TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA RONTHOMAS&JACKBAND, DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS




RonThomas&JackBand é uma banda de São José dos Campos (SP) que surgiu em 2008. Sua formação é composta por RonThomas (Rômulo Braga) no vocal e guitarra, Jack (Ricardo Takamatsu) na bateria, Mário Márcio na guitarra e Henrique Namoratto no baixo.


- Eu compunha músicas já há algum tempo. Principalmente na época da faculdade. Quando comecei a dar aulas, conheci o Ricardo no trabalho, isso em março de 2008. Somos ambos professores do mesmo colégio, Poliedro de São José dos Campos. Ele já tinha experiência com música, com as bandas Doto Jêka e Luxúria. Daí, eu mostrei algumas canções minhas. Ele gostou e me disse para montá-las. Tínhamos algum equipamento nessa altura, mas o acaso nos ajudou um pouco, de modo que conseguimos os instrumentos necessários para gravar as músicas no meu quarto. Ficamos fazendo isso por alguns meses. Até que um dia de março de 2009, resolvemos tocar ao vivo, e precisamos então completar a banda como mais dois integrantes, Mário Márcio e Henrique Namoratto. – Diz RonThomas.


O NOME
De acordo com RonThomas, o nome RonThomas&JackBand surgiu de apelidos que eles ganharam na escola que dão aula. O baterista Ricardo Takamatsu era conhecido por Jack, devido a sua semelhança com o ator Jackie Chan. Já Rômulo Braga, o RonThomas, se inspirou em Bob Dylan para a escolha do apelido.


- Na escola, o Ricardo era conhecido por Jack, porque dizem que ele parece com o Jackie Chan. No meu caso, eu estava lendo alguns livros sobre o Bob Dylan, que eu escutava desde a época da faculdade, e, como o Bob Dylan tirou seu nome do poeta Dylan Thomas, e brinquei e quis montar um nome para mim também. Já que o Bob tinha ficado com o Dylan, sobrou pra mim o Thomas. O que achei bacana, porque esse nome sempre aparece nos meus filmes favoritos. Aliás, também gostava do nome por conta da ópera rock do Who, Tommy. Quando fizemos o myspace, precisávamos de um nome. Eu, então, na surdina acabei colocando esse (rs). – Explica o guitarrista e vocalista.


INFLUÊNCIAS MUSICAIS
RonThomas conta que apesar de cada um dos integrantes gostar de muitas coisas parecidas, os gostos musicais acabam sendo um pouco diferentes, tendo cada um suas particularidades no gosto musical.


- Dessa soma, nasce nosso som. É difícil analisar para quem está de dentro. Mas, sinto que nosso som é a soma de um estilo de composição com influência sixtie com uma pegada mais levada para um rock and roll wil never die dos anos 70. Mas, para dizer a verdade, não reconheço nosso som. É um rock and roll direto, de composições simples, e como uma linguagem própria. Eu, particularmente, posso falar mais de minhas influências. Os Beatles são uma referência direta. Bob Dylan, pelo menos por enquanto, é uma referência na medida em que procuro ter uma preocupação direta tanto na música quanto na letra. Também há algo do Small Faces e do Skank/Cosmotron. Mas, para dizer a verdade, eu tenho mais influência de literatura. Fico pensando como seria se Sandman tivesse uma banda de pop/rock. – Questiona RonThomas.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
O guitarrista e vocalista explica que na banda eles se preocupam em criar letras que de alguma forma fogem sutilmente do senso comum. RonThomas afirma que uma canção não é um texto, assim como não é um poema, e se tratando das letras, eles sempre tentam dizer algo novo com expressões certeiras.


- Tudo começa, então, Através do Espelho. Num mundo longe da morte em vida; escapar da rotina e da falta de sentido. Contar estórias é um ato louvável nesse sentido. Não há muitas dificuldades para criarmos novas musicas, porque encontramos espontaneamente um sistema que até agora funciona bem. Basicamente, eu componho as músicas e levo para o Ricardo. Eu toco para ele, e vamos acertando algumas arestas, pensando na estrutura mais essencial da música. Depois, vamos montando os arranjos todos juntos. O Mário (Guitarra solo) e o Henrique (baixo) entraram na banda por último, quando quase todas as músicas já estavam prontas. A participação deles é maior a partir de agora, que estamos gravando o CD. – Explica RonThomas.


INSPIRAÇÃO
RonThomas é formado em filosofia e lê muito. Ele relaciona as coisas que lê com as coisas que acontecem na sua vida. Dessa mistura, ele tira a inspiração para a criação das letras das músicas.


TRABALHOS GRAVADOS
RonThomas&JackBand está no processo de gravação do seu primeiro EP que deverá ser finalizado ainda em setembro. A banda ainda tem mais de dois discos completos e quando finalizar o primeiro EP irão atualizar e modificar o perfil da banda no site Myspace.


- Estamos trabalhando duro, mesmo porque todos os integrantes da banda têm seus compromissos, afinal precisamos pagar as contas. Fora isso o CD está ficando melhor do que esperávamos, um pouco diferente do que temos hoje no myspace, incrementamos as músicas, colocamos um pouco de magia no todo. – Conta RonThomas.


CONTATOS
Telefone: 11 9877 4080
Twitter: www.twitter.com/ronthomasejack.


- Ouça nossas canções. O objetivo é oxigenar. Sem pretensão de salvar o rock ou qualquer coisa que o valha, nem também de começar a namorar a crítica. Temos estórias para contar e uma meta: para o alto e avante. Só lembrando que as músicas que estão no myspace atualmente, são todas caseiras e amadoras. Estamos regravando todas em estúdio, que sairá em formato de CD, mp3 e qualquer outro formato gratuito e bacana proporcionado pela nossa amiga internet. – RonThomas, vocal e guitarrista da banda RonThomas&JackBand.

Nenhum comentário:

Postagens populares