TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 1 de junho de 2010

ENTREVISTA COM O HUMORISTA BRUNO MOTTA





A entrevista que segue foi feita por email com o humorista Bruno Motta, uma das principais referencias em comédia stand up do Brasil. Atualmente, alem de suas apresentações, Bruno que nasceu em Belo Horizonte, também trabalha como redator chefe e repórter do programa Furo MTV.

Bruno Motta já participou de vários programas na TV brasileira alem de participar de espetáculos como ImproRiso e o Seleção do Humor (criados por ele em SP), Improvável, Comédia em Pé, Clube da Comédia, Comédia ao Vivo, dentre outros.

Na sua carreira, Bruno já conquistou alguns prêmios como o Prêmio Multishow de Bom Humor (1998), o Festival Nacional de Novos Humoristas (2003), Prêmio Minas de Dramaturgia (2005) e Melhor Comediante Stand Up do Brasil (RJ, Mercadão Cultural - 2006).

Confira a seguir a entrevista completa:

 Possilga: Com que idade você descobriu que tinha vocação para ser humorista? E quando você conheceu a comédia stand up?

Bruno Motta: Eu faço stand up há um tempo, já. Profissionalmente, há 10 anos, desde o Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro, onde fui um dos vencedores fazendo justamente comédia stand up. Comecei e continuei fazendo pelo mesmo motivo: porque adorava esse desafio de fazer um humor só com texto novo, inédito, que ninguém nunca tinha visto antes, baseado no dia a dia, na atualidade.

Não vejo vantagens ou desvantagens em fazer stand up ou outro estilo, é tudo humor, todos os estilos buscam fazer rir. Quem tem que escolher o que gosta mais é o público, é uma decisão muito pessoal saber se você gosta mais escrachado, mais mastigado, mais cantado, mais calado, vai saber! O que mais me atrai nesse estilo é o ineditismo, a originalidade dos temas. Por mais humoristas que existam, sempre somos surpreendidos por novos olhares sobre algum assunto ou mesmo algum tema que não tinha sido abordado ainda. É um gênero que me diverte muito, não só como profissional, mas como espectador também.

Possilga: Você se lembra da primeira piada que contou? Se sim, qual?

Bruno Motta: Eu lembro que contava muitas piadas quando era criança, via meu pai contando e repetia. Mas não lembro qual foi a primeira.

Possilga: Você se inspirou em algum comediante para começar a carreira? Qual é seu ídolo na comédia e por quê?

Bruno Motta: Eu não me espelhei necessariamente em alguém específico, mas eu tinha um público em mente. Eu queria agradar pessoas como eu, que gostavam de ir a shows de humor, mas acabavam sempre ouvindo as mesmas piadas. Pensei "poxa, se a pessoa gosta de humor ela já conhece essas histórias. Seria legal ir num espetáculo só com material inédito". Mas claro que eu tenho meus ídolos. No começo era o Chico Anysio, o Jô Soares, além do Jerry Seinfeld e do Johnny Carson, que eu via na TV a cabo.

Possilga: Qual a maior dificuldade em se viver de humor no Brasil?

Bruno Motta: Para quem sabe fazer isso, não tem dificuldade. Acho que nessa hora se aplica a resposta de Oscar Wilde. O Chico Anysio me contou essa história; um dia uma senhora pergunta "Sr. Wilde, escrever é difícil?" e ele responde "Minha senhora, escrever ou é fácil ou é impossível". Quer dizer, para quem sabe fazer isso, não é trabalho. A gente está fazendo o que a gente sabe fazer. E de repente estamos sendo pagos para isso. Alguns são mais bem pagos que outros, outros são incrivelmente mais bem pagos que uns, mas o resto de nós está aí trabalhando e ganhando para isso. Só de ganhar dinheiro com algo que a gente ama fazer já parece férias.

Possilga: Como você cria seus shows e como você se prepara para eles?

Bruno Motta: O stand up é uma grande conversa para a platéia. Os melhores humoristas são os mais naturais, mais espontâneos, que falam de assuntos que realmente mexem com eles. Nós temos que ser nós mesmos no palco, quanto mais natural isso aparece, melhor para o show. Daí essa mágica de parecer sempre pensado na hora. Uma parte realmente surge ali, com aquela platéia. Outra parte já está planejada, as piadas escritas, testadas. Mas dizer qual é qual seria contar o truque da mágica...

