TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA VELÁSQUEZ

FOTO: LAURA DUSI

A banda Velásquez é de Brasília (DF) e surgiu em 2008. De acordo com seus integrantes, alguns anos antes de formarem oficialmente a banda, três dos atuais integrantes já tocavam em um projeto.

Atualmente a banda é formada por Hugo Mesquita, Latif Chater, Isac Moraes, Leonardo Parágua e Luiza Dusi, sendo que não há instrumentos definidos para cada um, todos tocam um pouco de cada.

- Desde 2006 que eu e Latif Chater tocamos algumas músicas e compomos. Dentro da faculdade conhecemos Isac Moraes, que se juntou a nós inicialmente tocando baixo. Quando o baterista de nossa banda (se é que poderia ser considerada uma banda...) nos deixou, nos tornamos três compositores sem banda e então continuamos compondo juntos, tocando violão e cantando nossas músicas para nós mesmos. Cansados dessa vida, em 2007 decidimos correr atrás de um baterista. Quem já teve, tem ou quer ter uma banda sabe como é difícil encontrar um bom baterista sem banda por aí! Após um ano inteiro de uma busca incessante, um amigo, Lucas (Cascão) falou que tinha um "mano" que tocava bateria no prédio dele o dia inteiro. Deixamos uma gravação caseira no porteiro, destinada ao "mano baterista". Após uma semana, descobrimos que não era um "mano", mas uma "mina"! Marcamos um ensaio e descobrimos um talento na batera, a Luiza Dusi. Era o ano de 2008 e se aproximava o Festival Interno de Música Candanga da UnB (FINCA). Arrumamos um baixista com talento nato para a música sertaneja e para o humor, Leonardo Parágua, também do curso de Engenharia Civil e nos apresentamos pela primeira vez no Festival. Praticamente um debute! – Lembra Hugo Mesquita. 

O NOME
Hugo explica que o nome provavelmente é uma homenagem ao pintor espanhol Diego Velázquez, já que o Latif tem um quadro do mesmo em sua casa. Porem, ele diz que nenhum deles sabe dizer ao certo qual a verdadeira origem do nome.
- Cada um diz uma coisa e nunca se chega a um consenso. Nem mesmo nós sabemos a verdadeira história por trás da escolha do nome. Eu acredito que seja devido a um quadro que se encontra pendurado na sala da casa do Latif, do pintor espanhol Diego Velázquez. Acabou sendo uma homenagem. Mas vai saber se foi isso mesmo... - Diz Hugo.
INFLUÊNCIAS MUSICAIS
De acordo com Hugo os cinco integrantes têm gostos musicais muito distintos, o que influência a sonoridade da banda. Ele cita The Beatles, The Strokes, Franz Ferdinand, Os Paralamas do Sucesso, Los Hermanos, Belchior, Fágner, Tim Maia, Os Mutantes, como sendo as principais influências da banda.

- Já fomos definidos de "rock simpático tropical" a "rock com um pé na MPB". Mas acho que uma ótima definição seria Rock, apenas Rock. Não acreditamos muito nessas diversas classificações diferentes do estilo. Rock é rock e ponto final. – Afirma Hugo.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Hugo conta que a criação das musicas geralmente começa quando algum deles chega com uma idéia inicial e provavelmente quem apresenta a musica será quem vai cantar, mesmo isso não sendo obrigatório. Feito isso, eles se reúnem fora do estúdio, munidos de violões, cadernos e canetas e então pensam nos aspectos musicais, de harmonia a letra.

- Com o núcleo inicial da música fechado, partimos para o estúdio e tentamos colocar em prática as definições feitas anteriormente. Normalmente sai uma coisa bem diferente, mas é o que acaba dando o charme às composições. Nós realmente não temos moldes ou rótulos com o estilo do som, modo de composição, público ou qualquer outra coisa. Nós simplesmente tocamos o que gostamos e/ou gostaríamos de ouvir. Sendo assim, não temos temas principais ou amarras com relação a isso. Apenas escrevemos o que nos vem à mente no momento e tocamos o que nos parece agradável. – Conta Hugo.

TRABALHOS GRAVADOS
Atualmente a banda Velásquez faz parte do Selo Membrana, que teve início no ano de 2010, o selo lançou uma coletânea com nove bandas intitulada Membrana Música, no qual a banda participou. Pelo mesmo selo, eles gravaram seu primeiro CD que pretendem lançar em 2011.

CONTATOS
Telefone: (61) – 8425 - 0171

- Não deixem de conferir nosso som! Todos nós reclamamos muito de que falta algo novo, algo diferente, mas poucos somos os que corremos atrás para ouvir o novo! Muitas bandas boas estão por aí, ouçam-nas! Você pode até não gostar tanto do som, mas deu a oportunidade e atenção devida a um trabalho independente e de muita seriedade. Não deixem de ouvir! Nos encontramos pelo Brasil! Abraço! – Hugo Mesquita, banda Velásquez

Um comentário:

Velásquez disse...

Novo site da Velásquez!
www.velasquezmusica.com.br

Abraço!

Postagens populares