TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 27 de julho de 2010

SONS DO BRASIL CONHEÇA A BANDA BERTOLA E OS NOCTÍVAGOS


A banda Bertola e Os Noctívagos é de Belo Horizonte (MG) e foi formada no início de 2008. Após uma mudança de baterista, a formação atual tem Flávio Bertola no vocal, Leo Moraes e Lucas Nascimento nas guitarras, Sérgio Ribeiro no baixo e Del Cabral na bateria

- Na verdade a maioria das músicas que tocamos, são da época em que eu tinha uma banda chamada Sinergia que contava também com o nosso guitarrista Lucas Nascimento. Essa banda durou apenas um ano e meio (de 2006 a 2007). Nessa época a maior dificuldade era fazer com que as pessoas envolvidas tivessem uma atitude profissional, não somente no palco, mas principalmente fora dele. Quando a banda terminou ao final de 2007, eu decidi levar em frente sozinho a proposta de gravar um CD com as músicas que havíamos feito. As gravações do CD começaram no final de 2008. A banda atual se formou de maneira espontânea, já que todos os músicos (com excessão do Del Cabra l- baterista) participaram das gravações e acreditaram no potencial do trabalho. - Diz Flávio Bertola.

O NOME
Flávio conta que antes do termino das gravações do CD ELES começaram a fazer shows e havia duvidas em relação ao nome que iriam usar. Então, o Leo Moraes, que alem de guitarrista é também o produtor musical da banda, sugeriu "Bertola", que é o sobrenome de Flávio. Eles começaram como "Bertola", mas Flávio ficou um pouco incomodado com a idéia.

- Me incomodava um pouco essa coisa meio megalomaníaca do Bon Jovi ou do Van Halen de colocar o próprio nome na banda. E como a vida noturna sempre foi uma grande inspiração para as nossas composições, decidimos inserir a palavra "Noctívagos" - que significa aqueles que perambulam pela noite. Ficou: Bertola e Os Noctívagos. – Explica o vocalista.

INFLUÊNCIAS
O vocalista conta que o rock nacional de 1980 marcou a sua vida, e cita o disco Cabeça de Dinossauro dos Titãs como sendo uma das suas principais referencias. Perguntado sobre as influências dos demais integrantes da banda, Flavio diz que o baterista Del Cabral se inspira muito no John Boham, o guitarrista Leo Moraes gosta muito de Beatles, o Lucas gosta de David Gilmore e o baixista Serginho Ribeiro é mais "grooveiro" e gosta de fazer linhas de baixo com certa malemolência.

- No meu caso, a principal influência é o rock nacional dos anos de 1980. O "Cabeça de Dinossaro" dos Titãs, por exemplo, foi um dos discos que mais marcaram a minha vida. Ali existe uma fúria legítima que se dirige a todas as instituições pré-estabelecidas: Igreja, Família, Polícia e Estado. Isso provocou uma ressonância enorme no pensamento dos jovens da época que se sentiam oprimidos por essas instituições. E eu era um desses jovens. Depois que a onda oitentista abaixou que eu fui conhecer os clássicos como Jimi Hendrix, 'Led Zeppelin, The Who, Velvet Underground, The Beatles, etc... Todos esses artistas exerceram uma influência fundamental, não só na música, mas também na nossa atitude. – Ressalta Flávio.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com Flávio, o processo de criação das musicas pode variar, sendo que algumas vezes ele escreve a letra e os demais integrantes criam a melodia e outras vezes ocorre o contrario, ele cria uma letra para um som já criado por eles. Segundo ele, também já aconteceu de criarem letra melodia juntos.

- O tema principal das nossas composições é a vida urbana com tudo que ela implica de melhor e de pior, o trânsito infernal, os ruídos desagradáveis, a vida noturna, as mulheres, os bares, enfim. Não tem como fugir disso. Muitas pessoas dizem que o nosso som é rock'n roll básico, mas eu acho que rock'n roll básico é quase uma redundância. Sempre que o rock tentou incorporar muito virtuosismo na execução das músicas, como é o caso das bandas de rock progressivo da década de 1970, ficou muito chato. Tanto é, que nesse período o que salvou o rock da chatice foi o movimento punk, com músicas de três ou quatro acordes,  simples, diretas e intensas. Portanto eu diria que somos uma banda de Rock com influência de vertentes bem variadas. – Afirma o vocalista.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Bertola e Os Noctívagos têm um CD com 12 musicas, gravado em 2009, intitulado "O Lodo da Mente". Atualmente a banda trabalha em cinco músicas novas que farão parte do próximo disco.

- Uma das músicas novas chama-se "Pão de Queijo Fields Forever" e fala daquele típico mineiro que se vangloria de tudo que é da sua terra, mas não expande seus horizontes e fica sempre na mesmice, olhando para o próprio umbigo. – Conta Flávio.

AGENDA:
05/10/2010 - 22:00 – Bar A Obra, rua Rio Grande do Norte, 1168, Belo Horizonte (MG)
13/10/2010 – 20:00 - Centro Cultural Vila Marçola, rua Mangabeira da Serra,320, Belo Horizonte (MG).
29/10/2010 - Casa Cultural Matriz, Belo Horizonte (MG).

CONTATOS
TELEFONES: (31) 32245287 ou (31) 84294390
Videoclipe de "Beleza Perversa":  http://www.youtube.com/watch?v=-o9ONwXVRBY

- Acho que as pessoas que gostam de um rock'n roll direto e sincero, certamente se identificarão com o nosso som. Portanto, quem quiser ouvir, baixar algumas músicas gratuitamente, ou até mesmo comprar o CD, basta acessar o nosso site oficial. Gostaria de agradecer ao Samuel pela oportunidade de conceder essa entrevista ao Jornalismo Possilga que é um blog bem democrático que divulga a cultura independente de Minas de forma bem abrangente e imparcial. Muito obrigado mesmo! Um grande abraço a todos e espero que nos encontremos em breve! – Flávio Bertola, vocalista da banda Bertola e Os Noctívagos.

Nenhum comentário:

Postagens populares