TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 8 de julho de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA JULGAMENTO







-->
A banda Julgamento é de Belo Horizonte (MG) e tem na sua formação atual Roger Deff, Ricardo HD e Voz Khumallo (vocais), Gifoni e Tobias (toca-discos), Gusmão (bateria), Helton Resende (guitarra) e Luiz Prestes (baixo).
O COMEÇO
De acordo com Roger Deff, tudo começou em 1995, mas nesta fase ainda utilizavam a formação clássica de grupos de rap e hip hop, composta por DJs e mcs. Em 2006 iniciaram a fase banda, com a entrada do baixista, do baterista e do guitarrista.

- O trabalho começou comigo em 1995 e alguns parceiros, esta fase inicial contou com a participação de muita gente, nem dá para citar todos aqui. Eu ainda era um garoto na época, e só queria mesmo fazer rap, sem maiores pretensões. Era o som que tinha mais a ver com minha história pessoal, assim como boa parte dos garotos oriundos das periferias dos grandes centros. No início éramos uma espécie de “patinho feio” da cena rap da cidade, estávamos aprendendo as coisas ainda. O grupo, com a formação inicial, foi até o ano de 1998. Decidimos que era a hora de parar, porque naquele momento ninguém tinha certeza se queria mesmo prosseguir com aquilo. Em 2000 resolvi voltar, muito graças a pressão de um amigo, o Negro S (Sidnei). Ele acreditava muito na proposta do Julgamento, então retornamos, primeiro só nós dois, depois vieram outras pessoas, como o meu irmão Ricardo HD, o DOC (Cristiano) que era rapper de um grupo de Betim chamado Lista Negra, veio o Khumallo, também de Betim e o Giffoni que passou a ser o Dj do grupo. A proposta, a partir daí, era mais séria, queríamos fazer um trabalho que dialogasse com outras vertentes musicais e que tivesse uma identidade única, não queríamos ser mais um grupo. Sim, havia uma certa pretensão na proposta, mas só valia a pena fazer se fosse assim e começou, desta forma, a fase mais importante do Julgamento e que dura até hoje. A princípio, era a formação clássica, DJs e mcs, só em 2006 que conseguimos iniciar definitivamente a fase banda, com o Cássio Ragnaman no baixo e o Gustavo Caetano na bateria. Mais tarde veio o Kiko Ianni para fazer as guitarras e começamos a mesclar isso com os samplers que já utilizávamos na época. Em 2008 lançamos o nosso disco de estréia “No Foco do CAOS” e a formação mudou, desde então. Participamos de festivais como o Conexão Vivo, o Escambo (Sabará), Eletrônika, entre outros. Isso nos deu a possibilidade de abrir o som para novos públicos. – Conta Roger Deff.
O NOME
Roger diz que escolheu o nome Julgamento porque lhe parecia forte e com uma boa sonoridade e ressalta que para a banda, o significado da palavra está mais ligado a idéia de discernimento e análise.

- Quando comecei o nome Julgamento me parecia forte, incisivo e com uma sonoridade interessante. Foi nisso que pensei quando escrevi isso num papel. Só depois fui pensar em uma justificativa, pensei no que fazíamos, dos assuntos, da abordagem... Julgamento é uma palavra, que para a banda, está mais ligada à idéia de discernimento e análise, já que abordamos os temos se nos posicionar como juízes, mas buscando uma discussão sobre os assuntos. – Explica o vocalista.
INFLUÊNCIAS
O vocalista diz que a banda tem influências tanto musicais como literárias, mas falando de som, cita nomes como Public Enemy, Cypress Hill, Rage Against The Machine, The Roots entre outros da cena rap de 1990.

- Usamos uma frase pra tentar definir o que fazemos; “ritmo e poesia em sua mais pura expressão”. O Julgamento tem muito de Public Enemy e Rage Against The Machine na postura, e a sonoridade também remete aos dois, ao mesmo tempo que tem muita coisa brazuca como referência, inclusive Tom Jobim e Tim Maia, mesmo que apenas em algumas músicas. Mas em suma, fazemos hip-hop, é essa a nossa espinha dorsal, o restante são pontos de inspiração. – Ressalta Roger.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Falando sobre como as músicas são criadas, Roger diz que não é nada muito estático que na maioria das vezes tudo começa a partir das letras que surgem de discussões e de momentos que eles estão vivendo.

- A nossa inspiração vem de assuntos do nosso cotidiano. Quando escrevi “Homem-máquina”, por exemplo, foi num momento de ralação, quando eu me sentia, assim como muita gente, explorado no trabalho, e sem reconhecimento. A música “Caos”, veio em um período que certos preconceitos foram se tornando muito perceptíveis para mim. Notei a preocupação excessiva que as pessoas tinham com padrões de comportamento, principalmente em relação aos outros. Junto disso vinha o comodismo com as situações, daí percebi que quem pensava demais no coletivo era tido como anormal na história, uma espécie de Dom Quixote. Então escrevemos algo falando de como seria o mundo se as pessoas mudassem a postura em relação às coisas, se a informação chegasse e todos tivessem noção do nível de exploração que sofremos... seria algo caótico, daí o nome “Caos”. Enfim, não há um padrão. Cada letra surge de uma forma diferente. – Diz Roger Deff.
TRABALHOS GRAVADOS
A banda Julgamento possui um álbum gravado com o nome “NO Foco do CAOS”, produzido e gravado no Estúdio Giffoni e lançado em 2008. A banda planeja gravar um novo disco em 2010.
PRÓXIMO SHOW
26/07/2009 - Festival Escambo, Sabará (MG)
CONTATOS
Telefone: (031) 8603 4612
MSN: rogerdeff@hotmail.com
Blog: HTTP://julgamentoemcena.wordpress.com
Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=-vA2OzrzfzY
Para baixar o CD:
http://www.mediafire.com/download.php?dwv0tf2ymdt

- Acessem os nossos espaços virtuais, ouçam e baixem as músicas. Espero que gostem. – Roger Deff, vocalista da banda Julgamento.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi o Julgamento em coletânea da Telemig Celular e achei a música boa, letra bem feita!

Anônimo disse...

Eu indico o Myspace dos caras... mto bom!

www.myspace.com/julgamento2008

Ricardo Mafra disse...

Du karaleo by Ricardo e Cirlene _ Vespasiano

Postagens populares