TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 16 de agosto de 2016

SONS DO BRASIL - CONHEÇA A BANDA HOCNIS*








O Hocnis é de Belo Horizonte (MG) e surgiu em 2002 inicialmente como uma brincadeira de amigos que estavam aprendendo a tocar. Desde que se iniciou a banda fez vários shows e também trocou de formação algumas vezes. Atualmente fazem parte da composição Igor Podrão (vocal e guitarra), Canabrava (baixo) e Manfredo Savassi (bateria).

O NOME
Igor diz que o nome Hocnis foi sugestão do Glycon, ex-vocalista e baixista da banda, que dizia ser uma palavra derivada do latim, que tem como significado "criaturas que habitam as sombras". Outro significado para o nome vem da química e Igor aproveita para fazer explicação bem humorada, unindo os dois significados.

- Alem do significado da tradução, na química (tabela periódica, elementos, etc...) HOCN significa o trímero cíclico do ácido ciânico. É um componente de alvejantes, desinfetantes, e herbicidas. Ou seja, as criaturas que vem das sombras para lavar vocês (RS).Ressalta o guitarrista e vocalista.

O COMEÇO
De acordo com Igor Podrão, na época em que começaram com a banda, eles ainda nem sabiam tocar direito e as maiores dificuldades foram a falta de dinheiro para comprar instrumentos e local para ensaio. Ele explica que com o passar do tempo o som foi da banda foi ganhando uma pegada mais técnica e tendendo cada vez mais ao death metal.

- Começamos no final de 2002 e o Hocnis era somente uma brincadeira para passar o tempo tocando música rápida e pesada, e para nos divertir, pois nem sabíamos tocar direito. Uma das principais dificuldades era a falta de grana para instrumentos e lugares para ensaiar. Na época eu e o Glycon (ex-vocalista e baixista) com respectivamente 16 e 17 anos, fundamos a banda que ainda contava com David (ex-baterista). A coisa foi ficando mais séria quando entrou Rodrigo Jabuti no baixo e o Glycon ficou somente nos vocais. Em 2003, David e Rodrigo deixam a banda por motivos pessoais e em seus lugares entram Canabrava (baixo) e Sabath (bateria). Firmamos essa formação até meados de 2005, com vários shows feitos em BH e região, mas não gravamos nenhum registro. Após algumas crises e problemas pessoais, saem da banda Glycon e Sabath. Só em 2006 a banda retoma as atividades com a entrada de Luiz Toledo para a bateria (também baterista da banda Eternal Fall) e Victor "Screams" para os vocais. Em março de 2006 retomamos nossas atividades fazendo poucos shows ".Conta Igor Podrão.

TRAJETORIA
Em 2008, após uma nova mudança de integrantes, a entrada de Luiz Toledo na bateria e Carlos Moonchild para os vocais, o Hocnis entra em estúdio e a dessas gravações surgiu o single "DEMO(NIAC)” (Domination produções) com três músicas, lançado em setembro 2010 e obtendo segundo a banda a marca de mais de 10 mil downloads. Dois anos depois é lançado o “Demential Live” EP gravado vivo em 2011. Algumas musicas desse EP foram inseridas em diversas coletâneas de rádios e gravadoras pelo mundo.

Em 2013, gravado pela Shinigami Records é lançado o split CD “3 ways to hell” contendo também musicas de duas bandas paulistas. No mesmo ano a banda se separa retornando em 2016 com um novo EP “Ourang Medan” (Domination produções) e mudanças na formação; Canabrava no baixo, Igor assumindo os vocais e guitarra e Julio Moura assumindo a gravação das baterias (Julio participou das gravações, mas o baterista atual é Manfredo Savassi). De acordo com Igor, o novo EP fala de temas como superação e arte oriental, além de contar a história do Navio fantasma que leva o mesmo nome do disco.

