TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MUITO ROCK IN ROLL NO CARNAVAL DE MONTES CLAROS

A banda Montesclarense Tetrex.

De Fortaleza (CE) a banda O garfo.

Metal Carnage de Uberlandia – MG.

A banda Kidzilda de São Simeão –SP.


Montes Claros será uma das 50 cidades a sediar a 6ª edição do festival O Grito do Rock, que segundo seus organizadores contará com a participação de aproximadamente 500 bandas de todas as partes do Brasil e também da Argentina, Uruguai e Bolívia.


O Grito Rock acontecerá em Montes Claros pela primeira vez, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2009. O evento esta sendo organizado pelo Coletivo Retomada e terá a participação de 12 bandas, são elas; SNORKS (Cuiabá - MT), N3CR (Vargem Grande – MT), MANOLOS FUNK (Vespasiano – MG), GR!TARE (Montes Claros - MG), SOPRONES (Montes Claros), UMEAZERO (Montes Claros), 4 (Sabará – MG), Aura... (Divinópolis - MG), Kidzilda (São Simão - SP), Metal Carnage (Uberlândia - MG), TETREX (Montes Claros - MG) e O GARFO (Fortaleza - CE).


Serão seis bandas se apresentando em cada noite, e cada banda terá 40 minutos para se apresentar, sendo obrigatório que a banda apresente somente trabalho autoral. A expectativa dos organizadores é de que mais de 1200 pessoas compareceram nos dias de evento. Segundo Alan Lima, um dos coordenadores do Coletivo Retomada, o projeto tem como objetivo fortalecer ainda mais o cenário de música independente brasileira, estimulando a circulação dos agentes culturais e das bandas independentes pelo país.


HISTORIA
Alan conta que o festival foi criado no ano de 2003 em Cuiabá pelo Espaço Cubo, e a principio foi realizado somente nesta cidade. Em 2004 o festival tomou maiores proporções e foi realizado regionalmente. Em 2007 e 2008 o festival foi adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo e passa a ser realizado em dezenas de cidades no período do carnaval. Em 2008, o festival foi realizado em 40 cidades.


FALTA DE APOIO
Devido a falta de apoio por parte do poder público e do empresariado local, que segundo Alan ainda tem preconceito em patrocinar eventos de rock, o festival será realizado de maneira totalmente independente.


- Infelizmente o poder público e privado de Montes claros ainda tem um preconceito muito grande em patrocinar projetos culturais principalmente ligados ao rock. A maior parte dos recursos usados para a realização do festival esta sendo do próprio Coletivo Retomada, ou seja, o festival esta sendo independente ao pé da letra. – Afirma Alan.




De acordo com Lorena Bastos, que tambem é coordenadora do Coletivo Retomada, o festival está sendo realizado em todas as cidades de forma conjunta com os coletivos integrados ao Circuito Fora do Eixo.


SELEÇÃO DAS BANDAS


Lorena explica que na seleção das bandas locais, foi levado em conta principalmente aquelas fazem algo pelo cenário independente, más que infelizmente nem todas as bandas que realmente trabalham para esse crescimento da cena se inscreveram e que por isso eles tambem levaram em consideração o trabalho musical das bandas.


Já as bandas de fora, o critério escolhido foi a sonoridade, Lorena conta que eles procuraram trazer bandas de diversos estilos para que o publico conheça os mais variados segmentos do rock que a cena independente nacional tem na atualidade.


- Foram abertas inscrições, no final do ano passado. Recebemos quase 100 inscrições em um mês, bandas de diversos lugares do país, do Acre ao Rio Grande do Sul demonstraram interesse em se apresentar no festival aqui em Montes Claros. O processo de contato com as bandas foi simples, pois a maioria das bandas já conhecem o movimento do cenário independente em todo o país e aqui em Montes Claros não é diferente. A dimensão que o festival Grito Rock tomou em toda América do Sul, facilitou esse processo. – Conta Lorena.


SERVIÇO
Os organizadores explicam que devido a alguns imprevistos, eles tiveram de mudar o local onde o evento será realizado. O novo local está sendo definido e em breve será divulgado. Para mais informações sobre O Grito do Rock Mais informações sobre o Grito Rock acesse www.retomadamoc.blogspot.com e www.foradoeixo.org.br/gritorock.


O COLETIVO RETOMADA é um coletivo de produtores, gestores culturais, artistas e agentes de mídia independente, que atua diretamente na cultura local. Com o intuito de contribuir com a valorização cultural em Montes Claros, o RETOMADA vem desenvolvendo projetos que proporcionam a qualificação dos profissionais envolvidos com a cultura na cidade, além de eventos e festivais – gratuitos ou de baixo custo – que visam o acesso democrático a cultura. Para 2009, o Retomada já está com ações encaminhadas, como o Festival CMMI, que será realizado com o CMMI (Circuito Mineiro de Música independente), do qual o Retomada faz parte. Ainda ligado ao CMMI, o Retomada começará em Março um projeto mensal chamado CMMI no Cerrado, que tem como foco a circulação de artistas mineiros e a integração dos mesmos com os artistas locais. Também já está encaminhada a terceira edição do Pequi Rock, que é o maior festival de artes integradas da região.


CIDADES QUE IRÃO PARTICIPAR DO GRITO DO ROCK 2009 Brasília (DF) - Campo Grande (MS) - Cuiabá (MT) - Sinop (MT) - Várzea Grande (MT) - Goiânia (GO) - Inhumas (GO) - João Pessoa (PB) - Natal (RN) - Salvador (BA) - Fortaleza (CE) - Rio Branco (AC) - Porto Velho (RO) - Cacoal (RO) - Ji-Paraná (RO) - Vilhena (RO) - Palmas (TO) - Belém (PA) - Boa Vista (RR) - Manaus (AM) - Macapá (AP) - Santana (AP) - São Paulo (SP) - São Carlos (SP) - São José do Rio Preto (SP) - Araraquara (SP) - São Caetano (SP) - Serrana (SP) - Sorocaba (SP) - Rio Claro (SP) - Votorantim (SP) - Bragança Paulista (SP) - Uberlândia (MG) - Montes Claros (MG) - São João Del Rey (MG) - Belo Horizonte (MG) - Sabará (MG) - Barbacena (MG) - Juiz de Fora (MG) - Divinópolis (MG) - Rio de Janeiro (RJ) - Curitiba (PR) - Londrina (PR) - Florianópolis (SC) - Blumenau (SC) - Maringá (PR) - Porto Alegre (RS) - Buenos Aires (ARGENTINA) - Montevidéu (URUGUAI) - Santa Cruz – (BOLÍVIA).

Um comentário:

Ramon Fonseca disse...

Devidamente divulgado nos sonhos.

Saudações

Postagens populares