TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA FESTENKOIS



A banda Festenkois é de Belo Horizonte (MG) e foi Formada em 2008, atualmente fazem parte do grupo Rafael Menezi (guitarra e voz), Rafael Dantas (guitarra e voz), Patrícia Yegros (baixo e voz) e Luiz Garcia (bateria).

O INICIO
Inicialmente, a banda tinha outro baterista, porem ele tocava em outro projeto e acabou saindo, foi quando Luiz Garcia entrou e de acordo com os integrantes da Festenkois teve muita capacidade de adaptação.

- Eu lembro que em Março de 2007 estava com a Patricia num boteco e lá conheci o Menezi. A gente trocou uma idéia sobre formarmos uma banda de rock, mas só se concretizou mesmo um ano depois, em 2008, quando os dois começaram a tocar juntos. Pode-se dizer que eles foram os "cabeças" sendo que não existe um "líder", no sentido literal da palavra. A gente tenta fazer tudo coletivamente. – Ressalta Luiz Garcia.

O NOME
O guitarrista e vocalista Rafael Menezi explica que o nome surgiu pela internet, em uma troca de mensagens entre ele e a Patricia. Eles estavam discutindo sobre qual nome dar ao projeto que estavam iniciando. Então, surgiu o FESTEN, inspirado no filme homônimo, que é uma palavra dinamarquesa que significa festa. Porem, eles encontraram um projeto com este mesmo nome, através do myspace, então acrescentaram o “KOIS”.
 
- O nome surgiu em um dia em que eu e a Patricia trocávamos mensagens pela internet, pensando num conceito para dar nome aquela coisa que queríamos criar. Como eu sou fã do filme FESTEN (dirigido por Thomas Vintemberg, 1998, Dinamarca), e nele contém grande organicidade (Dogma 95), além de ter sido apresentado na época em que começamos a tocar mais ou menos, o nome caiu como luva. Festen é festa em dinamarquês, perfeito para o que queríamos, e como já existe um projeto chamado Festen que visualizamos no myspace, tínhamos que colocar algo mais e foi KOIS! Agora a luta é essa, encontrar o que é, ou o quem é Kois! – Explica Rafael Menezi.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
Rafael diz que eles escutam muito o som de 1990, mas que não ficam presos a apenas esse tipo de musica. Ele conta que todos da banda são abertos a diversidade musical o que inclui rock, metal, punk, hip hop, samba, jazz, salsa e folk. Perguntado como definira o som da banda, Rafael responde dizendo
“tocamos rock pesado, porque é enérgico... ‘quebramos tudo’ com vigor e densidade e acreditamos muito no que estamos fazendo”.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com Luz Garcia, tudo se inicia quando alguém dos integrantes apresenta algum riff ou composição semi estruturada no ensaio e se eles gostam trabalham em cima. Ele ressalta que nunca acontece de a musica já chegar pronta, até pelo fato de que eles prezam muito pelo trabalho em grupo.

- Geralmente alguém leva um riff ou uma composição semi-estruturada pro ensaio e a gente pira em cima. Nunca aconteceu de alguém chegar com uma música pronta, mesmo porque a gente preza pela autoria conjunta. Tem que ter o dedo de todo mundo na parada. O Festenkois é formado por pessoas que compartilham o sentimento de que a humanidade precisa se libertar de todo tipo de prisão que a limita. A maioria das nossas músicas trata ou aborda sobre isso em algum momento. Soluções racionais para conflitos existenciais também são um tema recorrente. A gente deixa o lado emocional para parte de arranjos, que é a melhor hora pra explodir nossas mentes e corpos através da música que fazemos. – Conta Luiz.

TRABALHOS GRAVADOS
Atualmente a banda Festenkois está finalizando seu primeiro disco, com nove musicas, que foi gravado no estúdio Big Band, em Belo Horizonte (MG), e tem a produção da banda e de Tales Trajano.

AGENDA
03/11/2010 – Noite Fora do eixo - bar A Obra – Belo Horizonte (MG)

CONTATOS
Email: festenkois@yahoo.com.br. 
Twitter: @festenkois
Myspace: www.myspace.com/festenkois
Youtube: www.youtube.com/festenkois.
 
- Convidamos a todos os fãs de rock a conhecerem o nosso trabalho, feito com muita dedicação e com muita paixão pela música. Aproveitem para comentarem e criticarem também, pois nada evolui sozinho. Muito obrigado pelo espaço! – Luiz Garcia, baterista da banda Festenkois.

Nenhum comentário:

Postagens populares