TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 16 de abril de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA GR!TARE







-->
A banda Gr!tare começou no ano de 2007, em Montes Claros (MG), e tem na sua formação Thiago Veloso (guitarra), Fonseolli (vocal e guitarra), Dayan (baixo), e Robson (bateria). Fonseolli conta que na época começou gravando sozinho algumas coisas e sampleando a bateria. O vocalista diz que não estava satisfeito, queria tocar com uma banda e não sozinho, e por isso foi à procura de outros músicos.

- A Calm Scream (antiga banda formada por Robson, Thiago e Dayan) tinha encerrado seus trabalhos e eu estava com algumas composições na cabeça. Até tentei começar sozinho algumas coisas, gravando instrumentos e sampleando baterias, mas isso nunca foi a melhor coisa a se fazer, em minha opinião. Sentia a necessidade de tocar com pessoas, com uma banda mesmo. Então, numa conversa com Thiago Veloso num bar, ele decidiu abraçar a causa da GR!TARE comigo. Aí nos faltava um baixista e um baterista. Após tentarmos conversar com alguns baixistas, vimos que o que mais se encaixava no que propúnhamos era Dayan, que já havia tocado comigo em outros projetos. Robson o batera, foi o último a entrar no barco. A exemplo do que aconteceu com a escolha de Dayan como baixista, Robson era o que mais se encaixava em tudo o que estávamos dispostos fazer. E assim a Gr!tare vem se tornando o resultado de uma evolução musical diária. Evolução nascida e criada como um filho irado. – lembra Fonseolli.

NOME
O nome Gr!tare, de acordo com a banda, foi uma sugestão de Lis, namorada de Fonseolli. A idéia surgiu em uma conversa, o vocalista e guitarrista só conseguia imaginar nomes em inglês para a banda, mas ao mesmo tempo se lembrava que raramente escrevem ou pronunciam o nome correto. Então ele já estava pensando em nomes como Grit, Grite, Grit!, algo que levasse essa idéia de grito. Então a Lis falou GRITARE, meio que de brincadeira e Fonseolli gostou. Então eles mudaram a grafia da palavra, trocando a letra I pelo ponto de exclamação (!).

- A gente sempre teve uma sonoridade um tanto quanto gritante, desde a antiga banda Calm Scream (algo como grito calmo). Só que o antigo nome era difícil de falar e a galera acabava que escrevia errado, como o Fonseolli disse, e isso era bastante incomodo, porque você batalha pra criar um nome com uma sonoridade legal e daí a galera não consegue falar e os produtores começam a escrever errado, mó foda. Bom daí então o Fonseolli chegou com a idéia desse nome GRITARE, que representa bem a nossa vontade de gritar/expressar, além de ser fácil de escrever e de pronunciar. Com o nome já estabelecido Luciana, mina namorada, deu um toque e passamos a adotar uma exclamação (!) no lugar da letra “I” passando então a ser GR!TARE. – Explica Robson.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
O baterista diz que cada integrante da banda tem uma influência diferente, e que eles escutam muita coisa e tentam absorver tudo, mas lembra também que apesar de não ser uma regra, eles tem muita influencia do pós-grunge.

- É muito difícil de a gente rotular o nosso som, e para falar a verdade a gente nem gosta muito dessa questão de rótulos, pois como disse antes a gente escuta de tudo dentro do que se entende por boa música, a gente tenta soar pós-grunge, mas nem sempre a gente consegue isso. Então, a gente deixa para a moçada rotular da forma que eles sentem o nosso som. – Diz Robson.

Fonseolli cita bandas como Diesel, Bush e Silverchair, mas segundo ele sua maior influência são seus companheiros de banda.

-Tem aquelas influências maiores, como: Diesel, Bush e Silverchair. Agora o que influência mesmo são esses caras com quem nós produzimos nosso som. Minhas maiores influências são: Robson, Thiago e Dayan. – Ressalta Fonseolli.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Segundo Fonseolli, geralmente as idéias iniciais partem dele, que grava algumas coisas e passo para os caras da banda e a partir daí eles dão as suas opiniões.

- A inspiração lírica vai dos comodismos e/ou incômodos do dia-a-dia até a filosofia, até os livros. Já a inspiração para as melodias está por aí... Em links de guitarras famosas ou não tão famosas e nos acordes dissonantes da marujada. – Explica Fonseolli.

CD
A banda Gr!tare tem duas músicas que foram gravadas com o pessoal do Stúdio Rock, e pretendem gravar outras duas em breve e só depois eles irão pensar junta-las e fazer um CD.

- E aqui cabe um alô a Danilão e Andrey, do Studio Rock, que vêm facilitando muito esse nosso processo de gravação, desde o pagamento até a parte técnica. – Diz Fonseolli.

SERVIÇO
No dia 25 de abril, a banda irá participar do lançamento de uma coletânea, organizada e realizada pelo Instituto Geraes de Arte Independente. A coletânea terá a participação de seis bandas de Montes Claros. Em maio, com data a ser confirmada, eles participaram do Circuito Catrumano de Música Independente e no dia 11 junho tocam em Belo Horizonte no projeto Matriz, que é realizado pelo pessoal do BH Indie.

CONTATOS
SITE OFICIAL: www.gritare.com
MYSPACE: www.myspace.com/gritarerock,
FLOG: www.flogvip.net/gritare
BLOG: www.gritarerock.blogspot.com

- Galera, quem quiser conhecer um pouco mais da nossa banda, saber o que está rolando, datas de shows, fotos, músicas etc... é só entrar no nosso site e lá vocês poderão navegar por todos os meios de comunicação que a gente utiliza como MySpace, Flog, Blog, dentre outros. E podem deixar um comentário que na medida do possível a gente tenta retornar. - banda Gr!tare.

2 comentários:

Robson disse...

Porra.. valeu pela força Possilga.. esse seu trabalho com as bandas é muito maneiro. Parabens, continue assim.

Fonseolli disse...

Muito legal mesmo, cara!
Obrigadão!

Postagens populares