TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 16 de março de 2011

SONS DO BRASIL – CONHEÇA O GRUPO CACHAÇA COM ARNICA


O grupo Cachaça com Arnica é oriundo da cidade de Itabirito (MG) e foi formado em 1998 por Márcio Lima (Fuim) e Pedro de Assis. Os dois músicos queriam divulgar o chorinho e o samba de raiz.

O grupo teve algumas modificações na formação, em 2002, Pedro de Assis mudou-se para o Pará, e por esse motivo deixou o grupo. Atualmente o Cachaça com Arnica se apresenta com a seguinte formação: Márcio Lima (voz e flauta), Manezinho (violão de 7 cordas), Eraldo (voz e violão), Péia (voz e pandeiro), Marcelo Lima (voz e surdo), Pirulito da Vila (cuíca) e Cenourinha (cavaquinho).

- A primeira apresentação do Cachaça com Arnica aconteceu num antigo restaurante que se chamava “Freguesia do Boi”. Nosso primeiro cachê foi de R$5,00 para cada músico. Em outra situação, em 2001, criamos um espaço no Carnaval de Itabirito, que se chamou “Barracão do Cachaça”. Tomamos um prejuízo e o restante daquele ano tocamos apenas para pagar as dívidas. – Lembra Márcio Lima (Fuim).

O NOME
De acordo com Márcio Lima, o nome Cachaça com Arnica foi sugestão dele, que sempre que ia no “bar do Didalva” admirava uma garrafa de cachaça com folhas de arnica dentro.

- Eu que tive a idéia do nome. Ficava admirado com uma garrafa de Cachaça com Arnica que tinha no Bar do Didalva, colocando-a contra a luz e observando as folhas da Arnica se movendo no meio da Cachaça. Achava um efeito magnífico. – Conta Márcio Lima.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
Perguntado sobre as influências da banda, Márcio Lima diz que um dos principais nomes é o de Adoniran Barbosa, que serve de inspiração na hora de compor. Márcio ainda cita Cartola, Noel Rosa, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Chico Buarque e João Nogueira e ressalta que com a entrada do Pirulito da Vila no grupo, as influências aumentaram, pois segundo ele, Pirulito puxa mais para o samba carioca como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto.

- Fazemos Samba! Samba de todos os tempos e também composições próprias. E também chorinho de vários autores e composições próprias. As nossas canções passeiam por ritmos brasileiros, tais como o samba, a marchinha e o chorinho, especialidades do Cachaça com Arnica. As letras retratam acontecimentos bem humorados vividos pelos compositores, envolvendo personagens reais que integram o universo dos artistas, como histórias e casos de moradores da cidade, com seus apelidos e situações do cotidiano, por exemplo, os personagens Tia Lilia, Péia, Ronaldo Capa Égua, Lulu de Mariinha, as meninas de Neusa, entre outros. – Explica Márcio Lima.

TRABALHOS GRAVADOS
O grupo Cachaça com Arnica irá gravar seu primeiro CD em abril de 2011. O disco será patrocinado pela VDL Siderurgia LTDA, através da Lei Estadual de Incentivo À Cultura. Fazem parte da equipe técnica do CD Fernando Cabrito (técnico de gravação), Francisco Bastos (direção musical), Márcio Lima (arranjos), Rafael Bastos (arte gráfica) e Gilson Fernandes Antunes Martins (produção e gestão cultural).

CONTATOS
Telefones: Gilson Fernandes (31) 9686-2875 - Angela Oliveira (31) 8714-6819

- Pessoal, visitem sempre sites e blogs independentes, pois neles que tem informações sem censura, como o JORPS. Sempre que possível dêem uma bisbilhotada aqui. Estamos esperando também uma visitinha em nosso site. Lá você encontra as músicas pra baixar e vídeos da banda. Um grande abraço! - Márcio Lima (voz e flauta) do grupo Cachaça com Arnica.

3 comentários:

JS disse...

Kd a bosta do link pra baixar o CD ?

Possilga disse...

Já parou para pensar que talvez eles tenham interesse em vender o CD? Para ouvir as musicas, acesse os links da banda. E seja mais educado numa próxima vez...

Unknown disse...

Pessoal, o clipe da música “Breque do Péia” já está pronto e com data para o show de lançamento.

Será no dia 9 de agosto às 22h no Granfinos, em Belo Horizonte, no projeto Samba Bate Outra Vez. Haverá ainda show das bandas Samba de Comadre e Camarão de Rama.

A música é a vencedora no Prêmio de Música das Minas Gerais 2013, entre mais de 350 inscritos.

O videoclipe tem cenas dos integrantes da banda em animações feitas em computador, com produção executiva de Gilson Fernandes, criação e direção: Rafael Bastos, direção, animação e finalização: Milton Lima e Gestão da Holofote Cultural, com patrocínio da Sinalmaxx Sinalização (www.sinalmaxx.com.br), Verso Camisetas (www.verrrso.com) e da Prefeitura Municipal de Itabirito, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A história da música se baseia nos carros do pandeirista do Cachaça com Arnica, Nilberto Braga, conhecido como “Péia”, no estilo musical que já está sendo extinto chamado de samba-de-breque. A principal característica do estilo é a pausa no acompanhamento acentuadamente sincopado para uma intervenção declamatória do intérprete. Estas paradas bruscas são chamadas breques, designação abrasileirada do inglês “break”, ou seja, para os freios de automóveis. Os "breques" são frases apenas faladas que conferem graça e malandragem.

SERVIÇO:
Projeto O Samba Bate Outra Vez: sexta-feira, 09 de agosto, a partir de 22h, no Granfinos – Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia - Belo Horizonte.



Link do clipe no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=vL1b528WusM

Postagens populares