TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA MANOLOS FUNK,





A banda Manolos Funk é de Belo Horizonte e surgiu no ano de 2004, quando quatro amigos que curtiam o funk rock se uniram. A atual formação é composta por Tchululu no vocal, Marcelo no baixo, Fred na bateria, Gustavo Rique nos samplers e Ricardo Ulpiano na guitarra.
- O Manolos se juntou no final de 2004, basicamente através de quatro amigos que curtiam o funk rock. Desses quatro caboclos, estão na banda até hoje eu, o Marcelo e o Tchululu. Mas aí veio uma contusão punk no meu joelho, jogando bola (acontece sempre com os craques), e só voltamos a nos reunir em março/abril de 2005, mas aí em definitivo. Tocávamos alguns covers para dar liga no inicio, mas o foco sempre foi o trabalho autoral. Enfrentamos as mesmas dificuldades de todas as bandas que se aventuram no caminho do autoral. Nosso plus nesse quesito foi o tal do guitarrista. Como teve guitarrista nessa banda minha gente. Muita gente boa de serviço! Ainda bem que somos amigos de todos até hoje. Ano passado entrou o atual, Ricardo Ulpiano que veio já com espírito de manolos mesmo. E o rolê que era de quatro (sem pensar bobagem galera!) virou de cinco no inicio de 2008 quando o Gustavo entrou, primeiro como percussionista e agora como DJ. – Relembra Fred.
O NOME
De acordo com Fred, o nome Manolos foi sugerido por ele e o Funk foi sugestão do Tchululu e do Marcelo. O baterista diz que a inspiração veio da identidade chicana que eles têm.

- A inspiração para o nome passa um pouco pela identidade chicana que temos, outro pouco pelo personagem Manolito, na tira da "Mafalda" e outro pouco pelo fato de ser um nome que é tanto portuga como espanhol. E é funk, porque temos uma cozinha bem funk mesmo. Mas esse Funk no nome já deu pano para manga, até umas piriguetes foram em nosso show que rolou em um teatro achando que era Funk carioca. – Conta o baterista.
INFLUÊNCIAS MUSICAIS
Fred diz que a banda tem inúmeras influências musicais, e sita nomes como Primus, Red Hot Chilly Pepers, Rage Against The Machine, Faith no More, Incubus, Jamiroquai, e pitadas de sons nacionais como Ed Motta, Chico Science e Nação Zumbi.

- Somos meio bob esponja... acaba que em cada show que assistimos, seja de uma galera com nome, seja de uma galera que ta na cena indie igual a gente, aprendemos muita coisa que usamos no nosso som. – Ressalta Fred.
ESTILO
Tchululu define o som da banda como sendo meio hibrido, e por isso acha difícil classificar o estilo. Segundo ele, a base sonora é o funk, com elementos de outros segmentos musicais.

- Na verdade temos um som meio híbrido, por isso, acho difícil criar um rótulo para o Manolos Funk. Nossa base sonora é o funk, mas experimentamos vários elementos dentro da nossa sonoridade. Algumas pitadas como rock inglês, nu-metal, acid jazz e pop são importantes para a formação do nosso som. Acreditamos que a música não pode ser um processo fechado por isso estudamos sonoridades e damos liberdade para que elas apareçam, sem amarrar o processo de criação musical. Hoje nossa sonoridade é essa, mas nada impede de fazermos coisas diferentes. Isso vai depender do nosso momento pessoal e sonoro. – Explica Tchulu.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
O processo de criação das musicas, de acordo com Fred, é bem livre, mas o baterista ressalta que geralmente eles começam com uma linha de baixo, e a partir delas vão acrescentando bateria, voz, as guitarras e finalizam com as intervenções do Gustavo.

- Tudo é feito de maneira onde todos opinam dentro do processo de composição em todos os instrumentos, sem stress. – Diz Fred.

- As letras são difíceis de explicar. Na banda não gostamos de deixar nada mastigado para ninguém, as letras são bem subjetivas. Eu comparo muito as composições como um quadro de um artista plástico. Às vezes, você olha não entende exatamente o que quer dizer, mas aquilo te causa uma impressão, entendeu? É isso que queremos. De qualquer maneira, alguns temas sempre me fascinam como o tempo e o espaço. Com um pouquinho de criatividade a gente consegue associar essas temáticas com coisas do cotidiano. Muitas delas despercebidas. Sei lá, música é assim, mais do que explicada, ele deve causar sensação. Boa ou ruim? Não sei, depende de cada um. – Conta Tchululu.
CD
A banda Manolos Funk está no processo de finalização do primeiro EP, segundo a banda está em fase de mixagem e masterização. O EP está sendo gravado no Estúdio Casa Antiga, em parceria com o Estúdio Giffoni, produção é da banda e de Fabrício Galvani e Sergio Giffoni. O lançamento está previsto para agosto deste ano.
CONTATOS
Telefone: (31) 8845-7455


- Uai, quem curte um groove com peso acrescido de letras diferentes e arranjos com toques de jazz já está convidado. E quem não curte nada disso, está convidado também para conhecer o nosso som. – Banda Manolos Funk.

Nenhum comentário:

Postagens populares