TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 17 de março de 2010

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA US MULA PRETA



Us Mula Preta é uma banda de Belo Horizonte (MG), que foi formada em 2004, mas começou a divulgar seu som em 2006. Após algumas mudanças, a banda atualmente tem Karide Rocha no vocal, Weiver Brandão no Baixo, Gustavo Cortesi na guitarra e Salviano Carneiro na bateria.

- A principio o pessoal começou a se reunir, em festas de amigos, para fazer um som em 2004. Nessa época tocavam na banda Karide Rocha no Vocal, Weiver Brandão no baixo Marlon, Hilário na guitarra e Kleber Fraga na Bateria, mas só por volta de 2006 que a banda começou a divulgar seu som nas casas de show de Belo Horizonte. De 2009 para 2010 a banda sofreu alguns desfalques com a saída do Guitarrista e do Baterista, mas isso não foi o suficiente para abalar a banda, que segui com força total para dar continuidade ao trabalho. – Conta Salviano.

O INICIO
De acordo com Salviano, eles sempre foram muito amigos e em 2004, O Marlon e o Karide, decidiram montar uma banda, com o intuito de tocar rock’n roll. Porem, eles precisavam de mais integrantes, foi quando o Karide entrou em contato com Weiver e o convidou para ser o baixista. Weiver por sua vez, chamou o Pam Pam(ex baterista) para mandar tocar bateria, e a partir disso que a banda começou a ser o que é hoje.

- Em 2004, O Marlon (ex guitarra da banda) conversando com o Karide, que a principio iria mandar na batera, decidiram montar uma banda, mas quem seria a banda? Então o Karide entrou em contato com o Brandão para segurar as linhas de grave. A banda viu que faltava alguma coisa, e o Karide estava mandando bem nas composições e no vocal. Então o Weiver Brandão, que já tinha sido aceito pelos caras, entrou em contato com o Pam Pam(ex baterista da banda) para mandar ver na batera. Foi a partir daí que a banda começou a tomar forma e se transformar no Us Mula Preta. No mesmo ano, 2004, a banda já estava fazendo suas músicas no estúdio. – Diz Salviano.

O NOME
O baterista explica que o nome Us Mula Preta, foi sugerido pelo Karide, e segundo ele existem duas explicações. Karide inicialmente iria tocar bateria na banda, no caso, o instrumento era preto e bem velho, no modo de ver deles, uma verdadeira “Mula Preta”, mas esse não é o principal motivo do nome.

- O motivo real é o que liga o nome a ideologia da banda, que é a justiça e consciência social, e também o que dá sentido as letras. Resumindo, é uma associação do trabalhador brasileiro e o preconceito sofrido pela massa todos os dias. O “US”,é o que uni todos “NÓS” trabalhadores massacrados pelo sistema. – Ressalta Salviano Carneiro.

INFLUENCIAS
Salviano conta que a banda tem várias influências na música e também na literatura. Ele diz que as principais referências são nomes como Marco Antonio Araújo, Jorge Mautner, Blind Willie Johnson, Willie Dixon, Eric Clapton, Jeff e Stevie Ray Vaughanem, Motorhead, Sex Pistols e bandas mais atuais como Them Crooked Vultures.

- Algumas pessoas que se identificaram com nosso som certa vez nos disseram que agente tocava o rock faroeste (rs). Agente vê como um rock rápido, forte e coeso. A pedra bruta do rock e do punk. Sem muita firula. – Afirma o baterista.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Segundo Salviano, a banda geralmente cria suas músicas no estúdio, o Karide chega com uma letra escrita e também a idéia de como será cantada. Feito isso, os demais integrantes dão suas opiniões e criam a melodia interagindo com o tema.

- A melodia é uma interação com o tema proposto. A inspiração vem do cotidiano mesmo. São letras em prol de uma consciência ecológica, referências literárias beatniks e roseanas, questionamentos em prol da justiça social e experiências de vida autênticas. Algumas letras contam histórias quase 100% verídicas. O Karide uma vez escreveu algo que define bem esses temas. É mais ou menos assim: “Banda de rock? Banda de choque? Banda de Lóki? Quem saberá?”. Os temas não poderiam ser outros, agonia, solidão vegetal, pornografia caipira polarizada em absoluto, propagada pelos auto-falantes do inferno de uma sociedade compulsiva, consumista e tecnocrata! – resume Salviano.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Us Mula Preta tem um CD/EP DEMO com quatro músicas gravadas no estúdio OM em Belo Horizonte. Eles pretendem gravar um disco com mais músicas da banda.

CONTATOS
Telefones: (31)  3492-1094 / (31) 8737-5574

- E ai toda a galera do rock’n roll! VemUs Mula Preta, com muita Porrada & Coice na mulera! É a hora que o pau cai a FÔIA! Vai encarar? – Salviano Carneiro, baterista da banda Us Mula Preta.

Nenhum comentário:

Postagens populares