TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA O GARFO



O Garfo é uma banda que surgiu em Fortaleza (CE) no ano de 2007. A formação que é a mesma desde o inicio, tem Felipe Gurgel (baixo), João Victor (bateria, synths e efeitos) e Vitor Colares (guitarra).

O COMEÇO
O guitarrista Vitor Colares conta que todos os integrantes se conhecem há muito tempo e já haviam tocado juntos em outras bandas, o que facilitou as coisas no inicio da banda O Garfo.

- Nos conhecemos de muito tempo e tínhamos até tocado juntos em certos momentos da vida. O Felipe chegou chamando para irmos a um estúdio tirar um som e tal, há três anos mais ou menos, e como já tínhamos outras experiências, começamos bem e sem muitos problemas. Sabíamos das dificuldades normais que toda banda independente passa: selo, shows, circular, pagar ensaio, viver disso e por aí vai, e estamos com o pé no chão até agora. - Vitor Colares.

O NOME
Vitor explica que o nome O Garfo foi uma sugestão dele, que foi escolhido por ter uma sonoridade forte.

INFLUÊNCIAS E ESTILO
O guitarrista diz que a banda possui variadas influências musicais, as principais são bandas como Nine Inch Nails, Daft Punk, Death from Above 1979, Talking Heads, Justice, Radiohead, Queens of the Stone Age, Helmet e Nação Zumbi.

Sobre o estilo musical da banda, Vitor fala que eles apesar da banda ser instrumental, eles vêem apenas como uma banda, e diz que não saberiam definir qual seria o estilo de O Garfo, e até por isso as vezes eles se definem com rótulos que criam.

- Apesar de sermos uma banda (até agora) instrumental, construímos e pensamos no O Garfo "apenas" como uma banda. Tiramos onda com alguns rótulos criados pela gente mesmo, como "post-eletro" e "stoner-pop", para dizer que nem nós mesmos sabemos o que é... (risos). Mas é isso, estamos sempre citando influências da banda em termos gerais, não só na música diretamente, e isso nos guia a certos terrenos/estilos que depois de algumas perguntas nem precisa de melhor definição (risos). – Diz Vitor Colares.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
De acordo com o baixista Felipe Gurgel, geralmente ele cria linhas de baixo e depois o restante dos integrantes criam arranjos em cima. Ele ressalta que o baixo é a guia das composições.

- Normalmente eu crio as linhas de baixo com uma certa seqüência proposta e o resto da banda vai criando arranjos em cima, tendo isto como base. O baixo é a "guia" da composição. As exceções foram Hard Clichê, Frank Einstein e Absinto, em que a idéia inicial partiu de um riff de guitarra do Vitor. A inspiração para compor a sonoridade não vem de nada específico. Quanto mais você pensa em 1001 coisas ao criar, maior o risco de você conceber algo demasiadamente derivativo. O melhor é não pensar em nada. - Conta Felipe Gurgel.

TRABALHOS GRAVADOS
Em setembro deste ano a banda O Garfo lançou o EP "Epizod" pelo selo Midsummer Madness (RJ). O EP têm cinco faixas, foi produzido pelo João Victor e com arte elaborada pelo ilustrador cearense Felipe Diaz.

- Estamos vendendo a cópia física nos shows. A arte impressa gerou um diferencial enorme no apelo deste material. Quase todo mundo que pega o CD em mãos elogia este aspecto logo de cara. Por enquanto, ainda estamos resolvendo algumas pendências burocráticas e não ampliamos tanto a distribuição. Ele custa R$ 7,00 com a gente nos shows, ou R$ 10,00 se a pessoa quiser receber pelo correio via carta registrada. No futuro, ele poderá ser encontrado de outras formas, se a tiragem atual (500 cópias) não esgotar logo. – Ressalta Felipe Gurgel.

AGENDA
17/12/2009 - Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza (CE)
08/01/2010 - Órbita – Fortaleza (CE)

CONTATOS
Telefone: (85) 8690-2466
- Galera ouçam e vejam O Garfo. Obrigado!- Felipe Gurgel, baixista da banda O Garfo.

Um comentário:

De acordo com disse...

Maravilha de jornalismo, esse da possilga! Adorei! Vcs estão linkados no 'mistão' do meu blog.
Abraço!

Postagens populares