TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 19 de maio de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA CHÁ DE ABU

Chá de Abu é uma banda de Salvador (BA) que foi formada no dia 21 de maio de 2007. De lá para cá, aconteceram muitas mudanças na formação, principalmente na bateria, de acordo com a banda foram pelo menos cinco bateristas diferentes. Atualmente compõe o grupo Leonardo Monteiro (guitarra e vocal), Gustavo Sales (vocal e firulas), Carolina Rodrigues (pérola negra e bateria), Iuri Matos (guitarra), Angevaldo Maia (baixista) e na produção Diogo Monteiro e Andreza Luiza.

- Passamos um bom tempo parados somente tentando encontrar alguém que se encaixasse no perfil, até que a Carol apareceu como uma benção, redentora dos nossos problemas. Posteriormente foi o guitarrista, passamos por várias marés de azar, mas agora, já está consolidada. – Conta Angevaldo Maia.

O INICIO
De acordo com o vocalista e guitarrista Leonardo Monteiro os integrantes da banda se conheceram através da comunidade da banda Los Hermanos no orkut. Eles se reuniam com amigos para tocar violão, trocar idéias e se divertir. Leonardo conta que nessa época, eles ainda ficavam meio indecisos em relação a montar ou não uma banda, até que a oportunidade surgiu no aniversario de uma amiga deles. Após essa apresentação, feita com duas guitarras e alguns microfones, foi decidido que eles iriam fazer uma banda. Passada uma semana, todos já tinham seus instrumentos, que segundo a banda eram poucos e de péssima qualidade, e ensaiavam na cobertura da casa do Angevaldo.

- Então, “os cabeças” da banda foram eu, Gustavo e o Angevaldo (junto com os nossos amigos e ex-integrantes). Dificuldades sempre existiram, pois, ninguém tinha dinheiro para sair comprando um set de pedal, ou uma guitarra Fender, começamos com instrumentos de baixa qualidade, sem saber tocar muito, fazendo shows para amigos, errando e aprendendo com a vida. A única dificuldade que temos até hoje são as casas de show de Salvador. Não tem muitas e as únicas que tem não dão muito espaço. Eu não me lembro de datas, sou péssimo com isso, acho que o Tato pode me ajudar. – Diz Leonardo Monteiro.

- Tudo aconteceu muito rápido, a idéia de formar a banda e juntar foi entre março e maio de 2007, nosso primeiro show foi no dia 21/12/07 na casa de show World Bar com as bandas Radionave e Fridha. - Relembra Gustavo Sales.

- A GRANDE dificuldade que enfrentamos atualmente são as casas de shows. Não existe espaço para a cena independente de Salvador. As bandas enfrentam dificuldades exatamente por serem independentes e estão surgindo vários grupos na cidade que fazem um som muito legal, porém, ficam limitados a aniversários de amigos e rodas de violão. O que nos resta é nos unirmos para tentar produzir algo, porque além do “açúcar” a união também faz a força. (Rs) - Ressalta Angevaldo.

O NOME
Leonardo conta que o nome Chá de Abu surgiu numa enquete na comunidade da Los Hermanos, que tinha a seguinte pergunta “se fosse fazer uma banda qual o nome seria?”. Mila, uma amiga deles sugeriu “Chá de Abu” e daí que o nome veio. O nome é inspirado em uma musica do Los Hermanos que se chama “Do sétimo andar”. Leonardo ressalta que por causa do nome, muitas pessoas pensam que eles são algum tipo de banda cover do Los Hermanos, mas de acordo com ele não é. Trata-se de apenas uma influência deles e também por terem se conhecido por causa da banda.

- E com a idéia de que o chá é resultado de uma junção de ervas e folhas para curar enfermidades, que trouxemos isso em relação à música, no intuito da mesma curar qualquer tipo de dor. – Explica Gustavo.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
O baixista Angevaldo diz que cada integrante da banda acaba se voltando para uma influência diferente, sendo que em comum eles têm a curiosidade de misturar os estilos para ver qual é o resultado final.