- O EP “Ourang Medan” sela a volta do Hocnis após um hiato de três anos. Eu e Canabrava juntamos com o Julio Moura, que é um baterista sensacional, muito técnico e criativo, e por se tratar de um deficiente visual, tornou a coisa mais interessante e atrativa. Foi fácil na criação das musicas, e na elaboração dos arranjos. A musica The Laws of Thuth é bem antiga e refizemos ela toda e as demais foram feitas exclusivamente pro EP, juntos em estúdio. O EP destaca a historia de um navio fantasma que existiu por volta de 1948 na Indonésia e tem uma historia fantástica por trás, o que nos inspirou muito pra fazer a letra, já que tínhamos a musica mais “sombria” e a capa surgiu a partir daí. O material esta muito bom, bem profissional, desde a gravação até a arte final do encarte. Focamos muito nisso e acreditamos ser um belo cartão de visita. Já está a venda na nossa loja online em parceria com a ZNStore de SP. Explica Igor.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
De acordo com os integrantes, as influencias vem de variados segmentos da musica, dentro e fora do metal. Igor diz que alem do metal, tem muita influência de jazz, blues e musica erudita. Canabrava já tem a preferência voltada para o metal mais pesado, com uma pegada mais porrada e o baterista Manfredo Savassi conta que também segue a linha do metal mais extremo.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Segundo Igor, geralmente ele cria alguns riffs, junta com alguns versos e quando acha que tem uma música mostra para o resto da banda. Então o baixista acrescenta alguns riffs e assim fazem o arranjo com a banda toda. Igor lembra que o Canabrava às vezes chega com uma música pronta e nestes casos eles só lapidam a ideia.

- As melodias apenas vêm de dentro, já as letras, basta olhar em volta, a hipocrisia que rola no mundo. Governo, religiões, sociedade, todos juntos para um único objetivo, foder o mundo.Afirma Igor.

EVOLUÇÃO
Com 14 anos desde seu inicio o Hocnis alem de ter passado por mudanças na formação e até mesmo na pegada do som, passou também por diversas mudanças na cena do rock e do metal mineiro e brasileiro. Igor ressalta que uma das principais mudanças foi na postura da banda que foi se tornando cada vez mais profissional seja na produção ou nas composições, letras e arranjos. Falando sobre a cena, Igor relata que apesar de hoje a cena underground estar maior, a falta de apoio recorrente de outras épocas continua presente.

- O que mudou, além das formações e ter agregado boas experiências, foi o profissionalismo. É notável a diferença entre nosso ultimo lançamento com os demais, em vários termos, produção, composições, letras e arranjos, tudo soa mais profissional. Temos feitos menos apresentações, porem são apresentações cruciais, nos locais e eventos certos, não aceitando qualquer convite e sim os convites certos e isso é reflexo dessa experiência adquirida nos anos em que estivemos ativos. Existem bons lugares para se tocar, com espaços tanto para rock, quanto metal mesmo, mas em Belo Horizonte (MG), por exemplo, tem havido um afunilamento quanto a locais para se expor e se apresentar. A cena underground tem crescido cada vez mais, porem os locais, os acessos estão menores e mais difíceis de se organizar eventos, e o mesmo de sempre, falta apoio. Até mesmo a galeria do rock tem corrido o risco de se acabar, o trem tá feio por aqui.Diz Igor.

CONTATOS
EMAIL: dominationprod@gmail.com
BANDCAMP: https://hocnis.bandcamp.com/releases (em breve todos os álbuns).

- Primeiro gostaríamos de dizer que é um prazer ceder essa entrevista pro JORPS. O Hocnis voltou, temos feito mais show fora de Belo Horizonte (MG) e conhecendo outras cidades e estados, e estamos muito felizes com o reconhecimento e apoio dos headbangers brasileiros e do exterior também, através da internet. O recado que deixamos e apoiem sua cena! Tire um dia no mês e vá assistir a banda do bairro, do amigo, de um conhecido, alem de melhorar o seu dia, com certeza vai melhorar a cena. Parem de falar demais e escutem mais musicas e mais bandas! Tem rolado muita coisa boa na nova geração e as velharias também estão “matando a pau”. É uma seleção natural, não tem espaço para falação, no metal, só fica quem faz! – Banda Hocnis.

*No dia 12 de agosto de 2009 foi feita primeira matéria com a banda HOCNIS. Anos mais tarde, após algumas conversas com os integrantes, optamos em atualizar a matéria, aproveitando algumas das repostas dadas na época, mesclando com novas informações e depoimentos colhidos em meados de julho/agosto de 2016. Se sua banda já foi divulgada no JORPS há mais de dois anos e vocês sentem a necessidade de atualizar, peço que entrem em contato através do email posilga@gmail.com ou pelas redes sociais, que entrarei em contato. Clique no link e veja a matéria anterior: http://www.jorps.net/2009/08/sons-do-brasil-conheca-banda-hocnis-de.html



Nenhum comentário:

Postagens populares