Possilga: Qual foi a pior apresentação que você fez? Por quê?

Bruno Motta: Não existe isso. O importante é não passar recibo! Não deu certo? O importante é não parar. Bola pra frente. Agir como se nem fosse uma piada, só um comentário. Eu tento agir assim.

Possilga: Como você vê o humor brasileiro na atualidade? E qual sua  opinião sobre a comédia na TV brasileira?

Bruno Motta: Acho que o que chamam de "moda do stand up" é na verdade uma imensa combinação de fatores. O primeiro deles, claro, porque é mais um estilo de humor, e as pessoas gostam de rir de si mesmas, sempre foi assim. Além disso, é um estilo que trata principalmente do dia a dia, do cotidiano, ou seja, há uma grande identificação do público. Ele pode não se identificar com tudo, mas quando isso acontece beira os 100% de identificação. É um formato simples tanto tecnicamente (requer apenas um microfone) quanto artisticamente, já que não requer criação de personagem, exercício de corpo. É também novidade, e aqui no Brasil está, por algumas coincidências, intimamente ligado a internet e ao YouTube, onde o formato ganhou muita força.

O termo "comédia stand up"é que virou moda. E tem sido realmente um sucesso. Veja você que, em São Paulo, ele tem lotado bares e teatros, e, até agora, apenas em horários alternativos, teoricamente mais difíceis. O nosso projeto das quintas feiras, o ImproRiso, no Café Paon, é num bar. A idéia é ter um legítimo comedy club, sem elenco fixo. Você vai lá toda semana e vê comediantes diferentes se apresentando. Humor não sai de moda, não passa. Se aparecer mais um estilo amanhã, esse fica também. As pessoas querem rir.

Possilga: Você acha que poderia haver mais programas de comédia stand up na TV aberta?

Bruno Motta: Claro. Humor é bom e sempre vende.

Possilga: Eu conheci o seu trabalho através de vídeos na internet, inclusive você tem um canal no youtube com vários vídeos.  Como é sua “relação” com a internet, você gosta? Não tem medo que muitas pessoas  não comprem o show, ou assistam pelo fato de poderem ver na rede?

Bruno Motta: Sei que existe uma turma que pensa o contrário, mas eu não. Para mim, essa é a era da informação, e informação que circula mais, vale mais, como é a moeda. Para mim não existe saturação do mercado a partir dessa exposição, mas tem que saber lidar com ela. Quando a pessoa vai te ver ao vivo, ela quer ver a piada que ela conheceu no Youtube. Mas aí você não pode apresentar só o que ela já viu. Tem que ter alguma surpresa ali no meio guardada. Uma "versão entendida", eu acho.

Possilga: Desde 2009 você trabalha na MTV como redator, e em 2010 também faz matérias para o FURO MTV, como você concilia trabalhar na TV e fazer shows?

Bruno Motta: Me alimentando bem e tomando vitaminas! Tem sido puxado desde 2009, mas na MTV eles sabem como é importante para mim que eu continue fazendo shows, então eles fazem "vista grossa" para os dias que tenho que faltar. Mas eu não tiro folga desde o réveillon. É sério! Outro dia eu disse que ia ao teatro com um amigo e ele perguntou "sua folga, finalmente"? E eu disse "é como se fosse. Hoje eu só gravei minha coluna e um off na MTV". Trabalhar quatro horas para mim num dia é um dia de folga. O que é ótimo!

Possilga: Agradeço pela sua atenção e pela entrevista, e para finalizar queria pedir para que você deixasse um recado convidando os leitores do blog a ir ao seu show e também saber mais sobre seu trabalho através do seu site oficial e do canal no youtube.

Bruno Motta: É muito bem ver os recados de quem curte o nosso trabalho. Às vezes eu não respondo porque é impossível e falta tempo, mas ler, eu sempre leio. A gente se encontra no twitter @brunomotta e no meu site www.brunomotta.com.br!

Nenhum comentário:

Postagens populares