TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ENTREVISTA COM OSCAR NIEMEYER




[MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O NORTE DE MINAS]

Oscar Niemeyer lança no dia 23 de setembro no Palácio das Artes, na capital mineira, a segunda edição da revista Nosso Caminho editada por ele e sua mulher Vera Lucia. A revista do renomado arquiteto brasileiro tem o objetivo de mostrar e comentar sobre arquitetura, arte e cultura, e sua idéia principal é discutir e pensar o momento brasileiro, levando aos jovens um pouco de conhecimento.

O carioca Oscar Niemeyer nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado e é considerado um dos maiores e mais influentes nomes na arquitetura moderna internacional, com projetos executados em diversas partes do mundo como a sede da ONU em Nova York, a Universidade de Ciência e Tecnologia Houari-Boumediene na Argélia, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro dentre tantas outras obras criadas por esse gênio da arquitetura mundial. Oscar projetou para Montes Claros a Capela da UNIMONTES que até hoje não saiu do papel.

Em entrevista exclusiva, Oscar falou sobre a revista, sobre a arquitetura brasileira na atualidade e a importância da conscientização dos jovens. Confira a seguir:

Samuel Fagundes: Como surgiu a idéia de criar a revista?

Oscar Niemeyer: Não é a primeira vez que fazemos uma revista de arquitetura. A primeira, a revista “Módulo”, circulou durante um bom tempo; foi interrompida somente quando a ditadura militar invadiu a editora; ela voltou a ser publicada em 1974, mantendo-se firme até 1989.

Samuel Fagundes: Qual a intenção?

Oscar Niemeyer: A arquitetura é pretexto. Na verdade, queremos levar ao jovem os conhecimentos sobre a vida, a política e este estranho mundo que devemos modificar.

Samuel Fagundes: Qual é o público alvo?

Oscar Niemeyer: É sobretudo a juventude, que precisa ler mais. Há mais de cinco anos temos aulas em nosso escritório sobre Cosmologia e Filosofia – é um exemplo.

Samuel Fagundes: O que o estudante e o profissional de arquitetura e decoração terão a oportunidade de ver na revista?

Oscar Niemeyer: Eles irão conhecer os melhores projetos que estão sendo realizados no Brasil e no exterior.

Samuel Fagundes: Quais são os profissionais envolvidos na produção da revista?

Oscar Niemeyer: A revista é editada no escritório, com o apoio de designer e revisores, tudo sendo realizado com o maior apuro, sob a minha supervisão e de minha mulher Vera. A sua produção final fica sob a responsabilidade da Editora 7 Letras.

Samuel Fagundes: Algum motivo especifico para o 1º numero ter sido lançado no Rio e em Brasília e o 2º ser lançado em Belo Horizonte?

Oscar Niemeyer: A idéia era lançar a revista no Rio. Mas pessoas de diferentes Estados onde temos obras importantes (como Minas Gerais) nos tem solicitado que seja também lançada em outros lugares.

Samuel Fagundes: Vocês têm a intenção de fazer o lançamento da revista em cidades do interior do Brasil como Montes Claros?

Oscar Niemeyer: Tudo é possível...

Samuel Fagundes: Como vocês vêem o Brasil e a arquitetura brasileira na atualidade?

Oscar Niemeyer: Hoje os arquitetos têm no concreto armado todas as possibilidades, e são muitos os arquitetos brasileiros que sabem aproveitá-las.
Com relação a nosso país, entendemos que vivemos um momento de otimismo, vendo o Presidente Lula ao lado do povo e participando deste movimento de unidade continental que vem crescendo, em defesa da América Latina.

SERVIÇO
Para saber mais sobre a nova revista do arquiteto Oscar Niemeyer acesse o site www.revistanossocaminho.com.br.

3 comentários:

Laryssa Martins disse...

tá xike em garoto... manda ver...

Anônimo disse...

adorei o blog , mas precisa melhorar o layout

Possilga disse...

EM breve irei mudar o layout do blog, peço a compreensão de todos, pois eu sozinho, procuro, apuro, edito e finalizo as matérias e videos e também sou o responsável pelo layout, o que acaba sobrecarregando um pouco. Obrigado por acessar meu blog.

Postagens populares