TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA CHARME CHULO





A banda Charme Chulo foi formada em 2003 em Curitiba (PR), após algumas mudanças de integrantes a banda tem atualmente Igor Filus no vocal, Leandro Delmonico na guitarra e viola caipira, Rony Carvalheiro na bateria e Marano no baixo.


- O Igor, vocalista e eu fundamos a banda. Nós mudamos um pouco até encontrar a formação ideal para gravar o primeiro disco da banda, o Rony (baterista) entrou no final de 2005 e o Peterson (que deixou o grupo recentemente), no começo de 2006, atualmente o Luciano Aires “Marano” vem fazendo o baixo para o Charme Chulo. – Conta Leandro Delmonico.


O COMEÇO
Igor e Leandro são primos e aprenderam a tocar juntos e no final de 2002 insatisfeitos com o rumo que a banda de garagem deles estava tomando e começaram a se questionar sobre um som que faria com que eles crescessem algo que tivesse a cara do Paraná.


- Em determinado momento busquei uma coletânea de música sertaneja, nela estava presente a música “Boi Soberano” cantada por Tião Carreiro, aquilo foi o primeiro passo para o Charme Chulo, a partir daí começamos a desenvolver a idéia da banda, me lembro de correr atrás de alguns violeiros que eram mitos no bairro em que eu morava, isso para aprender a afinar o instrumento. No começo de 2003 gravamos um CD demo, tudo em uma madrugada, Polaca azeda já fazia parte desse registro. – Lembra guitarrista e violeiro.


O NOME
Leandro explica que o nome Charme Chulo foi inspirado em uma pequena insatisfação deles, que frequentávam bares que tocam rock inglês, um som que a banda gosta até hoje. Segundo Leandro nesses bares uma grande parte das pessoas pareceriam isoladas, como se estivessem em Londres, apesar de estarem em uma cidade com muita musica caipira. Inspirados nessas pessoas escolheram o nome Charme Chulo.


- O nome da banda surgiu baseado numa pequena revolta, frequentávamos alguns bares que tocavam rock inglês de primeira, som que gostamos até hoje. O que nos desagradava era o fato de muitas pessoas naquele ambiente parecerem isoladas num mundo de sonho, como se estivessem em Londres, uma pose absurda em meio a uma cidade recheada de música caipira e pessoas que pegavam ônibus cedo para ir trabalhar, eu inclusive. Uma noite qualquer o Igor me ligou e deu a opção de dois nomes “Caipiras Europeus” ou “Charme Chulo”. Sendo bem sincero não gostei de nenhum, mas preferi o segundo que esta ai até hoje. – Diz Leandro.


INFLUÊNCIAS MUSICAIS
De acordo com Leandro os integrantes da banda gostam de variados estilos, mas as principais influências são os estilos punk, pós punk (The Clash, R.E.M, The Smiths) e música caipira de raiz contemporânea (Tião Carreiro, Almir Sater, Renato Teixeira).


- Chamamos o nosso som de rock caipira, rock fica mais abrangente e caipira remete aquela música ingênua e bonita do passado, se bem que gostamos de brincar com o sertanejo brega, mas só por ironia. – Ressalta Leandro.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
Segundo Leandro, geralmente eles têm a idéia da música antes mesmo dela existir. Muitas vezes ele chega com algum instrumental feito na viola ou na guitarra, desenvolve o som com a banda para depois encaixar a letra, que na maioria das vezes é escrita pelo Igor.


- Adoramos dar nome as canções, muitos títulos são concebidos muito antes das músicas, Mazzaropi Incriminado e Fala Comigo, Barnabé! São exemplos disso. Construímos na nossa cabeça um universo do Charme Chulo, algo urbano com sabor provinciano, misturado com os prazeres e as angustias do dia a dia de todo ser humano, seja ele rico ou pobre. Existe um lado sentimental muito forte nas letras, mas gostamos de trabalhar com temas. Não temos um tema principal, variamos muito dentro do nosso estilo. As melodias têm uma boa parcela das influências da banda, acho que o subconsciente trabalha forte nessa hora, tudo que a gente ouve fica guardado e se mistura com algo bem profundo. – Afirma Leandro.


TRABALHOS GRAVADOS
O primeiro trabalho gravado do Charme Chulo foi um EP com seis faixas lançado em 2004, “Você sabe muito bem onde estou”. O primeiro disco que leva o mesmo nome da banda foi lançado em 2006. Recentemente eles lançaram seu segundo disco, no myspace, intitulado “Nova onda Caipira”.


AGENDA
26/09/2009 - Vilhena (RO)
30/09/2009 - União da Vitória (PR)
09/10/2009 - Mogi das cruzes (SP)
10/10/2009 - São Paulo (SP)
11/10/2009 - São Carlos (SP)


CONTATOS
Telefones: (41) 3343 - 8603 / (41) 9927 - 3380 / (41) 8825 - 0373


- Se você gosta de música sincera e caprichada da uma chegadinha no Myspace da banda, lá você ouve o nosso segundo disco inteirinho, caso ache o som interessante é só ir ao nosso site e baixar metade do primeiro disco, se por acaso virar fã manda logo um e-mail que nós vendemos por correio os dois álbuns por um preço bem justo. Estamos abertos a criticas e papos em geral! Aguardamos vocês! – Leandro Delmonico, guitarrista e violeiro da banda Charme Chulo.

Nenhum comentário:

Postagens populares