TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

terça-feira, 7 de abril de 2009

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA U-GANGA





-->
A banda U-GANGA surgiu no triangulo mineiro, em Uberaba no ano de 1993 e tem na sua formação atual Manu Joker Henriques (vocal), Christian Franco (guitarra), Thiago Soraggi (guitarra), Ras Phael Franco (baixo e vocal), Marco Henriques (bateria) e Vouglas “O eremita” (scratcher, samplers e vocal).

De acordo com Manu Joker, no inicio a banda era um projeto paralelo de integrantes das bandas NUTS e D.O.T. e o nome U-GANGA, vem de Ganga Zumba que segundo o vocalista, é o nome de um rei do Quilombo de Palmares que no modo de ver da banda, apesar de ser uma figura meio esquecida na historia do Brasil, é bastante interessante.

- O U-GANGA surgiu em Uberaba (Triângulo Mineiro) no ano de 1993, inicialmente como um projeto paralelo de integrantes das bandas NUTS e D.O.T. A partir de 1997 quando lançamos nossa primeira demo (Antes Que O Mal Cresça) passou a ser minha prioridade , já que o Nuts tinha acabado. No começo a banda se chamava Ganga Zumba, mas mudamos para U-G em 1999 quando descobrimos um grupo homônimo na Bahia, com registro e tudo. Então optamos por mudar para U-GANGA que é a maneira como os nossos amigos se referiam a banda: “O Ganga”. Pegamos a pronúncia e mudamos a letra “o” para “u” pra ficar mais interessante. A letra “u” representa união, algo que faltava na banda na época e hoje é o que nos move para o futuro, dando força para enfrentar as adversidades pelas quais passam músicos de rock pesado no Brasil. – Conta Manu Joker.

INFLUÊNCIAS MUSICAIS
O baterista da banda, Marco Henriques, diz que o U-Ganga sempre teve como uma de suas características, o fato de cada integrante ouvir coisas diferentes e de também levarem essa diversidade de influencias para o som da banda. Ele sita bandas como 311, Helmet, Bad Brains, The Suicide Machines, Slipknot, Beastie Boys, Pennywise, Dub War, Snot como sendo suas preferências.

- Temos muitas influências diferentes, sempre houve essa característica em comum entre os integrantes, de todos ouvirem coisas diferentes e trazerem essas influências paro som do U-Ganga. Claro que há muitas coisas em comum entre os gostos de cada um, mas ao mesmo tempo cada um tem suas preferências pessoais. – Diz Marco Henriques.

Falando sobre o estilo em que a banda se enquadraria, Manu Joker diz que não consegue encontrar um rótulo para o som que fazem, e Marco Henriques, completa dizendo que se for para definir o som, seria a soma de hardcore, metal e groove.

- Eu sinceramente não consigo encontrar um rótulo para o nosso som. Diria que fazemos uma espécie de crossover de metal e hardcore, mas somando outros elementos não tão comuns ao estilo. Basicamente fazemos um som pesado e com groove, cantado em português e com letras mais pessoais. – Define Manu Joker.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Manu Joker explica que a banda não tem um processo de criação definido, algumas musicas acabam surgindo com a participação de todos os membros, outras já são criadas e depois levadas aos ensaios para serem finalizadas por todos da banda. O baterista, Marco Henriques diz que devido ao bom entrosamento entre os integrantes o processo de criação é bem tranqüilo.

- Algumas músicas surgem de um riff que alguém criou com a boca e passou para a banda, outras surgem a partir de uma letra do Manu, outras vezes sai no ensaio com a banda toda. Enfim, não há uma fórmula de composição, temos um entrosamento bem foda entre os integrantes e isso facilita muito no processo de composição. – Explica Marco.

Com relação a criação das letras, Manu Joker ressalta que a banda não trabalha com temas específicos, mas que eles tem uma maneira própria de falar sobre qualquer tema que os motive. De acordo com ele, as musicas do U-Ganga possuem letras que falam de assuntos totalmente diferentes e cita temas como desrespeito a natureza, os vícios da sociedade moderna, sentimentos como perda, raiva, solidão, religiões ou algo fictício, sempre com a assinatura musical e lírica da banda.

CD
O U-Ganga já lançou três demos, e também já saíram em algumas coletâneas. Em 2002 lançaram o primeiro CD, Atitude Lotus, em 2006, lançaram seu segundo CD, Na Trilha Do Homem De Bem, que segundo a banda teve uma aceitação muito boa pela mídia em geral. Atualmente estão terminando o terceiro CD oficial chamado Vol. 3: Caos Carma Conceito, que deve sair até o meio de 2009 pela Incêndio Discos.

- Recentemente terminamos as gravações para o nosso 3º CD. Gravamos novamente no Orbis Studio (DF) e o trabalho foi produzido por Riti Santiago (More Tools, ex-Câmbio Negro) e a masterização vai ficar por conta de um gringo, o Harris Johns, que já trabalhou com Sepultura, RxDxP, Saxon, entre outros. Acreditamos muito nesse trabalho, a banda está em sua melhor fase, todos estão muito comprometidos com o U-Ganga. Agora é botar o pé na estrada de novo e começar a divulgar o novo trampo. Esse trabalho vai sair com um DVD e a previsão de lançamento é Julho de 2009. – Revela Marco.

2009
Para o ano de 2009, Manu diz que primeiro eles pretendem lançar o novo disco que virá com junto de DVD, reformulação no myspace, clipe, distribuição e etc. Após o lançamento do CD, eles começam a turnê de divulgação e inicialmente devem se apresentar em Minas Gerais e São Paulo, mas pretendem percorrer todo o país. O vocalista conta que eles estão negociando datas para uma turnê latino-americana que deverá passar por Chile, Peru e Argentina.

CONTATOS:
PARA COMPRAR O CD ENVIE UM EMAIL PARA: INCENDIODISCOS@YAHOO.COM.BR

- Convido a todos pra conferir o nosso trampo com a banda U-Ganga no nosso myspace. Lá vocês poderão ouvir três sons do nosso segundo CD Na Trilha Do Homem de Bem, e uma demo com um som novo que estará no próximo, que já está saindo do forno. Logo estaremos disponibilizando o novo material online e podem esperar a porrada certeira chegando. E se você ouvir e curtir compre o CD, pois valerá a pena. – Manu Joker.

- Ainda não começamos a marcar muitos shows porque ainda não temos a data exata de recebermos o novo CD. Mas já temos a participação garantida nos eventos Udi Rock Scene e HC Reunion, ambos em Uberlândia, e também um show em Patos de Minas, com os parceiros do Attero. Mas já estamos na sede total pra voltar a tocar, e queremos tocar aí em Montes Claros também. – Marco Henriques

2 comentários:

Totoin disse...

Saparada,Atitude no som,U-Ganga na vééééééia!

Anônimo disse...

Banda foda, orgulho do triângulo mineiro!

Postagens populares