TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SONS DO BRASIL - CONHEÇA A BANDA VOSTOK DELUXE





Vostok Deluxe é uma banda oriunda de Belo Horizonte (MG), formada no ano de 2010 com o propósito de tocar surf music. Rogério Pixixo Andrade no Baixo, Pedro Araújo na Guitarra, Chico Vianna na bateria e Raul Costa nos teclados e theremin compõe o grupo.

O INICIO
Rogério, Raul e Pedro já eram companheiros de banda, tocando na Reverb All-stars, de acordo com eles, a formação não era fixa, sendo que a idéia era juntar pessoas para tocar clássicos do surf music internacional. Segundo Raul, em determinado momento eles tiveram a idéia de ter a própria banda para inclusive tocarem suas musicas.

- Aqui em BH a cena de surf music é bem presente, pelo menos foi no início da década, então todo mundo mais ou menos se conhecia ou conhecia as bandas. Eu o Roger e o Pedro já tocávamos numa banda que se chamava Reverb All-stars, que na verdade não é uma banda fixa, mas um pessoal que se junta para tocar clássicos do surf instrumental e se apresenta principalmente nos festivais dedicados ao gênero. A banda toca às vezes em outras festas menores e também em casamentos de amigos (tocamos no meu e no do Pedro, por exemplo). Chegou um momento em BH que as bandas de surf music estavam todas inativas e a gente só tinha o Reverb All-Stars para tocar, então fomos trabalhando a idéia de ter a nossa própria banda. Levei umas idéias de músicas minhas e outras que tinha feito para meu projeto solo de música eletrônica (Retrigger) e começamos a trabalhar as músicas. Umas semanas depois já estávamos fazendo uns shows. Tocamos muito ano passado num período de dois meses, quase 10 shows. Depois o Chico se mudou para SP logo depois da gente fazer as gravações para esse disco que estamos lançando, o Vostok I. Acabou que ele não achou tantas oportunidades de trabalho em SP e voltou mês passado para BH. Daí voltamos com a banda e já estamos preparando um show novo, pra apresentar no 10º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe, na semana santa. – Conta Raul Costa.

O NOME
Questionado sobre o nome, Raul explica que eles queriam algo relacionado a ficção cientifica, espaço, filmes, carros e outras coisas antigas. De inicio, ensaiaram algumas vezes ainda sem ter um nome definido, foi quando um amigo da banda sugeriu o nome Vostok Deluxe, uma alusão ao modulo espacial Vostok I, que levou o russo Yuri Gagarin ao espaço.

- Queríamos um nome com alusão a ficção científica, espaço, filmes, carros e outras coisas antigas. Ficamos algumas semanas ensaiando sem um bom nome até que um amigo nosso, o Andrés, deu essa idéia. Vostok I é o módulo espacial que levou o Yuri Gagarin ao espaço. Essa coisa russa também era legal, já que eu toco um instrumento russo e gostamos muito de algumas bandas de lá como o Messer Chups e o Messer fur frau muller. – Explica Raul.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
De acordo com Raul, as principais influências da banda vêm dos clássicos do surf music instrumental e cita nomes como Dick Dale, Bel-airs, Lively Ones, Revels, alem de música eletrônica da década de 1970 e 1990, garage rock de 1960, trilhas sonoras de filmes e experimentos de musica eletrônica mais antigas.

- Eu definiria nosso som como Surf rock instrumental, Rock de ficção científica, Instrumental retro-futurista ou Trilha sonora da corrida espacial. Para criar, normalmente alguém leva uma idéia de riff e a gente vai trabalhando em cima. Aconteceu também de pegarmos uma música que tocávamos em outra banda ou projeto e repaginar no Vostok. A batalha dos Aquatrons era uma música do Retrigger. Sabrina e A oeste desta galáxia vieram do Thesurfmotherfuckers, a banda que o Pedro tocava antes e que não tinham gravado elas. Nossa inspiração são carros de corrida, naves espaciais, filmes B, videogames, monstros e todo tipo de lixo cultural a nossa disposição. – Diz Raul.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Vostok Deluxe lançou recentemente seu primeiro EP Vostok I, no aniversário de 50 anos do vôo da Vostok I, tripulado pelo Yuri Gagarin. O EP traz várias musicas da banda além de um cover do Joe Meek.

AGENDA
22/04/2011 – 10º Primeiro Campeonato Mineiro de Surf – Belo Horizonte (MG) 

CONTATOS

- Espero que todo mundo que se interesse por rock direto, dançante e instrumental apareça no nosso site para dar uma ouvida nas músicas. Quem não tiver problemas com efeitos eletrônicos, teclados e sinths retrôs vai aproveitar mais! E todo amante do surf music instrumental não vai se arrepender de baixar o nosso disco. - Raul Costa – banda Vostok Deluxe

2 comentários:

Sibely disse...

Oi, goste do seu blog. Coloca ele no Google Adsense, da pra ganhar um bom dinheiro, com todas as pessoas que visitam. Parabens pelo blog.

Possilga disse...

obrigado por visitar o blog. EU não cadastrei no google Adsense por dois motivos, 1º que polui muito o blog e 2º, que sejamos sinceros, ninguém clica nesses anúncios. heheh. mas obrigado pela sugestão.

Postagens populares