TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA TIRO WILLIAMS


Tiro Williams é uma banda de Brasília (DF) que surgiu em 2007e desde o inicio a formação se manteve a mesma, Moraes (vocal, guitarra e baixo), Felipe (backing vocal, guitarra e baixo), Eduardo (backing vocal, guitarra, baixo e escaleta) e Tuzão (backing vocal e bateria).

O INICIO
De acordo com Felipe tudo começou em junho de 2007 quando os quatro integrantes tinham muita vontade de formar uma banda. Então, um dia sentados em um bar conversando sobre bandas que gostam eles resolveram formar a própria banda.

- Em termos musicais não foi muito difícil o início da banda, pois começamos tocando os que os quatro gostavam. A maior dificuldade talvez, além dos equipamentos meio precários, era compor depois de muito tempo parado, mas a cada musica, a resposta da banda era positiva e isso sempre nos animava. Quanto a shows, nunca foi muito difícil arrumar show aqui, embora os locais fossem sempre os mesmos, e as pessoas um pouco desinteressadas de uma forma geral. – Conta Felipe.

O NOME
Moraes diz que existem muitas especulações em relação a origem e ao significado do nome da banda. E apesar de não haver uma historia ou motivo especifico, Moraes explica que na verdade o nome Tiro Williams surgiu de gritos que ele dava ao assistir jogos do seu time na TV.

- Há quem jure que o nome veio de uma figura que alguém da banda conheceu no Sul, que se apresentava como Tiro Williams. Acredito que o nome venha de uma reunião que tivemos em um bar aqui em Brasília. Tiramos nosso ex-guitarrista Williams porque ensaiávamos em um lugar muito apertado. Mas não chegamos a definir esse nome em conjunto. Mas uma história que vem ganhando força é a de que o nome surgiu depois que me viram assistindo a jogos do Flamengo. Temos um belo volante, de nome Willians, que tira todas as bolas de escanteio. E eu sempre gritava "tiiiiira Williams". Daí, resolvemos substituir o "n" pelo "m". Fica mais bonito. – Diz Moraes.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Segundo Moraes a banda possui uma serie de influências, podendo ser músicas, histórias, amores platônicos, sonhos e outras coisas. Já Felipe ressalta que existem as influências gerais e particulares. Ele cita nomes como Pavement, Weezer, Nirvana, Superguidis, Beatles, Foo Fighters, Strokes, como sendo as maiores influências musicais da banda.

- Essas bandas que citei seriam talvez as nossas maiores influências, principalmente as bandas de sonoridade mais noventista dessa lista acima. No entanto, existem outras influências complementares, às vezes específicas de um ou outro integrante. Dá para listar influências que passam da Jovem Guarda, a Chico Buarque a bandas como Ash, Superchunk e Sonic Youth, até The Killers e Phoenix. Então, poderia dizer que nossas influências não são restritas ao rock noventista. – Explica Felipe.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Felipe diz que a banda não tem um processo de criação padrão, todos compõem, e a cada composição os demais integrantes vão se ajustando a idéia de quem apresenta a musica, mas sempre adicionando algo a mais. Ele ressalta que todos têm liberdade para propor alterações e arranjos na musica do outro, sempre respeitando a idéia de quem fez a musica.

- Algumas músicas chegam com guitarra e voz pré-definidas e são formadas ao longo dos ensaios. Outras chegaram a ser compostas enquanto eram gravadas, havendo apenas um violão e uma voz, e tudo o que saiu depois foi do nada, como uma gravação de linhas improvisadas. Já outras chegam quase que prontas. Algumas por exemplo, chegaram a ser escritas quase que completamente no Guitar Pro (editor de tablaturas/midi) antes de a banda aprender a tocar a musica, que dava à banda uma idéia muito concreta do que fazer no ensaio. Porém na etapa de gravação, usamos e abusamos do experimentalismo e chegamos a alguns resultados inesperados até então. Eu acho essa etapa a mais legal! Nas minhas músicas eu penso em cerveja, na inércia, nas desilusões, e na rotina principalmente. No entanto, costumo expressar isso com bom humor e ironias, eu particularmente detesto letras complicadas e mensagens nebulosas.  – Conta Felipe.

- Na verdade, não sabemos de onde vem a inspiração, ela baixa na gente. Talvez seja melhor nem saber de onde vem, para não perder a graça. Não há nenhum tema principal, até porque ficaria muito chato se tivesse! – Diz Moraes.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Tiro Williams tem uma DEMO com quatro músicas, lançada em 2008. Em 2009, lançaram o primeiro CD, gravado no estúdio Macaco Malvado. O site Trama Virtual o elegeu segundo melhor CD de 2009.

CONTATOS

- Ouçam o nosso som pelo nosso site, lá você vai encontrar links para nossas paginas na Trama virtual, no Myspace, Twitter, CDs para download no Site do Senhor F, e várias outras possibilidades! Se gostarem, entre entrem na nossa comunidade de Orkut, ou mandem um recado por email, algo do tipo. Nós estamos sempre respondendo quem entra em contato com a gente, e cá para nós, esse interesse pela banda é algo que deixa a gente muito animado para seguir em frente! - Felipe (backing vocal, guitarra e baixo), banda Tiro Williams.

Nenhum comentário:

Postagens populares