manter contato com aqueles que se interessem pelo som da banda. Qualquer dúvida ou contato profissional, a galera pode mandar um scrap no orkut que eu responderei o mais rápido possível. Grande abraço a todos. – Pedro Henrique, baterista da banda Res Nullius.

Um comentário:

Robson Ribeiro disse...

Olá Samuel!

Parabéns pelo Blogue!
Muito bom mesmo.

Gostei muito e já votei no TopBlog.
Estou concorrendo também com o www.poesiaemblog.blogspot.com, e aguardo sua visita e o seu voto.

Grande Abraço!

Postagens populares