TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA [PAZ-ME]



FOTOS: Lúcia Ede

[Paz-me] é uma banda de Belo Horizonte (MG) que começou ano de 2000. Após algumas pausas, Charles Galvani e Raufe Pereira, integrantes desde o inicio da banda, decidiram recomeçar o projeto e convidaram dois novos integrantes, alem de assumir um novo planejamento de trabalho para a banda. A formação atual tem Charles Galvani (baixo), Raufe Pereira (vocal e guitarra), Flaviano "Fly" Ferreira (teclado) e Beto Salomão (bateria). 

- Eu e Raufe nos conhecemos nos anos de 1990 através de amigos músicos em comum. Desde o início da amizade, tínhamos o objetivo de montar uma banda juntos, já que cada um trabalhava em outros projetos musicais. Em 2000 conseguimos dar início ao [Paz-me] junto com outros amigos. Com o passar do tempo, depois da empolgação inicial, alguns amigos saíram, houve algumas trocas, dificuldades em relação aos objetivos de cada um, dificuldades de conciliar objetivos pessoais com a banda, etc. Coisas normais de qualquer banda. Mas mesmo nos intervalos forçados ou não, eu e Raufe ainda tínhamos o [Paz-me] como projeto. – Conta Charles Galvani.

O NOME
Charles explica que o nome surgiu numa visita a Viçosa (MG), quando conheceram um fazine que tem o mesmo nome da banda. Eles acharam interessante o nome e com as devidas autorizações o utilizaram. Ele ressalta que para a banda, o nome simboliza a busca pela paz, juntar amigos, fazer um som de qualidade e volta para casa em paz.

- Um grande amigo e ex-integrante da banda, estudava Engenharia em Viçosa, e em uma das nossas visitas à “Patchanka” (República de amigos e estudantes da época) conhecemos um fanzine produzido na cidade denominado Paz-me. Achamos a proposta e o termo muito interessante e significativo e após alguns anos e com as devidas liberações, passamos a utilizá-lo como nome da banda.
  
Um fato muito interessante relacionado ao universo da música é que o nome das bandas e, principalmente, as letras das músicas se tornam objetos de inúmeras interpretações e significados. Com o [Paz-me] não foi diferente e logo uma nova interpretação surgiu por parte de várias pessoas que ouviam ou viam a banda. O termo “Paz-me” começou a ser interpretado com um sentido mais rock ’n ’roll, um sentido de choque, ou seja, deixar pasmado. O que não deixa de ser uma interpretação interessante. – Diz Charles.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
De acordo com Charles, a banda é muito eclética, tendo influências individuais que vão de rock dos anos de 1970, rock nacional dos anos de 1980 a canções regionais, Clube da Esquina, dentre outras variedades que juntos formam o som da banda [Paz-me].

- Definir o tipo de som que tocamos é difícil de responder, simplesmente porque não sabemos (rs). Fazemos músicas sem muita preocupação com um estilo definido. Temos o rock como gosto comum e na base de todas as canções, mas nas músicas temos pitadas de baião, jazz, samba, etc. – Explica Charles.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
O baixista conta que do atual repertorio, ele e o Raufe compuseram uma musica em parceria, em outra Charles criou a melodia em cima da letra que uma amiga lhe mostrou. O restante do repertório foi criado por ele na base do violão e voz, criando letra e musica ao mesmo tempo.

- Não temos um tema específico que seguimos ou defendemos. Pelo retorno que temos das pessoas que já ouviram as músicas e/ou viram o show, o repertório apresenta uma cara de rock, mas bem mineiro, o que não sabemos ainda decifrar (rs). Afirma Charles.

TRABALHOS GRAVADOS
Em 2004 a banda [Paz-me] lançou um EP com seis canções. Em 2010 participaram com uma musica em cada um dos dois volumes da "Coletânea Membrana" lançados pelo selo Membrana (www.membranamusica.com.br). Ainda em 2010 lançaram seu primeiro videoclipe, da música "aqui não cai não" gravado pela 3Macacos filmes. Esse vídeo recebeu os prêmios de melhor vídeo e melhor roteiro no 1º Fest Clip - Festival de vídeos da cidade paulista de Santa Gertrudes. Atualmente a banda está em faze de gravação do primeiro CD completo que pretendem lançar em 2011 pelo selo Membrana.

AGENDA
19/11/2010 - Centro Cultural Nem Secos – Junto com a banda Monograma.

CONTATOS
Site oficial: www.pazme.com.br
Twitter: @BandaPazme
Facebook: Paz-me banda

- Convidamos a todos, músicos ou apreciadores da música, para nos procurar por aí, seja em shows, seja através do site oficial, ou seja através das mais comuns redes sociais (Facebook, MySpace, Orkut, Twitter, etc.). Ajude-nos a definir nosso som, dê sua opinião, espalhe a notícia, veja o clipe (que modéstia parte ficou sensacional)......venha ficar em paz (me). – Charles Galvani, baixista da banda [Paz-me].

Nenhum comentário:

Postagens populares