TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 2 de junho de 2011

JORPS EDIÇÃO ESPECIAL - BURACOS DE MONTES CLAROS


(Imagens feitas nos dias 30 e 31 de maio de 2011)

Nesta 2ª edição especial do blog JORPS, eu e meu amigo Daniel Arroz fomos visitar um dos maiores, se não o maior, buraco do norte de Minas Gerais. Trata-se do local onde há mais de 20 anos, deveria ser o Estádio Municipal De Montes Claros, popularmente apelidado de “Mocão”. No local alem do grande buraco é possível perceber a presença de urubus, que procuram por alimento nos entulhos e no lixo que é despejado no contorno de onde deveria ser o estádio.

Tenho que admitir que as “obras” do “Mocão” estão atualmente mais avançadas que o estádio do Corinthians, que supostamente irá fazer a abertura da copa do mundo no Brasil, em 2014. A diferença é que o “Mocão” começou a ser construído na década de 80 e desde então, milhões foram gastos e a única coisa que realmente foi feita foi um buraco, em forma de estádio.

Montes Claros está pleiteando ser sede de uma das seleções que participarão da copa no Brasil, e talvez até consiga, já que não é necessário um grande estádio de futebol para que a cidade seja selecionada, mas a questão é talvez, se o “Mocão” tivesse sido construído, poderíamos quem sabe tentar sediar um jogo da copa. Isso sem contar no desenvolvimento da região onde seria o estádio e também do próprio futebol norte mineiro. O atual estádio utilizado pelo time da cidade tem capacidade para pouco mais de 2.500 pessoas e todas as emissoras que transmitiram o campeonato mineiro de 2011, mostraram a total falta de estrutura do lugar.

Saindo do buraco do “Mocão” fomos a outro grande buraco que há pelo menos 1 ano se faz presente em Montes Claros, na Avenida Professor Vicente Guimarães, que é dividida por um esgoto e é uma via muito movimentada tendo uma Delegacia da Policia Civil na mesma. O buraco a qual me refiro, já tomou conta de parte da calçada e também de um pedaço da própria avenida, dificultando o transito de pedestres e de veículos.

Quero ressaltar mais uma vez, que essa matéria é apenas a maneira que eu encontrei de manifestar minha indignação em relação a estes e outros fatos lamentáveis, presentes na cidade de Montes Claros (MG). Não tenho vinculo com nenhum partido e/ou movimento político, sou um cidadão montesclarense exercendo o meu direito de protestar.

Algumas pessoas pintam a cara, outros fazem passeatas, eu faço vídeos.

Um comentário:

Lucas disse...

Um excelente trabalho! Sem dúvida um jornalista que expressa uma percepção social latente: Montes Claros está em ruínas! Não apenas de sua estrutura física, mas, também social.
As nossas ruas estão sendo tomadas por outro grave indicador de decadência administrativa e degradação moral da consciência coletiva montesclarense além dos buracos: o crescimento do número de mendigos.
Percebi em tempos recentes e venho observando desde então, que a quantidade de pessoas desabrigadas vivendo nas calçadas das madrugadas de Montes Claros aumentou de forma claramente perceptível. Várias dúvidas surgem diante deste fato, dentre elas: quem são essas pessoas e como surgiram de repente? Que tipo de problema é a mendicância? Como vivem as vítimas desse problema? Como isso afeta a sociedade? E o mais importante, que medidas concretas o poder público está tomando para lidar com essa situação?
Penso que falar de uma tomada de consciência coletiva em Montes Claros, as vezes, é inútil como chicotear um cavalo morto. O povo simplismente não quer saber. Se não nos prestamos à indignação nem mesmo por causa de uma fraude histórica como o mau afamado "Mocão", tenho pena da qualidade de nossas ruas e do futuro de quem as use para sobreviver.


Parabéns Possilga! Começo a pensar se o seu trabalho não seria capaz de mudar as pessoas... Acho que você encontrou um bom caminho.

Postagens populares