TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA LABIRINTO








A banda Labirinto surgiu no final de 2003 em São Paulo (SP), sua formação atual é composta por Erick na guitarra e efeitos, Muriel na bateria, Joaquim na guitarra e sintetizadores, Daniel na guitarra, Matheus nos tambores e no baixo, alem participações especiais no baixo, violino e violoncelo nos shows e em gravações.


O COMEÇO
O guitarrista Erick conta que aos poucos a banda foi incorporando novos instrumentos às músicas, como violoncelo, violino, sintetizadores analógicos e piano, que atualmente fazem parte das composições e também nos shows. Ele ressalta que por serem uma banda instrumental, passaram por algumas dificuldades para conseguir shows no inicio.


- O Labirinto surgiu em 2003, comigo a Muriel e mais dois amigos, que não estão mais na banda. No início, era muito mais complicado ter uma banda de rock instrumental. Existia muito preconceito por parte das casas de shows. Não existiam muitas bandas desse estilo na época; as poucas referências eram de bandas gringas. – Diz Erick.


O NOME
Erick explica que o nome Labirinto surgiu quando um amigo da banda disse que o som deles era “intrincado, cheio de arestas e partes que se conectavam”, que lembrava um labirinto. Todos gostaram da analogia do nome com as músicas e então o nome foi escolhido.


INFLUÊNCIAS
Segundo Erick, a banda tem muitas influências que vem não só da música, como de outras formas de manifestações artísticas como o cinema, a literatura, fotografia entre outras coisas.


- Nossas principais referências musicais são de bandas experimentais, postrock, shoegaze, música clássica e folclórica, metal e trilhas de filmes. Nós tentamos fazer músicas para imagens. Criamos texturas e climas imagéticos, como em uma trilha-sonora de um filme, cujas cenas ficam por conta da mente do ouvinte. Essa tentativa pode ser chamada de postrock, rock experimental, música instrumental. Deixamos livre paras as pessoas definirem. – Explica Erick.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com o guitarrista, o processo de criação da banda geralmente começa com alguém apresentando uma idéia que é trabalhada e aprimorada por todos integrantes. Tudo é estudado até que a música chegue a um ponto em que todos estejam satisfeitos.


- Como não há letras, construímos melodias e arranjos, como uma paisagem sonora. Uma pluralidade de timbres, efeitos e texturas se mesclam para desenvolver uma idéia, uma cena ou um sentimento que pretendemos materializar.


TRABALHOS GRAVADOS
A banda Labirinto tem quatro EPS gravados. Amarelo (2005 ), Cinza (2006), Labirinto (2007) e Etéreo (2009) .


- Alem dos EPs, participamos também, da primeira coletânea de bandas nacionais experimentais, DIS1. Fizemos trilhas para alguns vídeos e curtas metragens. Nosso primeiro álbum cheio, Anátema, será lançado no começo de 2010. Estamos preparando esse álbum há dois anos, dedicando muita atenção e zelo às composições, arranjos, efeitos e à qualidade das gravações. – Conta Erick.


AGENDA
29 e 30/10/2009 - Centro Cultural São Paulo -


CONTATOS
Telefone: Dissenso (11) 3061-9842

- Quem quiser conhecer as músicas do Labirinto, é só entrar em nosso myspace, e baixar o EP Etéreo nos sites dos selos Dissenso e Sinewave. – Erick, guitarrista da banda Labirinto.

Nenhum comentário:

Postagens populares