TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA HEADFONES


A Headfones foi formada no final de 2006 em Salvador (BA), inicialmente como um projeto que tinha apenas bateria e guitarra. Após algum tempo, se firmaram como banda e chamaram um baixista. A formação da Headfones tem André Dias na guitarra e vocal, Arilson Reis na Bateria e Igor Sena no baixo e vocal.

– A história da Headfones está diretamente ligada ao fim de minha antiga banda a Pagu. Foi lá que eu conheci o Arilson, a banda era tão surreal que minha primeira conversa mais descontraída com Arilson só aconteceu após três anos de banda. E foi justamente nessa conversa (novembro de 2006) que descobrimos gostos musicais parecidos e então veio a idéia de montarmos um projeto paralelo somente com guitarra e bateria para tocar covers das bandas que a gente curtia. Após o fim da Pagu (abril de 2007) a gente resolveu aproveitar algumas de minhas composições que ficaram "órfãs de banda", foi aí que surgiu a necessidade de um baixo e Igor, que já havia tocado comigo em outros projetos, se juntou à nós e partimos para batalha. A nossa maior dificuldade foi a mesma da maioria das bandas de rock aqui Salvador, o déficit de casas de show e bares que acolham o cenário independente soteropolitano. Tem sido bastante difícil achar locais para tocar sem entrar no esquema de algumas produtoras de show daqui que exigem que as bandas vendam ingressos, se não nada de tocar. Atualmente existem muitas bandas excelentes em Salvador que estão paradas devido a essas dificuldades. – Afirma o vocalista e guitarrista André Dias.

O NOME
André ressalta que escolher um nome é uma das partes mais difíceis em se criar uma banda. Segundo ele, no inicio a Headfones se chamava Mosaico, mas por já haver uma banda com esse nome e por ter um programa de TV também homônimo, decidiram por procurar outro nome. Após alguns dias pensando em algo o baterista Arilson sugeriu Headfones e eles gostaram da idéia.

- Já existia uma banda chamada Mosaico e surgiu um programa de TV aqui na cidade com esse nome. Então passamos muitos dias martelando um nome novo e no meio de um desses debates Arilson sugeriu o nome Headphones (sim, com ph). Ficou assim e na mesma noite que escolhemos o nome nosso caro baixista escreveu com "f". Ficou mais bonito visualmente e facilitou bastante na criação do Logotipo. – Conta André.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
De acordo com seus integrantes, a banda Headfones tem variadas influencias musicais. O guitarrista e vocalista André Dias cita nomes como Jimi Hendrix, Queens of the stone age, Jeff Buckley, Foo Fighters, Ed Motta, Gilberto Gil, Los Hermanos, Gram, Retrofoguetes e Mutantes. Já o baterista Arilson escuta muito Charlie Brown jr, Red Hot Chili Peppers, Rumbora, Slipknot e Deftones. O baixista Igor Sena diz que é mais voltado para a MPB e suas principais influências são Nando Reis, Moska, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Cazuza, Los Hermanos, Gram e Jeff Buckley.

- Já que  existe essa grande tendência de se buscar um estilo padrão para as bandas, chegamos à conclusão de que fazemos rock alternativo. Ele nos dá a liberdade de navegar por outras nuances do próprio rock e flertar com esse ou aquele estilo de música sem "trair" o movimento. É extremamente sedutor experimentar fusões de estilo, nos dá a oportunidade de criar uma musicalidade autentica e diversificada. – Explica André Dias.


PROCESSO DE CRIAÇÃO
André conta que o processo de criação da banda é bem simples, geralmente ele compõe as músicas e grava algumas demos em seu home studio. Feito isso, ele passa essa demo para os demais integrantes e após eles escutarem e selecionarem as melhores, eles vão para o estúdio trabalhar nas versões definitivas.

- A inspiração vem de qualquer coisa, de um filme qualquer, de uma desilusão amorosa, de crises existenciais de um novo amor, enfim, a inspiração é uma coisa que depende muito do momento que se atravessa. Se fosse para escolher um tema principal, teriam que ser dois. O amor e as relações interpessoais. Porque no final tudo gira em torno desses dois mesmo que de forma indireta. – Diz André.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Headfones tem três trabalhos gravados, uma demo gravada na casa do André em 2008, um áudio extraído de um show de 2009 e um Ep gravado em fevereiro de 2010. André conta que a partir de outubro eles começam as gravações do seu primeiro disco completo.

AGENDA
11/09/2010 - Galeria Music Bar – Salvador (BA).

CONTATOS 
Telefone: (71) 8833 -1120
                     http://www.4shared.com/dir/36044166/a9307b5b/sharing.html 

- Se você procura uma banda que passeia sem apegos aos diversos estilos do nosso amado rock and roll, que tentam, em suas letras, traduzir o cotidiano da forma mais perceptível possível, então pode apreciar a Headfones sem moderação alguma. - André Dias, vocalista e guitarrista da banda Headfones. 

Nenhum comentário:

Postagens populares