- Minhas influências vão tanto da MPB do final da década de 1960 e se prolonga pela de 1970 inteira. Coisas com Roberto & Erasmo (esse último GENIAL), Clube da Esquina, Tropicália, Novos Baianos, Secos e Molhados, Jorge Ben, Ivan Lins entre outros milhões, tem Beatles e as coisas mais atuais como Radiohead, Strokes, Arctic Monkeys e Coldplay. Tem também as bandas conterrâneas, como a já citada Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Cascadura, Scambo.- conta Gustavo.

- Minhas influências vão de, Los Hermanos a Radiohead, caindo em Beatles, voltando para Cordel do Fogo Encantado, Elvis, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta... Eu amo musica. – Diz o guitarrista e vocalista Leonardo.

TIPO DE SOM
Perguntado sobre o estilo musical que mais definiria a banda, Leonardo responde que eles tocam do funk (não o carioca) ao samba, de rock ao axé e diz que não saberia definir qual tipo de som que fazem. Gustavo ressalta que se dedicar a só um estilo musical seria um desperdício pela diversidade musical que existe no Brasil.

- Uma banda brasileira que se enterra num estilo é um pecado, tendo uma abrangência musical absurda como temos aqui e podendo abraçar tudo isso, é a melhor coisa que um artista pode querer. – Afirma Gustavo.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com a banda, o processo de criação é variado, as letras podem ser criadas ou não, junto com a melodia, com um violão. Mas segundo eles, também acontece de criarem a melodia primeiro, para depois criar a letra e vice-versa.

- É meio que misterioso, é mais uma maneira de colocar para fora as inquietações que pairam em nossas mentes. Quando nada, apenas um momento feliz que se queira compartilhar ou recomendar de maneira descontraída. A música ainda tem a capacidade de fazer as pessoas refletirem. Que bom. – Ressalta Angevaldo.

- Nossas composições chegam de um jeito particular, cada um chega com a letra pronta ou não e uma idéia do que seja a melodia, para que a banda tenha uma percepção do que virá a ser o projeto final da música. Os temas vêm de alguma coisa que se lê, escuta, conversa com alguém, visto ou mesmo vivido ou sentido. Vai do que vem na hora! - Diz Gustavo.

- O tema pode ser uma nuvem que passa pela janela na hora do almoço, ou simplesmente um amigo distante, pode ser aquela nova banda que apareceu na MTV, que você acha aquilo fantástico e quando você vire, a influência está nos seus acordes. – Conta Leonardo.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Chá de Abu finalizou as gravações do primeiro EP intitulado de “NOSSO” que foi lançado no dia 15 de maio em Salvador. De acordo com Angevaldo, o EP tem contem cinco faixas e é dedicado a todos que colaboram para que a banda chegasse onde está atualmente.

- O nome foi escolhido por conta da vontade, não só da banda como também dos amigos e fãs, de registrarmos o trabalho. O apoio e o incentivo da galera são importantes para qualquer grupo e podemos dizer que somos felizardos em contarmos sempre com todos. O mínimo que podemos fazer é dedicar esse EP a todos que estão conosco desde o inicio e que de alguma forma, contribuíram para chegarmos até aqui e que sem dúvida, fazem parte da banda. O trabalho conta com cinco músicas e uma faixa bônus (uma pequena brincadeira), foi gravado por Israel Baraum, excelente profissional e grande amigo. Em breve estaremos lançando mais uma DEMO como duas ou três musicas. – Explica Angevaldo.

CONTATOS

- Galera bonita voltando da praia, passa no myspace da Chá de Abu e toma uma xícara, fiquem ligados no twitter e na comunidade no Orkut (é só procurar) que sempre estamos fazendo som por ai. - Leonardo Monteiro, guitarrista e vocalista da banda Chá de Abu.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Chá de Abu é uma Banda que reflete a musicalidade brasileira A que mais gosto é "Dia Santo" mas todas são maravilhosas.
Vale a pena conferir todo o talento ouvindo as musicas e claro, dançando ao som do Chá de Abu(se não dançar, não tem graça)rsrsrs.
Vamos, tome uma xicara de Cha!
Uhu!!!
Nitya, Salvador-BA

Postagens populares